sexta-feira, 22 de outubro de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

22 de outubro de 2021

 

6ª. FEIRA DA XXIX SEMANA DO

 

TEMPO COMUM

 

Cor Verde

 

1ª Leitura - Rm 7,18-25a

 

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos 7,18-25a

Irmãos: 18Estou ciente que o bem não habita em mim, isto é, na minha carne. Pois eu tenho capacidade de querer o bem, mas não de realizá-lo. 19Com efeito, não faço o bem que quero, mas faço o mal que não quero. 20Ora, se faço aquilo que não quero, então já não sou eu que estou agindo, mas o pecado que habita em mim. 
21Portanto, descubro em mim esta lei: Quando quero fazer o bem, é o mal que se me apresenta. 22Como homem interior 
ponho toda a minha satisfação na lei de Deus; 23mas sinto em meus membros outra lei, que luta contra a lei da minha razão 
e me aprisiona na lei do pecado, essa lei que está em meus membros. 24Infeliz que eu sou! Quem me libertará deste corpo de morte? 25aGraças sejam dadas a Deus, por Jesus Cristo, nosso Senhor. Palavra do Senhor. 

 

Reflexão - "a situação do nosso homem natural" 

Neste trecho da Carta aos romanos, São Paulo descreve a situação do homem natural que luta tentando fazer o bem, mas, sozinho, não tem a capacidade de realizá-lo. "Não faço o bem que quero, mas faço o mal que não quero". O homem interior se satisfaz com a lei de Deus, no entanto, os seus membros, isto é, a sua carne deseja outra lei que luta contra a razão.  Na verdade, todos nós também podemos comprovar isso. Por mais que desejemos, e    tentemos, terminamos por sucumbir diante da nossa carne mortal sujeita ao pecado. Em nós existe a lei do bem, mas também a do mal, por isso "quando queremos fazer o bem, é o mal que se nos apresenta". Assim sendo, se continuamos entregues a nós mesmos (as), à vontade da nossa humanidade, se não progredirmos na graça e no conhecimento de Deus, seremos meros instrumentos do pecado, isto é, amigos (as) do Inimigo de Deus.  Mesmo que o nosso coração sinta satisfação na lei de Deus, necessitamos de vigilância constante porque os nossos membros são vulneráveis à lei do mal, que é o pecado. Só Jesus poderá nos livrar do nosso corpo de morte, isto é, da influência do pecado sobre nós. Precisamos, assim como São Paulo, tomar consciência da nossa difícil situação para não baixar a vigilância. Nunca poderemos confiar em nós mesmos (as), isto é, nas nossas boas intenções, porque o inimigo nos ronda dia e noite e tenta nos dar uma rasteira aproveitando-se dos nossos momentos de fraqueza. Não nos basta, apenas, o desejar fazer o bem, mas carecemos da ajuda do Espírito Santo que é o nosso Auxiliador. É Ele quem nos dá a capacidade para que o bem que almejamos se concretize. Assim sendo, nós podemos dar graças a Deus, por Jesus Cristo, nosso Senhor. – Você também tem comprovado isso na sua vida? – Quem tem ganhado a batalha: o espírito ou a carne, a razão ou a insensatez? – Você sente satisfação nas coisas de Deus?

 

Salmo - Sl 118, 66. 68. 76. 77. 93. 94 (R. 68b)

 

R. Ensinai-me a fazer vossa vontade!


66Dai-me bom senso, retidão, sabedoria, * 
pois tenho fé nos vossos santos mandamentos!R.

68Porque sois bom e realizais somente o bem, * 
ensinai-me a fazer vossa vontade!R.

76Vosso amor seja um consolo para mim, * 
conforme a vosso servo prometestes.R.

77Venha a mim o vosso amor e viverei, * 
porque tenho em vossa lei o meu prazer!R.

93Eu jamais esquecerei vossos preceitos, * 
por meio deles conservais a minha vida.R.

94Vinde salvar-me, ó Senhor, eu vos pertenço! * 
Porque sempre procurei vossa vontade.R. 

 

Reflexão - Procurar fazer o bem é buscar a vontade de Deus para a nossa vida. Assim, poderemos ter bom senso, retidão, sabedoria. A fé nos ensinamentos do Senhor nos direciona para uma vida cheia das graças e do amor do Pai. A lei de Deus meditada e vivida nos faz ser participantes da vida de Deus e a Ele pertencermos. A lei do Senhor é perfeita e traz satisfação para a nossa alma e os Seus mandamentos nos fazem viver para sempre na casa do Pai e nunca estaremos sozinhos (as).

 

Evangelho - Lc 12,54-59

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 12,54-59

Naquele tempo: 54Jesus dizia às multidões: 'Quando vedes uma nuvem vinda do ocidente, logo dizeis que vem chuva. E assim acontece.  55Quando sentis soprar o vento do sul,  logo dizeis que vai fazer calor. E assim acontece. 56Hipócritas! Vós sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu. Como é que não sabeis interpretar o tempo presente? 57Por que não julgais por vós mesmos o que é justo? 58Quando, pois, tu vais com o teu adversário apresentar-te diante do magistrado, procura resolver o caso com ele enquanto estais a caminho. Senão ele te levará ao juiz, o juiz te entregará ao guarda, e o guarda te jogará na cadeia. 59Eu te digo: daí tu não sairás, enquanto não pagares o último centavo.' Palavra da Salvação. 

 

Reflexão - " interpretar o tempo presente

Jesus nos ensina a dar valor ao tempo presente da nossa vida e nos mostra que as revelações do Pai também se manifestam por meio dos fatos e dos acontecimentos do nosso dia a dia. Da mesma forma como percebemos as mudanças climáticas, as rotações das estações do ano, e detectamos se vem chuva ou sol, nós também precisamos estar atentos (as) aos sinais de Deus para interpretar o tempo presente da nossa vida. Por meio das diversas situações que passamos o Senhor nos dá os meios para que possamos praticar a justiça e o amor. Portanto, o nosso momento presente é também um presente de Deus para nós, porque representa uma chance para pôr em prática, concretamente, o que o Senhor nos ensina na Sua Palavra. "Interpretar o tempo presente" é fazer uma reflexão do modo como estamos vivendo, das ações que estamos praticando, da justiça ou injustiça que estamos promovendo diante dos nossos irmãos. Nós só temos um tempo para tomar decisão: é o tempo presente. Se não avaliarmos agora, a nossa vida, talvez mais tarde já não tenhamos tempo para arrependimento. Portanto, a hora é essa, se você está passando por algum momento difícil de sofrimento ou de doença, se você não está compreendendo nada do que tem sucedido na sua vida ou com a sua família, dê um voto de confiança no Senhor e procure perceber os sinais que devem ser evidentes. O Espírito Santo quer nos dar a melhor direção e quer fazer de nós homens e mulheres novos, acrisolados e purificados. Confiemos Nele e tudo passará!

 - O que você percebe estar acontecendo no mundo no tempo presente?

- Você tem percebido os sinais do tempo?

 - Os acontecimentos da sua vida presente têm tido algum significado para você? 

– Qual é a perspectiva do seu futuro em relação ao que lhe tem acontecido no tempo presente? 

- Você sabia que a dor com Jesus, se transforma em amor?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho  

 

Nenhum comentário: