quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

 

9 DE DEZEMBRO DE 2021

 

QUINTA-FEIRA DA SEGUNDA SEMANA

DO ADVENTO

 

 

 

Cor roxo

1ª. Leitura – Is 41, 13-20

 

Leitura do Livro do Profeta Isaías 41,13-20

13Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tomo pela mão e te digo: 'Não temas; eu te ajudarei. 14Não tenhas medo, Jacó, pobre verme,
não temais, homens de Israel. Eu vos ajudarei', diz o Senhor
e Salvador, o Santo de Israel. 15Eis que te transformei num carro novo de triturar, guarnecido de dentes de serra. Hás de triturar e despedaçar os montes, e reduzirás as colinas a poeira. 16Ao expô-los ao vento, o vento os levará e o temporal os dispersará;
exultarás no Senhor e te alegrarás no Santo de Israel. 17Pobres e necessitados procuram água, mas não há, estão com a língua seca de sede. Eu, o Senhor, os atenderei, eu, Deus de Israel, não os abandonarei. 18Farei nascer rios nas colinas escalvadas e fontes no meio dos vales; transformarei o deserto em lagos e a terra seca em nascentes d'água. 19Plantarei no deserto o cedro, a acácia e a murta e a oliveira; crescerão no ermo o pinheiro, o olmo e o cipreste juntamente, 20para que os homens vejam e saibam, considerem e compreendam que a mão do Senhor fez essas coisas
e o Santo de Israel tudo criou. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “um tempo novo, de transformação

Isaias nos anima e revela para nós as promessas de uma vida nova, repleta de graça e de felicidade. Promessas que todos nós podemos hoje nos apossar, pois, somos também como “Jacó, pobre verme”, temerosos e incapazes. Nós também não temos saída para as nossas limitações e necessitamos de Deus. A linguagem simbólica do verme e do carro novo de triturar é usada para identificar a nossa pequenez e limitação e mostrar o que a força de Deus pode realizar por meio de nós. Triturar e despedaçar os montes significa ultrapassar todas as barreiras que se apresentam diante de nós impedindo-nos de caminhar para a salvação e de ser feliz. Somos seres pobres e necessitados, à procura de água no deserto, mas com a ajuda de Deus teremos em nós rios que irrigam a terra seca do nosso coração. Pela boca do profeta o Senhor nos diz palavras de esperança e nos garante a vivência de um tempo novo, de transformação e de poder.  “Não tenha medo”!  “Eu te tomo pela mão”! “Eu te ajudarei”! Este é o consolo do Senhor para nós! É tempo de nos apossarmos das promessas de Deus e experimentar todas as ações que Ele quiser manifestar na nossa vida. Entreguemos, pois, a terra do nosso coração que foi ferida pelos vaivéns da nossa história, fendida pelos sofrimentos existenciais e sulcada pelos ventos contrários. O Senhor fará nascer em nós rios de água viva e fará germinar na terra boa a semente do Seu Amor Eterno.  – Como está o seu coração? - Ele é terra seca ou já foi irrigado com o rio do amor de Deus? – Você já percebeu que a solução dos seus problemas está nas mãos de Deus? – Faça a experiência de entregar-se a Ele e sinta a paz dos pequeninos!

 

Salmo  144 (145), 1.9. 10-11. 12-13ab (R. 8)

 

R. Misericórdia e piedade é o Senhor! Ele é amor, é paciência, é compaixão.

1Ó meu Deus, quero exaltar-vos, ó meu Rei,* e bendizer o vosso nome pelos séculos. 
9O Senhor é muito bom para com todos,* sua ternura abraça toda criatura. R.

10Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem,* e os vossos santos com louvores vos bendigam!
11Narrem a glória e o esplendor do vosso reino* e saibam proclamar vosso poder! R.

12Para espalhar vossos prodígios entre os homens* e o fulgor de vosso reino esplendoroso.
13aO vosso reino é um reino para sempre,* 
13bvosso poder, de geração em geração. R.

 

Reflexão – Existe alguém que compreende a nossa fraqueza! O Seu poder é misericórdia e somente Ele pode nos perdoar quando pecamos. Por isso, precisamos ter um coração contrito e agradecido. A nossa gratidão consiste em exaltar e bendizer o Nome do Senhor que é poderoso na nossa vida e cujas obras O glorificam.

                                         
Evangelho – Mt 11, 11-15

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 11,11-15


Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 11Em verdade eu vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele. 12Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos Céus sofre violência, e são os violentos que o conquistam. 13Com efeito, todos os profetas e a Lei profetizaram até João. 14E se quereis aceitar, ele é o Elias que há de vir. 15Quem tem ouvidos, ouça. Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “Somos os profetas deste novo tempo

João Batista foi o maior entre todos os homens que já nasceram, no entanto, Jesus nos revela que maior ainda do que ele é todo aquele (a) que possui o reino dos céus.  Apesar de sofrer a violência da mentalidade do mundo que lhe é contraditória, o reino dos céus é conquistado justamente por aqueles (as) que são violentos (as), isto é, se opõem ao modo de pensar e julgar pregado pelos que são do mundo. O mundo em que vivemos nos ensina a pensar e agir completamente diferente do que prega o Evangelho de Jesus. Todos nós podemos, então, fazer uma avaliação para saber se já conquistamos de verdade o reino dos céus, examinando os nossos pensamentos e ações para perceber se estamos ou não em conformidade com os valores evangélicos. Com efeito, se estivermos seguindo a cartilha do mundo e pondo em prática o que ele nos orienta, podemos nos considerar covardes e pusilânimes, porque ainda não assumimos o reino dos céus. Precisamos ser os novos João Batista, ter como ele um espírito desbravador. Ele foi o último profeta do Novo Testamento e veio com o mesmo espírito precursor de Elias abrir para o povo um caminho de conversão e preparar este povo para ser batizado e aceitar a Salvação de Jesus. Somos os profetas deste novo tempo e, como eles, somos, a cada momento convocados bradar ao mundo que a Salvação vem do Senhor. 

Você tem medo de enfrentar o contraditório?

 – Você defende os valores evangélicos?

 – Como é a sua reação diante de pessoas que negam a Palavra de Deus? 

– Você é Maria vai com as outras ou assume o seu papel de propagador do Evangelho?

 – Você já conquistou o reino de dos céus?


 Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

Nenhum comentário: