quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

16 DE DEZEMBRO DE 2021

 

5ª. FEIRA DA TERCEIRA SEMANA

 

DO ADVENTO

 

Cor Roxo

 

1ª Leitura - Is 54,1-10

 

Leitura do Livro do Profeta Isaías 54,1-10

1Alegra-te, ó estéril, que nunca foste mãe, exulta e regozija-te, tu que nunca deste à luz; os filhos da mulher abandonada são mais numerosos do que os filhos da bem-casada, diz o Senhor.  2Alarga o espaço de tua tenda e distende bastante as peles das tuas barracas; usa cordas bem longas e finca as estacas com segurança.
3Farás expansão para um lado e para outro e tua posteridade receberá em herança as nações que povoarão cidades abandonadas. 4Não tenhas medo, pois não sofrerás afronta alguma; nem te perturbes, pois não tens de que te envergonhar;
esquecerás a vergonha sofrida na juventude e não te recordarás mais da humilhação da viuvez. 5Teu esposo é aquele que te criou,
seu nome é Senhor dos exércitos; teu redentor, o Santo de Israel,
chama-se Deus de toda a terra. 6O Senhor te chamou, como a mulher abandonada e de alma aflita; como a esposa repudiada na mocidade, falou o teu Deus. 7Por um breve instante eu te abandonei, mas com imensa compaixão volto a acolher-te.
8Num momento de indignação, por um pouco ocultei de ti minha face, mas com misericórdia eterna compadeci-me de ti, diz teu salvador, o Senhor.9Como fiz nos dias de Noé, a quem jurei nunca mais inundar a terra, assim juro que não me irritarei contra ti
nem te farei ameaças. 10Podem os montes recuar e as colinas abalar-se, mas minha misericórdia não se apartará de ti,
nada fará mudar a aliança de minha paz, diz o teu misericordioso Senhor. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “a misericórdia do Senhor nos sustenta”

O Senhor Deus dirige palavras de misericórdia, consolo e esperança para o povo de Israel que voltava do exílio e sentia-se abandonado em vista das suas transgressões de outrora. Apesar disso, Deus oferece a eles perdão e misericórdia e acolhe aquele povo como uma esposa que fora repudiada na mocidade. Se colocarmos essa profecia na nossa realidade, nós podemos imaginar que o Senhor se dirige a todas as pessoas que hoje sofrem e sentem-se culpadas por suas contravenções e desatinos. Quando nos deparamos com certas notícias nos tele noticiários, nas mídias sociais ou testemunhamos, às vezes, dentro da nossa própria casa, situações de pecado que, sabemos, ferem o coração de Deus nós nos entristecemos achando que não há caminho de volta. No entanto, a Palavra de Deus nos garante que a fúria do Senhor não é para sempre e neste tempo do Advento, Ele nos oferece a sua misericórdia eterna e, muito mais, nos promete uma vida abundante de felicidade. Somos essa mulher estéril que nos entristecemos pelo nosso pecado, mas a quem Deus dá oportunidade de alargar o espaço da nossa vida, fincar as nossas estacas no chão, com perseverança e invadir as nações, isto é, realizar os anseios e desejos do nosso coração.  Por isso, Ele nos conclama a viver a alegria e a não ter medo, garantindo que não sofreremos nenhuma afronta pelas nossas faltas. “Podem os montes recuar e as colinas abalar-se, mas minha misericórdia não se apartará de ti”, diz o Senhor. Que Suas palavras se encarnem no nosso coração a fim de que estejamos confiantes e firmados na busca da vida nova que Jesus veio nos oferecer. – Você também se sente só e abandonado (a) por causa dos seus pecados? – Você quer começar uma vida nova? – Você acredita que o Senhor está falando para si, hoje? – Leia essa palavra e se aposse da misericórdia de Deus com alegria!

 

Salmo - Sl 29 (30), 2.4. 5-6. 11.12a.13b (R.2a)

 

R. Eu vos exalto, ó Senhor, porque vós me livrastes!


2Eu vos exalto, ó Senhor, pois me livrastes,*
e não deixastes rir de mim meus inimigos!
4Vós tirastes minha alma dos abismos*
e me salvastes, quando estava já morrendo!R.

5Cantai salmos ao Senhor, povo fiel,*
dai-lhe graças e invocai seu santo nome!
6Pois sua ira dura apenas um momento,*
mas sua bondade permanece a vida inteira;
se à tarde vem o pranto visitar-nos,*
de manhã vem saudar-nos a alegria.R.

11Escutai-me, Senhor Deus, tende piedade!*
Sede, Senhor, o meu abrigo protetor!
12aTransformastes o meu pranto em uma festa,*
13bSenhor meu Deus, eternamente hei de louvar-vos!

 

Reflexão - A misericórdia de Deus tira a nossa alma dos abismos e mesmo quando nós nos achamos perdidos (as) a nossa alma é resgatada no momento oportuno. Os inimigos, às vezes, estão dentro de nós mesmos (as) e riem quando estamos em situação difícil. São eles, o medo, o desânimo, a dúvida, a falta de fé, a mágoa, o ressentimento, sentimentos que nos fazem sentir abandonados por Deus. Porém, mesmo sofrendo essas situações, quando invocamos a Deus pedindo piedade, Ele transforma o nosso pranto em uma festa e nos faz cantar salmos de louvor! 

 

Evangelho - Lc 7,24-30

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 7,24-30

24Depois que os mensageiros de João partiram, Jesus começou a falar sobre João às multidões: 'O que fostes ver no deserto?
Um caniço agitado pelo vento? 25O que fostes ver? Um homem vestido com roupas finas? Ora, os que se vestem com roupas preciosas e vivem no luxo estão nos palácios dos reis. 26Então, o que fostes ver? Um profeta? Eu vos afirmo que sim, e alguém que é mais do que um profeta. 27É de João que está escrito: 'Eis que eu envio o meu mensageiro à tua frente; ele vai preparar o meu caminho diante de ti.' 28Eu vos digo: entre os nascidos de mulher, ninguém é maior do que João. No entanto, o menor no Reino de Deus é maior do que ele. 29Todo o povo ouviu e até mesmo os cobradores de impostos reconheceram a justiça de Deus,
e receberam o batismo de João. 30Mas os fariseus e os mestres da Lei, rejeitando o batismo de João, tornaram inútil para si mesmos o projeto de Deus. Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “A Salvação está no meio de nós”

O povo de Israel esperava por um Messias que o livrasse do jugo do Império romano, um rei cheio de pompa que tivesse poder sobre os reinos do mundo. No entanto, a começar pelo próprio João Batista que viera abrir o caminho para Jesus, tudo era contrário ao que eles esperavam acontecer. João Batista vivia no deserto, vestia-se com peles e se alimentava de gravetos, mas tinha firmeza e convicção em anunciar a vinda do verdadeiro Messias. Muitos, a princípio, não queriam admitir, mas diante do que ele falava se rendiam e aceitavam Jesus como o verdadeiro salvador.  Mas os fariseus e mestres da lei, apegados às suas ideias, só queriam enxergar o que eles viam, por isso, não receberam o batismo de João e rejeitaram a salvação de Jesus. Hoje também, quantos ainda estão esperando um mago que possa resolver seus problemas de uma hora para outra e não acreditam que o verdadeiro Salvador já veio e está no meio de nós. Jesus veio de mansinho, em surdina, de uma maneira muito simples e a nossa natureza humana recusa as coisas simples. Muitas vezes, estamos também como aqueles fariseus e mestres da Lei, quando não nos apropriamos das Palavras de Jesus quando nos diz que o reino de Deus é Ele próprio e que Ele está conosco até o fim dos séculos. Ficamos adormecidos (as) à espera de grandes sinais.  Precisamos acordar e aproveitar mais uma vez a chegada de Jesus, neste Natal, sabendo que Ele é o reino dos céus e veio para permanecer no nosso coração. Jesus, concebido pelo Espírito Santo no seio de Maria é o nosso grande sinal. Precisamos dar essa notícia a todos, pois somos os novos João Batista. Somos ainda mais bem aventurados que ele, pois possuímos o reino de Deus que é um estado de espírito de paz e justiça.

– Quem é Jesus para você?

 – Você já O encontrou ou está esperando alguém mais forte e poderoso?

 – Você vive o Natal como um tempo de recomeçar ou um tempo de festejar? 


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho


 

Nenhum comentário: