terça-feira, 19 de outubro de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

19 de outubro de 2021

 

3ª. FEIRA DA XXIX SEMANA DO

 

TEMPO COMUM

 

Cor Verde

 

1ª Leitura - Rm 5,12.15b.17-19.20b-21

 

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos 5,12.15b.17-19.20b-21

Irmãos:  12O pecado entrou no mundo por um só homem.  Através do pecado, entrou a morte.  E a morte passou para todos os homens, porque todos pecaram.  15bA transgressão de um só levou a multidão humana à morte, mas foi de modo bem mais superior que a graça de Deus, ou seja, o dom gratuito concedido através de um só homem, Jesus Cristo, se derramou em abundância sobre todos. 17Por um só homem, pela falta de um só homem, a morte começou a reinar. Muito mais reinarão na vida, 
pela mediação de um só, Jesus Cristo, os que recebem o dom gratuito e superabundante da justiça. 18Como a falta de um só acarretou condenação para todos os homens, assim o ato de justiça de um só trouxe, para todos os homens, a justificação que dá a vida. 19Com efeito, como pela desobediência de um só homem a humanidade toda foi estabelecida numa situação de pecado, assim também, pela obediência de um só, toda a humanidade passará para uma situação de justiça. 20bPorém, onde se multiplicou o pecado, aí superabundou a graça. 21Enfim, como o pecado tem reinado pela morte, que a graça reine pela justiça, para a vida eterna, por Jesus Cristo, Senhor nosso. Palavra do Senhor. 

 

Reflexão - “a graça superabunda o pecado”

 

Sabemos que somos pecadores e que o pecado entrou na nossa humanidade por meio da desobediência de Adão e Eva. Eles representam a humanidade decaída, o “homem” velho, injusto e desobediente. São Paulo, porém nos afirma: “A transgressão de um só levou a multidão humana à morte, mas foi de modo bem mais superior que a graça de Deus... através de um só homem, Jesus Cristo se derramou em abundância sobre todos.”  Pela falta de um só homem, Adão e Eva, a morte começou a reinar e foi pela mediação de um só homem, Jesus Cristo, que o dom gratuito de Deus se derramou sobre nós. A desobediência do primeiro homem nos trouxe a condenação e o ato de justiça de um só, trouxe para todos nós a justificação que nos concede a vida. O pecado reina pela morte, mas a graça de Deus reina pela justiça. “Onde se multiplicou o pecado, aí superabundou a graça de Deus.” A graça de Deus é derramada onde há muito pecado para que se faça justiça ao sacrifício de Jesus que morreu para apagar os pecados de todos os pecadores. Estejamos, portanto, confiantes e conscientes de que fomos atingidos pelo pecado dos nossos primeiros pais, mas, por amor, o nosso Deus, Pai e Criador nos mandou o Seu único Filho para nos tirar da ignorância do pecado. Assim sendo, a graça que nós recebemos por meio de Jesus Cristo é muito maior que o pecado que nos abrangeu por meio de Adão e Eva. - Como você tem se apossado da graça de Deus que é maior que o pecado? - Como você se sente em relação aos nossos primeiros pais? Você se identifica em alguma coisa com eles? - Você se conhece profundamente? – Você percebe se o pecado tem força no seu interior? - E a graça de Deus em você, é forte bastante para dar a você esperança de salvação?

 

Salmo - Sl 39,7-8a. 8b-9. 10. 17 (R. Cf 8a.9a)

R. Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!


7Sacrifício e oblação não quisestes,* 
mas abristes, Senhor, meus ouvidos; 
não pedistes ofertas nem vítimas,+ 
holocaustos por nossos pecados,* 
8aE então eu vos disse: 'Eis que venho!'R.


8bSobre mim está escrito no livro: 
9'Com prazer faço a vossa vontade,* 
guardo em meu coração vossa lei!'R.

10Boas-novas de vossa justiça 
anunciei numa grande assembléia;* 
vós sabeis: não fechei os meus lábios!R.

17Mas se alegre e em vós rejubile* 
todo ser que vos busca, Senhor! 
Digam sempre: 'É grande o Senhor!'* 
os que buscam em vós seu auxílio.R. 

Reflexão - O homem que faz com prazer, a vontade do Senhor, tem inscrito no seu coração a Lei de Deus. A vontade do Senhor se revela na vida de cada um de nós que segue os seus mandamentos e tem os ouvidos abertos para escutar a revelação dos Seus mistérios. Todo aquele ou aquela que se apresenta ao Senhor para realizar aqui na terra, assim como acontece no céu, a vontade de Deus, tem um coração jubiloso e lábios prontos para anunciar ao mundo as boas novas da Sua justiça.

 

Evangelho - Lc 12,35-38

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 12,35-38

 Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 35Que vossos rins estejam cingidos e as lâmpadas acesas. 36Sede como homens que estão esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento, 

para lhe abrir em, imediatamente, a porta, logo que ele chegar e bater. 37Felizes os empregados que o senhor encontrar acordados quando chegar. Em verdade eu vos digo: Ele mesmo vai cingir-se, fazê-los sentar-se à mesa e, passando, os servirá. 38E caso ele chegue à meia-noite ou às três da madrugada, felizes serão, se assim os encontrar! Palavra da Salvação. 

 

Reflexão – “estado de alerta e de prontidão”

 

Hoje, estamos aqui na terra, no entanto, enquanto aqui permanecermos precisamos manter os nossos olhos voltados para o alto, à espera Daquele que há de vir, nosso Senhor Jesus Cristo. Por isso, o Evangelho de Lucas se refere ao senhor a quem os seus empregados esperam e que volta para casa depois de uma festa de casamento. “Rins cingidos e lâmpadas acesas” significam o estado de alerta e de prontidão em que todo o cristão deve permanecer.  A festa de casamento são as Bodas do Cordeiro que se realiza no céu e para a qual todos nós somos convidados. Um dia Jesus virá e nos levará definitivamente para participar desse Banquete. Espiritualmente, porém, Jesus está chegando à nossa vida a todo o momento e, por isso, não podemos relaxar na nossa vigilância. Aqui mesmo na terra nós já podemos nos sentar à mesa com Jesus, quando participamos da Eucaristia, quando refletimos na Sua Palavra que é um verdadeiro maná para a nossa alma. Também, quando compartilhamos amizade, quando somos fiéis no serviço e no amor ao próximo nós estamos cingindo os rins e conservando as nossas lâmpadas acesas. Seremos felizes se nos mantivermos acordados a fim de receber a cada instante as graças que nos são destinadas. Abrir a porta é dar espaço no nosso coração para que Cristo reine e realize em nós uma obra nova. A qualquer hora da nossa vida e em qualquer idade que tenhamos, Jesus poderá bater à nossa porta e nos convidar para cear com Ele no Banquete da vida eterna. Felizes nós seremos se Ele nos encontrar preparados e na expectativa.

 

 – Você agora entendeu o que seja estar com os rins cingidos e as lâmpadas acesas?

– Como você tem se mantido: em estado de alerta, ou seja, em estado de graça ou relaxado (a) como cristão.

- Você já tem experimentado desde já a comunhão com Deus pelos sacramentos e a oração?

- Você se sente feliz por isso?

- Você tem medo de ser chamado por Jesus?

 

Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

Nenhum comentário: