sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA GANHA 12 NOVOS PADRES. A CELEBRAÇÃO SERÁ REALIZADA NO DIA DA DEDICAÇÃO DA CATEDRAL METROPOLITANA, DIA 22 DE DEZEMBRO

 

No dia 22 de dezembro, a Arquidiocese de Fortaleza ganha 12 novos padres em celebração que será presidida pelo arcebispo, Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, na Catedral Metropolitana de Fortaleza, às 18h30.

Os diáconos que serão ordenados passaram por dez anos de formação, período onde cursaram as faculdades de Filosofia e Teologia, além de desenvolverem atividades pastorais.

Um dos momentos mais marcantes da celebração é quando o bispo amarra as mãos dos ordenados  ungidas pelo óleo do Crisma, que são desatadas por suas respectivas mães, onde recebem, em seguida, a primeira bênção do neo-sacerdote. 

Serão ordenados os seguintes diáconos: Adauto José de Oliveira Junior, Adriano Alves de Lima, Antonio Gomes Vieira Macedo Júnior, Antonio Gleison Freitas, Francisco Edvando Simplício Ferreira, Vanderlúcio Souza, Joaquim Fernando Pontes III, João Frota Melo, José Carlos Miranda Moura, Kássio Célio Moura, Saulo Maia Dantas e Thyarles Guimarães Lima.

Conheça um pouco da história vocacional dos futuros padres da Arquidiocese de Fortaleza. 

Adauto José de Oliveira Junior

Adauto José de Oliveira Junior 

Estágio Diaconal:

Diaconia Geral – Missão de Fortaleza

Lema:

“Vós deveis também lavar os pés uns dos outros”. (Jo 13, 14)

História vocacional 

Posso iniciar esse testemunho reconhecendo que os sonhos de Deus são maiores que os meus. Sou de família Católica, mas não éramos animados a uma vida religiosa ativa. Como de costume, pensávamos sobre o que ser quando crescer e, tendo uma mente muito criativa, lembro que surgiam várias ideais e sonhos de gente grande no coração de uma criança. 

O tempo foi passando e começou a crescer em mim algo que jamais havia imaginado: ser de Deus. Ainda era criança quando, em minha Primeira Comunhão, esse desejo começou a ganhar força dentro de mim. Pouco a pouco esse desejo de Deus foi encontrando espaço na minha vida e, sem muito programar, percebi que eu já estava dentro do sonho de Deus. Comecei a viver e vida missionária e na missão Deus me atraiu para o Sacerdócio ministerial. Agradeço a Deus por realizar em mim o Seus planos e Seu querer, através de mim, lavar os pés dos meus irmãos.  Shalom!

Adriano Alves de Lima

Adriano Alves de Lima 

Estágio Diaconal:

Paróquia Nossa Senhora do Carmo – Croatá/São Gonçalo do Amarante

Lema: 

“No mínimo devemos dar a Deus o Máximo”. Pe. Gilberto Maria Defina, SJS (in memoriam)

História vocacional 

Nascido na cidade de Cascavel/CE, no dia 24 de junho de 1991, sendo filho de César Nildo Lima de Souza e de Auricélia Alves de Lima, deu início à sua formação em 2012, no Seminário Propedêutico Dom  Aloísio Lorscheider. Em 2015 concluiu os estudos filosóficos e em 2019 os teológicos. Sua Paróquia de origem é a de  Nossa Senhora das Graças – Tabuba/Caucaia/CE. Durante o período de seminário desenvolveu seu serviço pastoral nas seguintes  paróquias: 2013 – Sagrada Família em Antônio Bezerra; 2014 e 2015 – Paróquia São Vicente de Paulo em Tabapuá; 2016 – Paróquia Mãe Santíssima; 2017 – Paróquia Nossa Senhora das Graças em Pindoretama; 2018 – Paróquia Imaculada Conceição em Pacajus; 2019 – Área Pastoral São João Batista em Mucunã. 

Antônio Gomes Vieira Macedo Júnior

Antônio Gomes Vieira Macedo Júnior 

Estágio Diaconal:

Paróquia São Francisco de Assis e Paróquia São Pedro Apóstolo – Boca do Acre/ AM – Diocese de Rio Branco.

Lema 

“Como um jumentinho estou diante de Ti e eu sempre estarei Contigo!” (Sl 73,21 vulg.).

História vocacional 

Quão misterioso é o dom da eleição, de um Deus Todo-Poderoso que escolhe, por um ato de eterna Misericórdia, seres tão frágeis para fazer a Sua Obra. Sou muitíssimo feliz pelo dom da vocação sacerdotal. Sempre tive grande certeza que na minha Paróquia de origem, Nossa Senhora de Fátima (Bairro de Fátima), havia inúmeros jovens bem mais virtuosos e capacitados para se entregarem ao serviço da salvação das almas. No entanto, pude sentir o Chamado inquietante de Deus em minha vida e me coloquei  a segui-Lo neste Caminho de intensa amizade e intimidade com Ele. A Virgem Imaculada, minha Mamãe, teve um papel singular neste Chamado. Sei que foi Ela quem preparou meu pequeno coração e me sustentou nesta grande e doce aventura. Reze por mim e por meus irmãos, para que eu possa ser, no ministério diaconal, o máximo santo o quanto for possível e que meus irmãos sejam muito mais santos do que eu.

Antônio Gleison de Freitas

Antônio Gleison de Freitas 

Estágio Diaconal:

Paróquia São Sebastião- Mulungu-ce.

Lema 

“Que Vos agrade o cantar dos meus lábios e a voz da minha alma”. Salmo 18,15

História vocacional 

Vim de uma família onde a grande maioria era Católica, nela pude aprender desde de pequeno amar a Igreja e fazer meu percurso na fé. Logo fui batizado, fiz minha primeira Eucaristia e na juventude fiz minha crisma. Antes mesmo da primeira comunhão já servia à  Igreja. Sempre houve no meu coração o ardor missionário. 

Lembro-me que meus bisavós tinha muita vontade que alguém na família tivesse vocação para padre. Aos poucos fui adentrando nas coisas de Deus, ainda sem pensar no sacerdócio, mas  Deus foi me atraindo. Fui aos poucos buscando respostas fazendo perguntas a Deus, e Ele muito generoso  foi acalmando meu coração. Nesse caminho de descobertas fui chamado a ingressar no seminário para o processo vocacional rumo ao sacerdócio. Deus nunca me desamparou, sempre permaneceu comigo,  instruindo-me a abraçar  sua vontade com o coração indiviso.

Francisco Edvando Simplício Ferreira

Francisco Edvando Simplício Ferreira

Estágio Diaconal:

Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres (Caucaia-CE)

Lema

“Fazei tudo o que ele vos disser”. (Jo 2,5)

História vocacional 

Sou filho da Paróquia Sagrada família em Ocara. Minha avó paterna, María Vieira, foi quem me apresentou a fé católica, quando em  sua simplicidade me levava para a Santa Missa  e terços .  Senti com o passar do tempo Deus me cercando  com seu amor e sua misericórdia. No ano de 2000 fiz o sacramento do Crisma, depois me engajei  nos compromissos Pastorais da comunidade de são Sebastião, na  Curupira,  e mais adiante na comunidade Nossa Senhora do perpétuo Socorro, em Açudinho onde dei um salto na fé. 

 Quando senti o chamado da mãe de Deus para ser Padre, uma força grande transpassava. Ingressei no seminário propedêutico, em 2012. Hoje me encontro na Paróquia nossa senhora dos Prazeres, Caucaia,  realizando o meu ano de sínteses Pastoral para o Diaconato. Digo que sou um homem muito feliz em ter aceitado o convite de nossa senhora para me doar por inteiro ao Reino de seu Filho Jesus.

Francisco Vanderlúcio Souza

Francisco Vanderlúcio Souza 

Estágio Vocacional:

Paróquia de São José – Canindé 

Lema

“A Paz esteja convosco”. (João 20, 19)

História vocacional 

Nasci na cidade de Morrinhos, no Vale do Acaraú. Os primeiros passos na fé foram dados a partir do ensinamento e testemunho de meus queridos pais. Ainda criança manifestava o desejo de ser padre, seja através de brincadeiras ou da participação em uma comunidade da Zona Rural, vizinha à minha, onde, aos domingos,  eu fazia a celebração da palavra, apenas com 11 anos. 

Cresci, precisei  me mudar para Fortaleza com minha família e em 1995 tive minha primeira experiência pessoal com Deus em um retiro de carnaval. Com o desejo latente de me consagrar a Deus passei oito anos de minha vida em uma frutuosa experiência missionária. Em seguida, formei-me em Jornalismo, mas sentia que faltava algo. Orientado pelo então promotor vocacional Padre Rafhael Maciel trilhei um caminho de retorno ao chamado sacerdotal e aqui estou eu, amparado pela Misericórdia de Deus dando meu sim. 

Joaquim Fernando Pontes III

Joaquim Fernando Pontes III

Estágio Diaconal:

Paróquia São Francisco de Paula – Aratuba/CE

Lema

“Sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas” (Mt 10, 16b)

História vocacional 

Natural da cidade de Marco, interior do Ceará, Fernando Pontes recebeu os sacramentos da iniciação cristã nesta cidade. Formado em Filosofia e especializado em Religião pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, dedicou-se a carreira de professor e, residindo em Fortaleza, participou da vida comunitária da Paróquia de Santa Luzia – Meireles. Na Jornada Mundial da Juventude de 2013, conheceu a Obra Social Nossa Senhora da Glória – Fazenda da Esperança da qual tornou-se voluntário e membro da Família da Esperança. Na convivência e formação espiritual dos ex-dependentes químicos ouviu o chamado para dedicar-se de forma mais intensa à vida da Igreja, passando a fazer o Vocacionado da Arquidiocese de Fortaleza. No Seminário Diocesano São José, Fernando Pontes concluiu o curso de Teologia pela Faculdade Católica de Fortaleza e especializou-se em Gestão de Igrejas, dedicando-se a desenvolver meios eficientes para promover uma Evangelização Inteligente. 

João Frota Melo

João Frota Melo 

Estágio Diaconal:

Paróquia São João Batista – Aruaru, Murada Nova – CE

Lema 

“Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos, vossa verdade me oriente e me conduza!” (Sl 24)

História vocacional 

O meu caminho vocacional, de maneira estrita, começou em um retiro para crismandos em outubro de 2009. Na época eu era catequista de Crisma na minha paróquia NS da Glória, em Fortaleza. Durante a adoração ao Santíssimo Sacramento  no retiro eu escutei vindo de dentro de mim: “Eu quero que você seja padre”. Na época não dei atenção a essa voz, contudo comecei a sentir um vazio dentro de mim, como se eu estivesse incompleto. Sabe quando você tem beleza, educação, família, amigos, trabalho, namorada, sonhos, mas tudo isso não é suficiente para você? Pois eu comecei me sentir assim. Em abril de 2010, durante o retiro dos crismandos, sim minha turma teve dois retiros, novamente durante a adoração eu escuto Deus falando comigo: “Eu quero que você seja padre. Não vê que essa vida não é para você?”. Lembro que minha resposta foi: “Pois Senhor muda minha mente e meu coração para aceitar” e Deus replicou dizendo “Fale com ele!” apontando para o padre que naquele instante estava passando com o Santíssimo em minha frente. Era o promotor vocacional da arquidiocese da época. Entrei no seminário em 2012. Nas férias de 2015, durante a missa dominical em minha paróquia, Deus me mostrou meu lema vocacional: “Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos, vossa verdade me oriente e me conduza!” (Sl 24). 

José Carlos Miranda Moura

José Carlos Miranda Moura

Estágio Diaconal:

Bom Jesus dos Navegantes – Parajuru

Lema 

Quem vos chamou é fiel, e é Ele que agirá (1Ts 5, 24)

História vocacional 

Nasci em Fortaleza, no dia 19 de março de 1991. Sou o sétimo de oito filhos de Francisca Miranda Moura e Francisco Moura. Fui consagrado a São José por minha mãe, ao saber que nasceria em seu dia. Os primeiros traços de vocação vieram aos doze anos de idade, quando, depois de ter vivido uma experiência na igreja protestante, ir à missa por convite de amigos de infância. Olhava a figura do padre e dizia em meu coração que se um dia fosse me entregar a Deus, teria que ser por inteiro, como o padre. Fui vivendo minha juventude nos estudos, trabalhos e, aos 19 anos, fui aos encontros vocacionais. Depois desta experiência no vocacional da Arquidiocese, fui convidado a iniciar o processo no seminário e eu disse SIM!!!

Kássio Célio Moura

Kássio Célio Moura

Estágio Diaconal:

Diaconia Geral – Missão de Fortaleza

Lema 

“Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2,5)

História vocacional 

Tive minha primeira experiência com Deus em um retiro de carnaval da Comunidade Shalom em 1997. Desde então participei da RCC e de algumas comunidades novas em Caruaru/PE. Quando fui morar em Natal/RN pude participar, por quase 22 anos, da Comunidade Shalom como participante dos grupos de oração, Comunidade de Aliança e depois como Comunidade de Vida. Neste tempo a comunidade me ensinou muito sobre o amor a Deus e o amor aos irmãos, assim o meu amor a Jesus Cristo foi crescendo. Brotou, então em mim, o desejo de oferecer tudo a Ele. Para mim, dar tudo é fazer a Sua Vontade e Deus foi me chamando a ofertar meus planos e configurá-los aos d’Ele. Senti um chamado muito forte de levar a Cristo não só no meu coração como Alma Esposa e aos homens como missionário, mas também em Sua Carne e Sangue. Neste dia 8 de Dezembro darei mais um passo em direção à Sua Vontade.

Saulo Maia Dantas

Saulo Maia Dantas 

Estágio Diaconal:

Diaconia Geral – Missão de Fortaleza

Lema

 “O meu cálice transborda” (Sl 23)

História vocacional 

Nascido em Fortaleza aos 24 de outubro de 1987, no seio de uma família profundamente cristã, teve ali sua fé profundamente alimentada por meio testemunhas verazes. Tendo, por própria culpa, se afastado da igreja, veio a reencontrá-la através de uma forte experiência de gratidão que o fez elevar a Deus despretensiosamente a seguinte oração: “Se me destes tudo isso, o mínimo que eu posso te dar é a minha vida”. Pouco tempo depois, conheceu a Comunidade Shalom, e nela e no  ministério sacerdotal, encontrou o modo justo de realizar a oferta prometida no dia em que reencontrou o Senhor.

Thyarles Guimarães Lima 

Estágio Diaconal:

Paróquia São Pedro Apóstolo e São Francisco de Assis – Boca do Acre – AM, Diocese do Rio Branco.

Lema

“O servo não é maior que o seu Senhor” (Jo 13, 16)

História vocacional 

No Evangelho de São João, na última ceia, ao lavar os pés dos discípulos, com um gesto de amor, de rebaixamento, de intimidade e entrega ao seus, Ele afirma que a felicidade está no serviço sincero aprendido com Ele mesmo. É neste desejo de doar-me inteiramente à serviço do Reino de Deus que me coloco à disposição da Igreja para lavar os pés onde necessário for. Sou oriundo da Paróquia Nossa Senhora das Graças, no Parque Potira – Caucaia, e neste ano de Síntese Vocacional em preparação ao diaconato vivi a experiência fantástica nas Paróquias São Pedro Apóstolo e São Francisco de Assis, ambas na cidade de Boca do Acre – AM, Diocese do Rio Branco. Conhecer um pouco da realidade e da necessidade da evangelização na região amazônica inflama o meu coração a prosseguir com coragem e lucidez no sim dado a Deus.

Fonte: Site da Arquidiocese de Fortaleza

Nenhum comentário: