domingo, 14 de novembro de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

14 DE NOVEMBRO DE 2021

 

DOMINGO DA TRIGÉSIMA TERCEIRA SEMANA DO

 

TEMPO COMUM 

 

Cor Verde

1ª. Leitura – Dn 12, 1-3

 

Leitura da Profecia de Daniel 12,1-3


1Naquele tempo, se levantará Miguel, o grande príncipe,
defensor dos filhos de teu povo; e será um tempo de angústia,
como nunca houve até então, desde que começaram a existir nações. Mas, nesse tempo, teu povo será salvo, todos os que se acharem inscritos no Livro. 2Muitos dos que dormem no pó da terra, despertarão, uns para a vida eterna, outros para o opróbrio eterno. 3Mas os que tiverem sido sábios, brilharão como o firmamento; e os que tiverem ensinado a muitos homens os caminhos da virtude, brilharão como as estrelas, por toda a eternidade. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “na sabedoria de Deus ou na mediocridade do mundo”

Ao mesmo tempo em que prevê para toda a humanidade tempos muito difíceis de angústia e tribulação o profeta Daniel também prognostica a salvação de todos aqueles que assumirem ser o povo de Deus, defendido pelo Arcanjo Miguel. No meio das dificuldades, das angústias e provações, brilharão os sábios, isto é, aqueles que se mantêm firmes nas promessas de Deus e que confiam na Sua proteção. Quando acontecer o julgamento final, uns despertarão do pó para a vida eterna, outros para a morte eterna.  A mensagem desta leitura é, então, para nós uma boa oportunidade para avaliar como tem sido o nosso viver, se, na sabedoria de Deus ou na mediocridade do mundo. A Palavra proclama: “e os que tiverem ensinado a muitos homens os caminhos da virtude brilharão como as estrelas, por toda a eternidade”.  Por isso, precisamos também nos arguir se estamos ensinando a outras pessoas a percorrerem os caminhos da virtude e do bem, quando damos testemunho das nossas boas ações. Sabemos que a nossa vida é uma passagem e o que é eterno virá, para a vida ou para a morte. Portanto, peçamos ao Senhor a graça de sermos homens e mulheres virtuosos para podermos ensinar a muitos outros qual o caminho que nos leva ao Pai. – Como você avalia a sua vida? – Você tem se firmado na sabedoria de Deus ou na mediocridade do mundo? – Você tem se preocupado em ensinar aos homens os caminhos da virtude? – O seu testemunho é de uma estrela que brilha ou de uma estrela apagada?

 

Salmo 15,5.8.9-10.11 (R.1a)

 

R. Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!

5Ó Senhor, sois minha herança e minha taça,*
meu destino está seguro em vossas mãos!
8Tenho sempre o Senhor ante meus olhos,*
pois se o tenho a meu lado não vacilo.R.

9Eis por que meu coração está em festa,
minha alma rejubila de alegria,*
e até meu corpo no repouso está tranqüilo;
10pois não haveis de me deixar entregue à morte,*
nem vosso amigo conhecer a corrupção.R.

11Vós me ensinais vosso caminho para a vida;
junto a vós, felicidade sem limites,*
delícia eterna e alegria ao vosso lado!R.

 

Reflexão - Se estamos em Deus, temos o coração tranquilo porque Nele esperamos, não seremos confundidos. Sabemos que os que creem em Jesus como Salvador podem ter a certeza de que ressuscitarão para uma vida plena e que receberão um corpo incorruptível. O Senhor é quem nos guia e nos ensina o caminho para a vida eterna.

 

2ª. Leitura – Hb 10, 11-14.18

 

Leitura da Carta aos Hebreus 10,11-14.18


11Todo sacerdote se apresenta diariamente para celebrar o culto,oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, incapazes de apagar os pecados. 12Cristo, ao contrário, depois de ter oferecido um sacrifício único pelos pecados, sentou-se para sempre à direita de Deus. 13Não lhe resta mais senão esperar até que seus inimigos sejam postos debaixo de seus pés. 14De fato, com esta única oferenda, levou à perfeição definitiva os que ele santifica. 18Ora, onde existe o perdão, já não se faz oferenda pelo pecado.

Palavra do Senhor.

 

Reflexão -– “Jesus é a oferenda perfeita”

Com uma única oferenda Jesus levou à perfeição definitiva os que Ele santifica. Assim, já não se faz mais oferenda pelo pecado, pois, a misericórdia do Pai já nos perdoou. De uma vez por todas Jesus já nos salvou e está sentado à direita de Deus, esperando que seus inimigos sejam postos debaixo de seus pés.   Um dia Jesus voltará vitorioso para julgar o mundo com justiça. Assim, pois, os que estão conscientes e firmes na fé em Jesus Cristo, já foram perdoados e poderão sentir-se parte deste novo mundo que será inaugurado quando Cristo voltar. Nós precisamos acreditar no que a Palavra proclama para que também nos sintamos firmes na fé. Jesus é a oferenda perfeita, não precisamos mais oferecer sacrifícios para nos salvar, mas apenas acolher o perdão do Pai. - Você crê realmente que Cristo já o (a) salvou e que um dia ressuscitará para uma vida plena? – Você alimenta esta certeza e proclama a outras pessoas o que acredita? – Qual o sacrifício capaz de apagar os seus pecados?

 

Evangelho – Mc 13, 24-32

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 13,24-32


Naquele tempo: Jesus disse a seus discípulos: 24'Naqueles dias, depois da grande tribulação, o sol vai se escurecer, e a lua não brilhará mais, 25as estrelas começarão a cair do céu e as forças do céu serão abaladas. 26Então vereis o Filho do Homem vindo nas nuvens com grande poder e glória. 27Ele enviará os anjos aos quatro cantos da terra e reunirá os eleitos de Deus, de uma extremidade à outra da terra. 28Aprendei, pois, da figueira esta parábola: quando seus ramos ficam verdes e as folhas começam a brotar, sabeis que o verão está perto. 29Assim também, quando

virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o Filho do Homem está próximo, às portas. 30Em verdade vos digo, esta geração não passará até que tudo isto aconteça. 31O céu e a terra passarão,
mas as minhas palavras não passarão. 32Quanto àquele dia e hora, ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, mas somente o Pai. Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “As palavras de Jesus não passarão”

A liturgia do final de ano sempre nos remete a uma reflexão sobre a nossa vida, de como estamos agindo e nos movendo nos dias presentes. Por isso, neste Evangelho Jesus continua nos falando dos fenômenos que acontecerão na natureza e que precederão a Sua vinda gloriosa.  As Suas palavras nos exortam a que perseveremos na expectativa da Sua vinda com ardor, ao invés de nos apavorarmos com os acontecimentos pelos quais haveremos de passar. Também não podemos determinar em que tempo isto tudo irá acontecer, mas apenas permanecer vigilantes em relação à nossa vivência diária, a partir dos nossos pensamentos, palavras e ações.  Assim fazendo poderemos nos preparar, de fato, para enfrentar todos os acontecimentos.  Quem tem fé e se entrega abandonado nas mãos do Senhor não temerá passar por grandes tribulações, pois, sabe que tudo é coisa passageira e o que é admirável virá depois de tudo.  As palavras de Jesus não passarão, portanto, fiquemos de prontidão, mas de coração sereno e confiantes de que viveremos em novos céus e nova terra. Final de ano é tempo de reflexão, tempo de assumir compromisso, tempo para novos propósitos, por isso reflita: 

– Como tem sido o seu viver, à espera de Cristo ou deslumbrado diante do mundo? 

- Você se assombra diante dos fenômenos da natureza?

 – O que as rebeliões da natureza lhe sugerem?

 – Quando ouve falar em catástrofes, você teme ou sente-se seguro (a) nas mãos do Senhor? 

– Você reza com os anjos?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

Nenhum comentário: