quarta-feira, 10 de novembro de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

 

10 DE NOVEMBRO DE 2021

 

4ª. FEIRA DA XXXII SEMANA DO

 

TEMPO COMUM

 

Cor: Verde

 

1ª Leitura - Sb 6,1-11

.

Leitura do Livro da Sabedoria 6,1-11

1Escutai, ó reis, e compreendei. Instrui-vos, governadores dos confins da terra! 2Prestai atenção, vós que dominais as multidões 
e vos orgulhais do número de vossos súditos. 3Pois o poder vos foi dado pelo Senhor e a soberania, pelo Altíssimo. É ele quem examinará as vossas obras e sondará as vossas intenções; 4apesar de estardes ao serviço do seu reino, não julgastes com retidão, nem observastes a Lei, nem procedestes conforme a vontade de Deus. 5Por isso, ele cairá de repente sobre vós, de modo terrível, porque um julgamento implacável será feito sobre os poderosos. 6O pequeno pode ser perdoado por misericórdia, mas os poderosos serão examinados com poder. 7O Senhor de todos não recuará diante de ninguém nem se deixará impressionar pela grandeza, porque o pequeno e o grande, foi ele quem os fez, e a sua providência é a mesma para com todos; 8mas para os poderosos, o julgamento será severo. 9A vós, pois, governantes, dirigem-se as minhas palavras, para que aprendais a Sabedoria e não venhais a tropeçar. 10Os que observam fielmente as coisas santas serão justificados; e os que as aprenderem vão encontrar sua defesa. 11Portanto, desejai ardentemente minhas palavras, amai-as e sereis instruídos. Palavra do Senhor. 

 

Reflexão - "escutai, compreendei e instrui-vos"
Este trecho do Livro da Sabedoria dá um direcionamento e faz uma exortação não somente para quem está à frente da vida religiosa, mas a todas as pessoas que receberam alguma delegação no exercício de qualquer missão de governo e que têm autoridade sobre alguém. É de Deus que vem todo o poder e autoridade do homem aqui na terra. Com efeito, ninguém pode se orgulhar nem tampouco tomar para si, o mérito de ter sido escolhido para governar. Em qualquer situação, quando estamos à frente de algum projeto, precisaremos estar atentos, pois o seu julgamento será feito com rigor, segundo o poder e autoridade que Deus nos outorga. O Senhor examina as nossas obras e sonda as nossas intenções  e, se estamos a serviço do seu reino, será preciso tomar  consciência de que tudo o que empreendermos  terá valor diante de Deus de acordo com a retidão do nosso  proceder.  "O pequeno pode ser perdoado por misericórdia, mas os poderosos serão examinados com poder", diz a palavra. Assim sendo, devemos prestar muita atenção em relação ao modo como nos conduzimos no cargo de administradores, em qualquer lugar, seja na família, na sociedade, na Igreja, na comunidade, etc. O Senhor não se deixa impressionar pela grandeza, e quem é "grande" aqui na terra, não está isento de um julgamento severo.   Deus tudo providencia, igualmente, para todos, pequenos e grandes, porém, a avaliação do grande será feita com mais rigor, porque, aqui na terra, os "pequenos" recebem orientação dos "grandes". Todos nós que tivermos algum poder para formar opinião, precisamos buscar a sabedoria de Deus, observando a Palavra, vivendo em concordância com a orientação do Evangelho de Jesus Cristo, para que não caiamos nas armadilhas naturais da nossa humanidade. Que a Palavras do Senhor nos oriente e no faça escutar, compreender e instruir a fim de que por amor a Ele possamos assumir qualquer missão, com sabedoria. - Você tem responsabilidade  na condução de alguém aqui na terra? – Como você tem desempenhado essa missão? -  Você está tranquilo (a) em relação ao julgamento de Deus? – Você se considera grande ou pequeno aqui na terra?

 

Salmo - Sl 81 (82), 3-4. 6-7 (8a)

R. Levantai-vos, ó Senhor, julgai a terra!


3Fazei justiça aos indefesos e aos órfãos, * 
ao pobre e ao humilde absolvei! 
4Libertai o oprimido, o infeliz, * 
da mão dos opressores arrancai-os!'R.

6Eu disse: 'Ó juízes, vós sois deuses, * 
sois filhos todos vós do Deus Altíssimo! 
7E, contudo, como homens morrereis, * 
caireis como qualquer dos poderosos!'R. 

Reflexão - O salmista roga ao Senhor que faça justiça aos indefesos, aos pobres e humildes. Desse modo ele pede clemência para todos nós, pecadores e pecadoras que vivemos oprimidos (as) pela ação dos inimigos de Deus e, por isso, reconhecemo-nos pequenos (as) e impotentes para vencê-los. Somos aqui na terra como juízes que, apesar de sermos criados à imagem e semelhança de Deus, como homens e mulheres, caímos na malha da nossa fraqueza e, por isso, não sabemos desempenhar bem o nosso papel. Com humildade e confiança, porém, esperemos a justiça e a misericórdia do Senhor, porque as duas caminham juntas.

 

Evangelho - Lc 17,11-19


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 17,11-19

11Aconteceu que, caminhando para Jerusalém, Jesus passava entre a Samaria e a Galiléia. 12Quando estava para entrar num povoado, dez leprosos vieram ao seu encontro. Pararam à distância,13e gritaram: 'Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!'
14Ao vê-los, Jesus disse: 'Ide apresentar-vos aos sacerdotes.'
Enquanto caminhavam, aconteceu que ficaram curados. 15Um deles, ao perceber que estava curado, voltou glorificando a Deus em alta voz; 16atirou-se aos pés de Jesus, com o rosto por terra,
e lhe agradeceu. E este era um samaritano. 17Então Jesus lhe perguntou: 'Não foram dez os curados? E os outros nove, onde estão? 18Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro?' 19E disse-lhe: 'Levanta-te e vai! Tua fé te salvou.' Palavra da Salvação.

 

Reflexão - “a cura na caminhada”
Aqueles leprosos que encontraram Jesus no caminho de Jerusalém eram homens excluídos do convívio com a comunidade, considerados impuros e indignos de apreço e atenção. Diante de Jesus e reconhecendo a sua miséria eles suplicaram não a cura, mas a Sua compaixão, dizendo: “Jesus, mestre, tem compaixão de nós!”  Uma única recomendação Jesus lhes fez: “Ide apresentar-vos aos sacerdotes”, e, no caminho, eles foram curados. Era costume daquela época, quando um leproso ficava curado apresentar-se ao sacerdote para que fosse reintegrado no meio da sociedade. O leproso que voltou agradecido era um estrangeiro e não fazia parte do povo de Israel, no entanto, veio glorificando a Deus em voz alta pela sua cura, atirando-se aos pés de Jesus com o rosto por terra numa atitude concreta de profunda reverência e reconhecimento. Por essa razão Jesus elogiou o seu gesto e o exaltou, admirando-se dos outros nove leprosos que não haviam voltado. Diante disso concluímos que não basta somente reconhecer a nossa miséria e ter consciência de que somos pecadores (as) necessitados (as) do perdão e da misericórdia de Deus. Precisamos, também, de coração, suplicar e confessar o nosso pecado demonstrando o nosso desejo de conversão, com humildade e contrição como eles o fizeram.  Necessitamos também nos colocar de prontidão para obedecer ao que o Senhor nos propõe. Quando obedecemos ao Senhor e decidimos caminhar dando o primeiro passo, as grandes e pequenas obras do Senhor começam a acontecer na nossa vida. Nós também, somos pecadores e indignos porque com o nosso pecado maculamos o Corpo de Cristo, mas podemos ser curados dessa lepra se obedecermos a Palavra de Cristo e procurarmos um sacerdote que nos reintegre na Igreja.  Finalmente, precisamos saber expressar a nossa gratidão em gestos e atitudes concretas e não somente com palavras ou intenções.   Um coração agradecido é reconhecido por Deus, mesmo que seja o de um estrangeiro e não faça parte do Seu povo.

– Você reconhece o seu ser pecador necessitado de perdão?  

- Você costuma procurar um sacerdote para receber o perdão dos pecados? 

- Qual é a sua atitude quando recebe uma graça do Senhor?  

– Você teria depois voltado para dar glória a Deus, com gratidão? 


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

Nenhum comentário: