sexta-feira, 29 de outubro de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

29 DE OUTUBRO DE 2021

 

6ª. FEIRA DA XXX SEMANA DO

 

TEMPO COMUM

 

Cor Verde

 

1ª Leitura - Rm 9,1-5


Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos 9,1-5

Irmãos: 1Não estou mentindo, mas, em Cristo, digo a verdade,
apoiado no testemunho do Espírito Santo e da minha consciência.
2Tenho no coração uma grande tristeza e uma dor contínua,
3a ponto de desejar ser eu mesmo segregado por Cristo
em favor de meus irmãos, os de minha raça. 4Eles são israelitas.
A eles pertencem a filiação adotiva, a glória, as alianças, as leis, o culto, as promessas 5e também os patriarcas. Deles é que descende, quanto à sua humanidade, Cristo, o qual está acima de todos, Deus bendito para sempre! Amém! Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “pelos infelizes que ainda não creem”

Motivado pelo Espírito Santo São Paulo exprime a sua grande tristeza em vista da recusa do povo judeu ao seguimento de Jesus. Sabedor de que Jesus viera para salvar primeiramente o povo de Israel e que eles tinham a prioridade na filiação divina, pois o próprio Cristo pertencia à sua raça, ele lamenta profundamente a incompreensão dos seus conterrâneos e desabafa a sua angústia. Da mesma forma nós, hoje também nos sentimos tristes e amargurados quando percebemos que dentro da nossa família ou do nosso círculo de amizade existem aqueles (as) que não compreendem quão grande graça estão desperdiçando porque ainda não aceitaram o convite de seguir a Cristo. Temos em nossas mãos o maior tesouro do mundo, fomos inseridos no grande mistério de amor de um Deus que morreu por TODOS, no entanto, muitos ainda estão na ignorância e incompreensão. O mesmo Espírito Santo que motivou São Paulo nos inspira também hoje para que intercedamos pelos infelizes que ainda não creem. Não podemos perder a esperança, pois o Senhor não deixará que se perca nenhum daqueles (as) por quem nós advogamos! – Você também se entristece pela recusa de pessoas da sua família em seguir a Jesus? – Você intercede por elas? – Você mantém acesa a chama da esperança ou você já desistiu de esperar?

 

Salmo - Sl 147 (148),12-13. 14-15. 19-20 (R. 12a)

 

R. Glorifica o Senhor, Jerusalém!

Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia.

 

12Glorifica o Senhor, Jerusalém!* 
Ó Sião, canta louvores ao teu Deus! 
13Pois reforçou com segurança as tuas portas,* 
e os teus filhos em teu seio abençoou. R.

14a paz em teus limites garantiu* 
e te dá como alimento a flor do trigo. 
15Ele envia suas ordens para a terra,* 
e a palavra que ele diz corre velozR.

19Anuncia a Jacó sua palavra,* 
seus preceitos suas leis a Israel. 
20Nenhum povo recebeu tanto carinho,* 
a nenhum outro revelou os seus preceitos. R. 

 

Reflexão - Jerusalém é a cidade santa na qual Deus habita e tem a Sua proteção. Todos os que acolhem o Senhor e aceitam o Seu chamado são também como uma cidade para a qual Ele tem preparado segurança, paz e alimento! Quando nos deixamos ser morada do Senhor nós sentimos o Seu carinho e caminhamos seguros dentro dos Seus preceitos. Por isso, podemos glorificá-Lo com cânticos de louvores.

 

 

Evangelho - Lc 14,1-6

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 14,1-6

1Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam. 2 Diante de Jesus, havia um hidrópico. 3Tomando a palavra, Jesus falou aos mestres da Lei e aos fariseus: 'A Lei permite curar em dia de sábado, ou não? 4Mas eles ficaram em silêncio. Então Jesus tomou o homem pela mão, curou-o e despediu-o. 5Depois lhes disse: 'Se algum de vós tem um filho ou um boi que caiu num poço, não o tira logo, mesmo em dia de sábado?'  6E eles não foram capazes de responder a isso. Palavra da Salvação. 

 

Reflexão - “em dia de sábado”

Jesus nos ensina a ser coerentes nas nossas ações e não deixar para fazer depois o bem que podemos fazer hoje. Desse modo, Ele nos dá exemplo de como permanecer firme nas horas em que precisamos enfrentar todos os olhares e críticas a fim de tirar alguém da adversidade. Quantas vezes deixamos de realizar alguma boa obra porque o dia não nos é conveniente ou porque as regras do mundo não nos permitem fazê-lo e temos receio de que nos critiquem! Quanto medo nós temos hoje de ajudar a alguém porque podemos estar caindo em alguma emboscada! Nem sequer paramos para escutar as pessoas, quando estamos na Igreja, ou muito ocupados (as) na nossa oração! Mesmo já tendo descoberto o reino de Deus e de querer servir ao Senhor, nós ainda damos muito crédito às normas dos homens e aos comentários das pessoas que observam as nossas ações.  Jesus não escolhia dia, hora nem lugar para envolver-se com aqueles que Dele se aproximavam, pelo contrário, Ele até os procurava com o olhar e mesmo sem que o pedissem Ele os tocava e curava-os, ainda que fosse “dia de sábado.  O dia de sábado pode significar também algo que o mundo recrimina e proíbe.

– E você tem tido medo de ajudar as pessoas para não se envolver em alguma trama? – Qual será o dia ideal para se fazer o bem? 

– Você tem medo de comentários maldosos quando faz o bem “em dia de sábado”? 

  - O que será para você o dia de sábado?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

Nenhum comentário: