sábado, 30 de outubro de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

30 DE OUTUBRO DE 2021

 

SÁBADO DA XXX SEMANA DO

 

TEMPO COMUM

 

Cor Verde

 

1ª Leitura - Rm 11,1-2a.11-12.25-29

 

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos 11,1-2a.11-12.25-29

Irmãos: 1Eu pergunto: Será que Deus rejeitou o seu povo? 
- De modo algum. Pois também eu sou israelita, da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim... 2aDeus não rejeitou o seu povo, que ele desde sempre considerou. 11Eu pergunto: Acaso eles tropeçaram para cair? - Não, de modo algum. De fato, o passo em falso que eles deram serviu para a salvação dos pagãos, 
e a salvação dos pagãos, por sua vez, deve servir para despertar ciúme neles. 12Ora, se o passo em falso deles 
foi riqueza para o mundo e o pequeno número de crentes dentre eles foi riqueza para os pagãos, que riqueza não será 
a adesão de todos eles ao Evangelho! 25Irmãos, para não serdes presunçosos por causa da vossa sabedoria, é importante que conheçais o mistério, a saber: o endurecimento de uma parte de Israel é para durar até que a totalidade dos pagãos tenha entrado na salvação. 26E então todo o Israel será salvo, como está escrito: 
'De Sião virá o libertador; ele tirará as impiedades do meio de Jacó. 27Essa será a realização da minha aliança com eles, quando eu tirar os seus pecados'.  28De fato, com relação ao Evangelho, eles são inimigos, para benefício vosso, mas com relação à escolha divina, eles são amados, por causa dos patriarcas. 29Pois os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis. 
Palavra do Senhor. 

 

Reflexão - "os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis"
São Paulo, apóstolo dos pagãos, nos dá uma noção de como se realiza o Plano de Deus para a nossa salvação. Apesar de Jesus Cristo ter vindo primeiro para o povo de Israel, são os pagãos, isto é, nós todos que não somos da descendência do povo judeu, que usufruímos das bênçãos da libertação. Assim, ele afirma que Deus não rejeitou o seu povo, porém, na Sua sabedoria infinita aproveitou "o passo em falso" do povo de Israel e acolheu a todos os que aceitaram a Boa Nova da Salvação. Deus não desistiu do Seu povo, contudo, existe um mistério, a saber: “o endurecimento de uma parte de Israel é para durar até que a totalidade dos pagãos tenha entrado na salvação”.  A nossa adesão ao projeto salvífico do Pai, então, será como um caminho aberto para que o povo de Israel, finalmente, compreenda que os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis.   Assim sendo, podemos perceber que o Senhor tudo faz para que a humanidade toda seja salva das garras do pecado, e tenha a vida em abundância que Ele reservou para nós, como Seus filhos e filhas.  A mensagem central dessa Palavra para nós, hoje, é a de que não tenhamos preocupação com os "nossos queridos" que ainda não abriram os olhos para Jesus, porque, para esses também o Senhor tem uma metodologia especial. Não importa se uns vêm antes, outros, depois.  Basta apenas, que continuemos dando testemunho de fé e de conversão nas nossas atitudes do dia a dia. Um dia, nós iremos entender tudo. Por enquanto façamos a nossa parte, sendo, "santos e santas" no amor e continuemos caminhando na esperança de que no tempo certo Deus agirá. Que essa palavra inflame o nosso coração de zelo e ardor e, assim, prossigamos na nossa caminhada rumo a "nova terra" prometida por Deus a Abraão. - Você também se preocupa com a salvação e a conversão da sua família? - Você tem dado testemunho de fé no projeto de Deus para ela? - Você confia em que Jesus Cristo veio para salvar a toda a humanidade, portanto os "seus entes queridos", serão salvos? - Você sabia que o Senhor tem pressa em voltar e isto depende também de você? 

 

Salmo - Sl 93 (94),12-13a. 14-15. 17-18 (R. 14a)

 

R. O Senhor não rejeita o seu povo!


12É feliz, ó Senhor, quem formais * 
e educais nos caminhos da Lei, 

13apara dar-lhe um alívio na angústia, *R.

14O Senhor não rejeita o seu povo * 
e não pode esquecer sua herança: 

15voltarão a juízo as sentenças; * 
quem é reto andará na justiça.R.

17Se o Senhor não me desse uma ajuda, * 
no silêncio da morte estaria!R.

18Quando eu penso: 'Estou quase caindo!' * 
Vosso amor me sustenta, Senhor!R. 

 

Reflexão - É muito bom saber que nunca seremos rejeitados (as) por Deus, mas muito pelo contrário, Ele fará tudo para que nós possamos acolher o Seu amor misericordioso.  O Senhor nos forma e educa nos caminhos da Sua lei e nos dá alívio na hora da angústia. O Seu grande amor nos sustenta e não nos deixa cair. Que sejamos retos para andar na justiça é a vontade do Senhor. Que possamos muitas vezes também afirmar como o salmista: "É feliz, ó Senhor, quem formais e educais nos caminhos da lei"!

 

Evangelho - Lc 14,1.7-11

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 14,1.7-11

Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam. 7Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares. Então contou-lhes uma parábola: 8'Quando tu fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar. Pode ser que tenha sido convidado alguém mais importante do que tu, 9e o dono da casa, que convidou os dois, venha te dizer: 'Dá o lugar a ele'. Então tu ficarás envergonhado e irás ocupar o último lugar. 10Mas, quando tu fores convidado, vai sentar-te no último lugar. Assim, quando chegar quem te convidou, te dirá: 'Amigo, vem mais para cima'. 
E isto vai ser uma honra para ti diante de todos os convidados. 
11Porque quem se eleva, será humilhado 
e quem se humilha, será elevado.' Palavra da Salvação.

 

Reflexão - "lugar de honra"
De uma maneira muito abrangente Jesus Cristo trouxe para nós a salvação. Com efeito, Ele não se restringe a nos direcionar apenas para as "coisas do espírito", mas também nos forma como homens e mulheres que estão aqui na terra, e, necessitam ser aperfeiçoados humanamente falando, com o fim de que vivenciemos relacionamentos harmoniosos e fraternos.  A mensagem evangélica nos leva a refletir que para Deus somos todos iguais, no entanto, nós próprios não podemos nos autopromover entendendo que somos "mais dignos" que os outros. Ocupar o primeiro lugar nos dá uma ideia de presunção e de soberba.  Seremos reconhecidos (as) por Deus e pelo próximo na medida do nosso serviço e do amor que vivenciarmos. O reconhecimento da nossa verdade, isto é, da nossa capacidade e limitação é o que pode se chamar de humildade. Portanto, enquanto não formos distinguidos no meio dos outros, seremos apenas convidados à espera do lugar que nos foi destinado. No plano espiritual também, somos chamados por Deus, por isso mesmo, precisamos estar atentos (as) porque para cada um Ele reservou um "lugar muito especial". A humildade também requer paciência, esperança, compreensão e aceitação da vontade de Deus. A festa de casamento pode significar o Banquete da Salvação, quando o Noivo receberá os convidados e os assentará nos lugares designados pelo Seu Pai. O noivo é Jesus, nós somos apenas Seus convidados, assim sendo, precisamos somente preparar as nossas vestes e aguardar pelo que foi preparado para nós.

 - Você gosta dos primeiros lugares?

 - Qual o critério que você usa para escolher o seu lugar em uma festa, como convidado (a)? 

- Quando escolhe o lugar você lembra que poderá ter alguém "mais especial" do que você? 

- O que você entende por humildade e presunção?

 - Você já está se preparando para a festa do céu?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

Nenhum comentário: