domingo, 24 de outubro de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE


24 DE OUTUBRO DE 2021

 

XXX DOMINGO DO

 

TEMPO COMUM 

Cor Verde

 

1ª. Leitura – Jr 31, 7-9

 

Leitura do Livro do Profeta Jeremias 31,7-9


7Isto diz o Senhor: Exultai de alegria por Jacó, aclamai a primeira das nações; tocai, cantai e dizei: 'Salva, Senhor, teu povo, o resto de Israel`. 8Eis que eu os trarei do país do Norte e os reunirei desde as extremidades da terra; entre eles há cegos e aleijados,
mulheres grávidas e parturientes: são uma grande multidão os que retornam. 9Eles chegarão entre lágrimas e eu os receberei entre preces; eu os conduzirei por torrentes d'água, por um caminho reto onde não tropeçarão, pois tornei-me um pai para Israel,
e Efraim é o meu primogênito'. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “a volta do exílio”

Por meio do profeta Jeremias o Senhor promete salvar o resto de Israel, o povo que exilado na Babilônia esperava a hora de voltar para sua pátria. Esta mesma profecia se atualiza na nossa vida quando estamos desgarrados de Deus e nos sentimos exilados e isolados da graça do Senhor. Assim como o Senhor prometeu acolher àqueles que voltaram do exílio, Ele também nos acena com a Sua misericórdia quando saímos da Sua graça. Deus está sempre a nos chamar à conversão, à prática do amor e à santidade. Caminhando ao Seu lado, Ele nos garante um caminho reto onde não tropeçaremos porque estaremos seguros (as) em Suas mãos. Somos inteligentes quando alcançamos a mensagem que a Palavra nos traz e conseguimos dar passos para encontrar o caminho de volta à casa do Pai. Regressar à casa do Pai é retornar à vivência da Palavra do Senhor e dos seus mandamentos.  – Como você tem vivido: na graça ou afastado da graça de Deus? – Como está o processo da sua conversão? – O que está faltando para que você vivencie a Palavra de Deus e assim permaneça na casa do Pai?                                       

 

Salmo - 125,1-2ab.2cd-3.4-5.6 (R. 3)

 

R. Maravilhas fez conosco o Senhor,
exultemos de alegria!

1Quando o Senhor reconduziu nossos cativos,*
parecíamos sonhar;
2aencheu-se de sorriso nossa boca,*
2bnossos lábios, de canções.R.
2cEntre os gentios se dizia: 'Maravilhas*
2dfez com eles o Senhor!'
3Sim, maravilhas fez conosco o Senhor,*
exultemos de alegria!R.

4Mudai a nossa sorte, ó Senhor,*
como torrentes no deserto.
5Os que lançam as sementes entre lágrimas,*
ceifarão com alegria.R.

6Chorando de tristeza sairão,*
espalhando suas sementes;
cantando de alegria voltarão,*
carregando os seus feixes!R.

 

Reflexão - A alegria do retorno é cantada nesse salmo. Aqueles que antes choravam por estarem afastados do convívio do Senhor, agora voltam cantando de alegria e carregam a colheita da experiência vivida. Este salmo retrata também a oração daquele (a) que sofre as dificuldades quando semeia a semente do reino. A alegria da colheita é muito maior do que a tristeza pelas tribulações e sofrimentos próprios da missão.

 

2ª. Leitura – Hb 5, 1-6.

 

Leitura da Carta aos Hebreus 5,1-6


1Todo sumo sacerdote é tirado do meio dos homens e instituído em favor dos homens nas coisas que se referem a Deus, para oferecer dons e sacrifícios pelos pecados. 2Sabe ter compaixão
dos que estão na ignorância e no erro, porque ele mesmo está cercado de fraqueza. 3Por isso, deve oferecer sacrifícios tanto pelos pecados do povo, quanto pelos seus próprios. 4Ninguém deve atribuir-se esta honra, senão o que foi chamado por Deus, como Aarão. 5Deste modo, também Cristo não se atribuiu a si mesmo a honra de ser sumo sacerdote, mas foi aquele que lhe disse: 'Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei'. 6Como diz em outra passagem: 'Tu és sacerdote para sempre, na ordem de  Melquisedec'. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “Cristo é o eterno Sacerdote”

A carta aos Hebreus fala que todo sacerdote é chamado por Deus e retirado do meio dos homens para oferecer dons e sacrifícios em favor dos homens e de si mesmo. Ele reconhece a sua fraqueza e, por isso, sabe ter compaixão para com os que estão na ignorância.   Por isso, “deve oferecer sacrifícios tanto pelos pecados do povo quanto pelos seus próprios”. Jesus Cristo foi o Sumo Sacerdote perfeito, porque se ofereceu a Si mesmo em favor da humanidade. Ele é então o Eterno Sacerdote. Cada um de nós, porém, pelo Batismo recebeu a missão de ser também sacerdote, e do mesmo modo, apresentar a Deus a oferta dos nossos dons em favor dos nossos irmãos. É o Senhor quem nos chama, não é mérito nosso, por isso, não podemos atribuir a nós mesmos qualquer honra. – Quais os dons que você tem oferecido a Deus em favor dos seus irmãos? – Você tem tido compreensão com a fraqueza das outras pessoas do mesmo modo que espera de Deus a compreensão pelas suas fraquezas?        

 

Evangelho – Mc 10, 46-52

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 10,46-52


Naquele tempo: 46Jesus saiu de Jericó, junto com seus discípulos e uma grande multidão. O filho de Timeu, Bartimeu, cego e mendigo, estava sentado à beira do caminho. 47Quando ouviu dizer que Jesus, o Nazareno, estava passando, começou a gritar:
'Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!' 48Muitos o repreendiam para que se calasse. Mas ele gritava mais ainda:
'Filho de Davi, tem piedade de mim!' 49Então Jesus parou e disse: 'Chamai-o'. Eles o chamaram e disseram: 'Coragem, levanta-te, Jesus te chama!' 50O cego jogou o manto, deu um pulo e foi até Jesus. 51Então Jesus lhe perguntou: 'O que queres que eu te faça?'
O cego respondeu: 'Mestre, que eu veja!' 52Jesus disse: 'Vai, a tua fé te curou'. No mesmo instante, ele recuperou a vista e seguia Jesus pelo caminho. Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “a fé grita dentro de nós!”

No seu desespero o cego de Jericó gritava pedindo o auxílio de Jesus e quanto mais os discípulos o mandavam calar-se mais ele gritava, porque, a fé gritava dentro dele. Bartimeu é, portanto, o protótipo do homem que vive à margem das coisas de Deus e sente a amargura e o fracasso de uma vida na escuridão. Depois de muito penar, o desespero o faz reconhecer que só em Deus ele encontrará conforto para sua carência. Em algumas ocasiões nós também vivemos mendigando amor, atenção, carinho, sentados à beira do caminho, vendo a vida passar e sem enxergar nenhum sentido para ela. No entanto, como aconteceu com o cego de Jericó, o pedir com fé será a chave para que os nossos apelos sejam ouvidos pelo Senhor. A Fé grita dentro de nós! Só quem se sente necessitado e carente tem certeza do que quer pedir a Deus. O homem cego quer enxergar; o aleijado quer andar. Por isso, Jesus nos atende conforme o apelo do nosso coração que se angustia e clama por socorro. A cada um de nós Ele pergunta: “O que queres que eu te faça?”  E quando percebe que o nosso apelo é a nossa real necessidade, portanto, temos convicção daquilo que pleiteamos, Ele nos chama e nos atende. Esta é a oportunidade para que possamos pedir: “Mestre, que eu veja”. É também nesses momentos que temos de nos levantar e aceitar o Seu convite por meio das outras pessoas: “Levanta-te, coragem, Jesus te chama”. Assim como o cego, nós também precisamos nos despojar do manto humano de proteção que colocamos sobre os nossos ombros e que nos impede de correr ao encontro de Jesus quando Ele passa no nosso caminho atraído pelo nosso clamor.

 – Em algum momento você também vive esta situação de cegueira espiritual, de não perceber uma saída para os seus questionamentos?

 – O que você tem pedido a Jesus: a visão certa para que tenha consciência do que fazer ou uma varinha de condão para que milagrosamente os seus questionamentos e os seus problemas desapareçam? 

– Para você o que significaria o “sentar-se à beira da estrada”?

Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: