sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

17 DE DEZEMBRO DE 2021

 

6ª. FEIRA ÚLTIMOS DIAS ANTES DO NATAL

 

ADVENTO

 

Cor Roxo

 

1ª Leitura - Gn 49,2.8-10

 

Leitura do Livro do Gênesis 49,2.8-10

Naqueles dias, Jacó chamou seus filhos e disse: 2Juntai-vos e ouvi, filhos de Jacó, ouvi Israel, vosso pai! 8Judá, teus irmãos te louvarão; pesará tua mão sobre a nuca de teus inimigos, se prostrarão diante de ti os filhos de teu pai. 9Judá, filhote de leão:
subiste, meu filho, da pilhagem; ele se agacha e se deita como um leão, e como uma leoa; quem o despertará? 10O cetro não será tirado de Judá, nem o bastão de comando dentre seus pés, até que venha Aquele a quem pertencem, e a quem obedecerão aos povos'. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “Ele é o Leão da tribo de Judá

Toda a liturgia deste tempo do Advento nos fala da vinda do nosso Salvador Jesus Cristo e as leituras de hoje, precisamente, nos comunicam a Sua origem. Ele é da tribo de Judá, filho de Jacó, o mesmo que é chamado com o nome de Israel. O autor sagrado preconiza a realeza e o senhorio de Jesus que virá com poder para governar os povos.  Jacó abençoa os seus filhos e presta uma homenagem especial a Judá, porque é dele que sairá aquele que salvará as nações.  É tempo de esperança e de certeza de que o mesmo Jesus que, concebido no seio de Maria, nasceu, morreu, ressuscitou e subiu aos céus, voltará em breve e todos os povos O obedecerão. Ele é o Leão da tribo de Judá e já é vitorioso, pois venceu a luta contra o pecado e aboliu a sentença de morte que pesava sobre nós. Assim, também, vitoriosos nós já o somos, com Ele. - Você é vitorioso (a)? Em que se baseia este sentimento de vitória na sua vida?   Você tem confiado no Leão da Tribo de Judá?

 

Salmo - S. 71 (72), 1-2. 3-4ab. 7-8. 17 (R. Cf. 7)

 

R. Nos seus dias a justiça florirá
e paz em abundância, para sempre.


1Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus, *
vossa justiça ao descendente da realeza!
2Com justiça ele governe o vosso povo, *
com eqüidade ele julgue os vossos pobres.R.

3Das montanhas venha a paz a todo o povo, *
e desça das colinas a justiça!
4aEste Rei defenderá os que são pobres, *
4bos filhos dos humildes salvará.R.

7Nos seus dias a justiça florirá *
e grande paz, até que a lua perca o brilho!
8De mar a mar estenderá o seu domínio, *
e desde o rio até os confins de toda a terra!R.

17Seja bendito o seu nome para sempre! *
E que dure como o sol sua memória!
Todos os povos serão nele abençoados, *
todas as gentes cantarão o seu louvor!R

 

Reflexão - Todos nós que cremos em Jesus Cristo e já O temos como Rei podemos cantar este salmo, pois já experimentamos a Sua soberania e o Seu poder na nossa vida. Por isso, podemos bendizê-lo, adorá-Lo e glorificá-Lo e dar-Lhe graças pelos Seus grandes feitos no meio de nós.  Ele é o descendente da realeza e já recebeu de Deus o poder para nos governar com justiça. Temos, assim, um defensor diante do Pai e a paz já mora nos nossos corações. Somos povo abençoado e cantamos os Seus louvores!

 

Evangelho - Mt 1,1-17

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 1,1-17

1Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão.
2Abraão gerou Isaac; Isaac gerou Jacó; Jacó gerou Judá e seus irmãos. 3Judá gerou Farés e Zara, cuja mãe era Tamar. Farés gerou Esrom; Esrom gerou Aram; 4Aram gerou Aminadab; Aminadab gerou Naasson; Naasson Gerou Salmon; 5Salmon gerou Booz, cuja mãe era Raab. Booz gerou Obed, cuja mãe era Rute.
Obed gerou Jessé. 6Jessé gerou o rei Davi. Davi gerou Salomão,
daquela que tinha sido a mulher de Urias. 7Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa; 8Asa gerou Josafá; Josafá gerou Jorão; Jorão gerou Ozias; 9Ozias gerou Joatão; Joatão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias; 10
Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amon; Amon gerou Josias. 11Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia. 12Depois do exílio na Babilônia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel;
13
Zorobabel gerou Abiud; Abiud gerou Eliaquim; Eliaquim gerou Azor; 14Azor gerou Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud;
15
Eliud gerou Eleazar; Eleazar gerou Matã; Matã gerou Jacó.
16
Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. 17Assim, as gerações desde Abraão até Davi são quatorze; de Davi até o exílio na Babilônia, quatorze; e do exílio na Babilônia até Cristo, quatorze. Palavra da Salvação.

 

Reflexão - “Cada um de nós faz a sua história”

Este Evangelho nos fala da geração humana de Jesus, desde Abraão até José, o esposo de Maria da qual nasceu Jesus Cristo. A partir do que vimos nós podemos meditar na nossa existência que tem também uma origem e uma história, como a de Jesus. Com Jesus não aconteceu diferente de nós. Deus quis vir ao mundo do mesmo jeito que cada um de nós nasceu. Assim Jesus pode sentir na sua carne os mesmos sentimentos, aflições, alegrias e dores que nós mesmos sentimos. Esta leitura nos dá a conhecer toda a linhagem de Jesus e a sua genealogia prova a sua natureza humana.  Ao longo das gerações há pessoas boas e pessoas más, há homens e mulheres santos e há também aqueles (as) que não procederam bem. Jesus não veio diferentemente de nós outros. Cada um de nós faz a sua história e quando estamos ajustados ao Plano do Pai, como Maria e José, nós contribuímos para o soerguimento da humanidade. Todos nós também podemos ser ou não colaboradores de Deus aqui na terra, dependendo da nossa experiência de vida e da nossa adesão à Sua proposta. Deus precisa de nós, hoje, assim como ontem precisou dos nossos ancestrais e futuramente precisará da nossa descendência. Cada um de nós tem seu papel na história da nossa família, assim também como na história da Salvação. 

– Você também como homem ou como mulher se sente responsável pelo projeto de Deus no mundo? – Você sabe qual é o objetivo de Deus para o homem? -  Procure descobrir nesta leitura coisas que você ainda não conhece: identifique os personagens de quem você já ouviu falar; perceba as coincidências. - O que você percebe quando o evangelista fala de Maria?  


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 


Nenhum comentário: