quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

 

 

29 DE DEZEMBRO DE 2021

 

4ª. FEIRA – 5º DIA NA OITAVA

 

DO NATAL

Cor Branco

1ª. Leitura – I Jo 2, 3-11

 

Leitura da Primeira Carta de São João 2,3-11

 

Caríssimos: 3Para saber que o conhecemos, vejamos se guardamos os seus mandamentos.  4Quem diz: 'Eu conheço a Deus', mas não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele. 5Naquele, porém, que guarda a sua palavra, o amor de Deus é plenamente realizado. O critério para saber se estamos com Jesus é este:  6quem diz que permanece nele, deve também proceder como ele procedeu.  7Caríssimos, não vos comunico um mandamento novo, mas um mandamento antigo, que recebestes desde o início; este mandamento antigo é a palavra que ouvistes. 
8No entanto, o que vos escrevo é um mandamento novo - que é verdadeiro nele e em vós -, pois que as trevas passam e já brilha a luz verdadeira. 9Aquele que diz estar na luz, mas odeia o seu irmão, ainda está nas trevas. 10O que ama o seu irmão permanece na luz e não corre perigo de tropeçar.  11Mas o que odeia o seu irmão está nas trevas, caminha nas trevas, e não sabe aonde vai, porque as trevas ofuscaram os seus olhos. Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “a luz de Deus é o amor”

A garantia que temos para que a luz verdadeira brilhe em nós e por nosso intermédio é a vivência do amor ao próximo. “Aquele que diz estar na luz, mas odeia o seu irmão, ainda está nas trevas” nos diz São João nesta carta quando nos revela o critério para discernirmos se estamos com Jesus e se procedemos como ele procedeu. Precisamos, pois, estar atentos (as) às atitudes concretas do nosso dia a dia. Não podemos dizer que somos de Cristo e que vivenciamos os Seus ensinamentos e guardamos a Palavra de Deus, se estamos cultivando e trazendo dentro de nós, ressentimentos, mágoas, má querença e sentimento de vingança. Fomentar tudo isto dentro do nosso coração mostra que estamos vivendo nas trevas e escuridão. Os que são da luz brilham por causa das ações de amor que praticam e são chamados refletores da Luz de Cristo. Quando as nossas ações são de desamor nós estamos agindo contra o mandamento de Deus e, por isso, recebemos a paga pela nossa insensatez.  – Como você consegue identificar se as suas ações são guiadas pelo Espírito Santo? – A Palavra de Deus tem servido de luz para o seu caminho? – Você tem guardado mágoas e ressentimentos? – As suas palavras são sinal de Deus para o mundo?

 

Salmo 95 (96), 1-2a. 2b-3. 5b-6 (R. 11a)

 

R. O céu se rejubile e exulte a terra!

1Cantai ao Senhor Deus um canto novo,
cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! *
2aCantai e bendizei seu santo nome!R.

2bDia após dia anunciai sua salvação,
3manifestai a sua glória entre as nações, *
e entre os povos do universo seus prodígios!R.

5bFoi o Senhor e nosso Deus quem fez os céus:+
6diante dele vão a glória e a majestade, *
e o seu templo, que beleza e esplendor!R.

 

Reflexão - O canto que sai dos nossos lábios é um “canto novo” quando ele brota de um coração renovado. A nossa boca propaga o que há dentro do nosso coração. Portanto, se exercitamos em nós pensamentos alegres e cheios de esperança, com certeza, o nosso cantar será de júbilo. Assim, nós podemos fazer com que a terra exulte de alegria e o céu se rejubile em louvor.

 

Evangelho – Lc 2, 22-35

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 2,22-35


22Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho, conforme a Lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor. 23Conforme está escrito na Lei do Senhor: 'Todo primogênito do sexo masculino
deve ser consagrado ao Senhor.' 24Foram também oferecer o sacrifício - um par de rolas ou dois pombinhos - como está ordenado na Lei do Senhor. 25Em Jerusalém, havia um homem chamado Simeão, o qual era justo e piedoso, e esperava a consolação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele
26e lhe havia anunciado que não morreria antes de ver o Messias que vem do Senhor. 27Movido pelo Espírito, Simeão veio ao Templo. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para cumprir o que a Lei ordenava, 28Simeão tomou o menino nos braços e bendisse a Deus: 29'Agora, Senhor, conforme a tua promessa,
podes deixar teu servo partir em paz; 30porque meus olhos viram a tua salvação, 31que preparaste diante de todos os povos:
32luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel.'
33O pai e a mãe de Jesus estavam admirados com o que diziam a respeito dele. 34Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: 'Este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. 35Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti, uma espada te traspassará a alma.'
Palavra da Salvação.

 

Reflexão - “experiência de salvação”

Ao levarem Jesus ao templo para apresentá-lo ao Senhor, Maria e José encontraram Simeão, homem justo e piedoso. Simeão, iluminado pelo Espírito Santo, reconheceu o Salvador quando os seus olhos pousaram em Jesus. Assim, ele pôde dar graças a Deus pelo benefício que lhe fora concedido.  Da mesma forma acontece com cada um de nós quando voltamos o nosso olhar para Jesus e cheios do Espírito Santo esperamos as promessas de Deus. É o Espírito Santo quem nos faz ter uma experiência de salvação com Jesus. Quando isto acontece nada mais será importante na nossa vida, pois o processo de conversão começa a nos transformar. Podemos dizer que tivemos um encontro pessoal com Jesus quando sentimos a força do alto na hora do desamparo, e experimentamos a alegria no momento de tristeza, mantendo acesa a chama da fé nas horas de maior desespero. Simeão, homem velho, já quase no final da vida, poderia estar desiludido e desanimado, no entanto, frequentava o templo todos os dias, porque o Espírito Santo já lhe havia anunciado antes, que ele não morreria sem ver o Messias. Por isso, ele continuou firme e cheio de esperança. O Espírito Santo também hoje nos assegura que Jesus já veio mais uma vez no Natal e que, se mantivermos os nossos olhos voltados para Ele, com certeza, poderemos ter novamente uma experiência de salvação. Sentir a presença de Jesus dentro do nosso coração é o maior bem e o melhor presente de Natal que podemos receber.  

- Você a experiência de sentir a força do alto na hora da provação?

 – Você pode dizer que já teve um encontro com Jesus? 

-  Procure mergulhar em si mesmo (a) e peça ao Espírito Santo que lhe revele o que o seu coração pensa.


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: