segunda-feira, 25 de outubro de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

25 DE OUTUBRO DE 2021

 

2ª. FEIRA DA XXX SEMANA DO

 

TEMPO COMUM

 

Cor Verde

 

1ª Leitura - Rm 8,12-17

 

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos 8,12-17

12Irmãos, temos uma dívida, mas não para com a carne,
para vivermos segundo a carne. 13Pois, se viverdes segundo a carne, morrereis, mas se, pelo espírito, matardes o procedimento carnal, então vivereis. 14Todos aqueles que se deixam conduzir pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. 15De fato, vós não recebestes um espírito de escravos, para recairdes no medo, mas recebestes um espírito de filhos adotivos, no qual todos nós clamamos: Abá - ó Pai! 16O próprio Espírito se une ao nosso espírito para nos atestar que somos filhos de Deus. 17E, se somos filhos, somos também herdeiros - herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo -; se realmente sofremos com ele, é para sermos também glorificados com ele. Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “Somos filhos, portanto, herdeiros "
Viver segundo a carne é caminhar na vida de acordo com a nossa mentalidade humana, sendo guia de nós mesmos (as), sem nos importar com o desígnio de Deus. Nesse caso, fatalmente, caminhamos em busca da morte da nossa alma, a qual fica entregue às sugestões dos nossos sentimentos, das nossas frustrações, das nossas revoltas, enfim, do pecado que tenta nos dominar.  Do contrário, São Paulo nos alerta e nos garante: "todos aqueles que se deixam conduzir pelo Espírito de Deus, são filhos de Deus!"  O Espírito que recebemos no nosso Batismo é o Espírito de Deus, portanto, um espírito de filhos adotados por Jesus Cristo por Sua Morte e Ressurreição. Assim sendo, não podemos nos conformar com a vida medíocre que o mundo nos propõe, seguindo sem rumo, em busca de tudo que não nos leva a nada, mas precisamos unir o nosso espírito ao Espírito Santo que nos motiva a chamar Deus de Pai - "Abá - Ó Pai, papaizinho". Somos filhos, portanto, herdeiros de Deus juntamente com Cristo. Se sofrermos com Cristo, também seremos glorificados com Ele. Para viver ou para morrer, o Espírito Santo é quem nos conduz e nos suscita a fazer a vontade do Pai, seguindo Jesus Cristo e assumindo a nova vida de filhos de Deus, herdeiros das Suas promessas. - Você vê algum sentido na vida das pessoas que não se deixam conduzir pelo Espírito? - E você, tem a sua vida conduzida pelo Espírito Santo? - Você tem intimidade com o Pai? Como é o seu diálogo com Ele? - Você sabia que Jesus pagou com a vida a sua condição de filho (a) de Deus? - Você está disposto (a) a viver ou morrer por Cristo?

 

Salmo - Sl 67 (68),2.4. 6-7ab. 20-21 (R. 21a)

 

R. Nosso Deus é um Deus que salva, é um Deus libertador!


2Eis que Deus se põe de pé, e os inimigos se dispersam! *
Fogem longe de sua face os que odeiam o Senhor!
4Mas os justos se alegram na presença do Senhor *
rejubilam satisfeitos e exultam de alegria!R.

6Dos órfãos ele é pai, e das viúvas protretor; *
é assim o nosso Deus em sua santa habitação.
7aÉ o Senhor quem dá abrigo, dá um lar aos deserdados,*
bquem liberta os prisioneiros e os sacia com fartura.R.

20Bendito seja Deus, bendito seja cada dia, *
o Deus da nossa salvação, que carrega os nossos fardos!
21Nosso Deus é um Deus que salva, é um Deus libertador; *
o Senhor, só o Senhor, nos poderá livrar da morte!R.

 

Reflexão - Só o Senhor, nos poderá livrar da morte, diz o salmista. Som, somente Ele tem o poder de nos tirar do fundo da nossa miséria, do pecado em que nós fomos inseridos. Jesus Cristo carregou os nossos fardos, isto é, a culpa que pesava sobre nós e nos deu a dignidade de filhos e filhas de Deus. Portanto, não somos mais órfãos nem órfãs, não somos mais deserdados (as), temos um lar, temos fartura em alimento. Bendito seja Deus que nos salva, que é um Deus libertador. Alegremo-nos na sua presença.

 

Evangelho - Lc 13,10-17

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 13,10-17

Naquele tempo: 10Jesus estava ensinando numa sinagoga, em dia de sábado. 11Havia aí uma mulher que, fazia dezoito anos,
estava com um espírito que a tornava doente. Era encurvada e incapaz de se endireitar. 12Vendo-a, Jesus chamou-a e lhe disse:
'Mulher, estás livre da tua doença.' 13Jesus colocou as mãos sobre ela, e imediatamente a mulher se endireitou, e começou a louvar a Deus. 14O chefe da sinagoga ficou furioso, porque Jesus tinha feito uma cura em dia de sábado. E, tomando a palavra, começou a dizer à multidão: 'Existem seis dias para trabalhar. Vinde, então, nesses dias para serdes curados, mas não em dia de sábado.'
15O Senhor lhe respondeu: 'Hipócritas! Cada um de vós não solta do curral o boi ou o jumento, para dar-lhe de beber, mesmo que seja dia de sábado? 16Esta filha de Abraão, que Satanás amarrou durante dezoito anos, não deveria ser libertada dessa prisão,
em dia de sábado?' 17Esta resposta envergonhou todos os inimigos de Jesus. E a multidão inteira se alegrava com as maravilhas que 
 ele fazia. Palavra da Salvação.

 

Reflexão - "Somos homens e mulheres encurvados “
Jesus libertou uma mulher que estava encurvada há dezoito anos, isto é, um tempo determinado da sua vida. Para nós isso pode significar o tempo em que passamos entregues às nossas próprias sugestões, vivendo conforme a vontade da nossa humanidade, entregues ao espírito do mundo, que nos encurva e nos submete às suas mazelas e misérias. Consequentemente nos tornamos pessoas infelizes, doentes, incapazes de caminhar livremente, com o olhar voltado somente para baixo, para nós mesmos (as), para nossos interesses. Enquanto não formos curados (as) por Jesus o espírito do mal nos escraviza. O tempo em que vivemos assim não conta para Deus se nos deixarmos tocar pela força operadora de Jesus que quer nos salvar mesmo que seja um "dia de sábado". Dia de sábado, hoje, poderá ser aquele momento em que todos acham inconveniente se falar de Deus, mesmo que haja muitas pessoas que precisam ouvir o que o Senhor tem a lhes falar.  Ou então, aquela ocasião em que entendemos não ter nada a ver se tocar nas coisas do espírito, quando estamos tratando dos negócios, de trabalho, de estudos, enfim, de coisas mais "importantes". Onde estivermos, mesmo quando todos se divertem, sempre há alguém precisando conhecer Jesus, ser tocado por Ele e nós respeitamos as "conveniências" e nos omitimos. Para nós também Jesus diz: "Hipócritas!" Sim, somos hipócritas porque não temos coragem de anunciar Jesus por onde andamos, temos respeito humano e não queremos nos expor, por orgulho. Somos homens e mulheres encurvados (as) que precisamos de salvação, cura e libertação. Portanto, peçamos a Deus a graça de sermos curados (as) para amar e servir a Deus em qualquer dia, a qualquer hora e em qualquer lugar, mesmo que seja dia de sábado.

- Você escolhe hora e lugar adequados para falar de Jesus?

 - Você se envergonha de falar das coisas de Deus nos ambientes do mundo? 

- Você também se sente um homem ou uma mulher encurvada que precisa ser tocada por Jesus? 

-  O que lhe tem feito sentir-se encurvado (a)? A falta de perdão? O desamor? Reflita!


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

Nenhum comentário: