segunda-feira, 18 de outubro de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

18 DE OUTUBRO DE 2021

 

2ª. FEIRA DIA DE SÃO LUCAS EVANGELISTA

 

 FESTA

 

 

Cor: Vermelho

 

 

1ª Leitura - 2Tm 4,10-17b

 

Leitura da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo 4,10-17b

 

Caríssimo: 10Demas me abandonou por amor deste mundo, e foi para Tessalônica. Crescente foi para a Galácia, Tito para a Dalmácia. 11Só Lucas está comigo. Toma contigo Marcos e traze-o,
porque me é útil para o ministério. 12Mandei Tíquico a Éfeso.
13Quando vieres, traze contigo a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos.
14Alexandre, o ferreiro, tem-me causado muito dano; o Senhor lhe pagará segundo as suas obras! 15Evita-o também tu, pois ele fez forte oposição às nossas palavras. 16Na minha primeira defesa, ninguém me assistiu; todos me abandonaram. Oxalá que não lhes seja levado em conta. 17Mas o Senhor esteve a meu lado e me deu forças, ele fez com que a mensagem fosse anunciada por mim integralmente, e ouvida por todas as nações. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – as “coisas lícitas” da vida nos afastam das “coisas” de Deus”.

A liturgia de hoje, dia de São Lucas, nos leva a refletir sobre as dificuldades e os benefícios da vida missionária.  Por isso, São Paulo faz a Timóteo um desabafo do seu sofrimento ao sentir-se abandonado por alguns companheiros que o auxiliavam no trabalho do reino. Essa é uma situação própria a todos os que edificam o reino de Deus aqui na terra e desejam ajudar na construção de um mundo novo e mais justo. A dispersão, a desistência e a evasão daqueles que antes eram tão entusiasmados são fatos corriqueiros na nossa missão apostólica. Há aqueles que desistem por amor ao mundo, outros ainda por motivos relacionados à sua profissão. Há também, alguns, que porque casam e formam uma nova família absorvem-se nas dificuldades e voltam-se para outras ocupações. Enfim, muitas vezes são as coisas lícitas da vida que os afastam do serviço das “coisas” de Deus. Ficamos, muitas vezes, com a sensação de que lutamos sozinhos (as) e meio desamparados (as), todavia, o Senhor nunca nos abandona. Sempre há alguém que é realmente discípulo de Jesus e que permanece fiel como foi o caso de São Lucas. “Mas o Senhor esteve a meu lado e me deu forças, ele fez com que a mensagem fosse anunciada por mim integralmente ouvida por todas as nações”, diz São Paulo. Por mais que tenhamos de enfrentar dificuldades nós nunca estaremos sós, o Senhor está sempre conosco. Saber que Jesus fica perto de nós e que nos dá condições para cumprir com a nossa missão, ainda que outros desertem, fará toda a diferença na nossa disposição de prosseguir a caminhada. Por isso, nunca devemos depositar na capacidade das pessoas o sucesso do trabalho do reino, nem tão pouco desistir da nossa missão porque alguém foi embora e nos deixou. São Paulo nos dá a lição e jamais devemos esquecer de que os homens passam, mas Jesus continua nos enviando o Seu Espírito Santo, nosso auxiliador. – Você se sente só, no trabalho ou no ministério que exerce? – As pessoas que começam alguma obra com você costumam abandoná-lo (a)? - Você é uma pessoa perseverante ou também por qualquer coisa dispersa?  - Você já desistiu de alguma missão porque alguém o (a) abandonou? - De quem depende o sucesso do seu trabalho no reino?

 

Salmo - Sl 144(145),10-11,12-13ab,17-18 (R. 12a)

 

R. Â Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso!


10Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, *
e os vossos santos com louvores vos bendigam!
11Narrem a glória e o esplendor do vosso reino *
e saibam proclamar vosso poder!R.

12Para espalhar vossos prodígios entre os homens *
e o fulgor de vosso reino esplendoroso.
13aO vosso reino é um reino para sempre, *
13bvosso poder, de geração em geração.R.

17É justo o Senhor em seus caminhos, *
é santo em toda obra que ele faz.
18Ele está perto da pessoa que o invoca, *
de todo aquele que o invoca lealmente.R.


Reflexão - Para que possamos perseverar na nossa caminhada de cristãos como anunciadores da Palavra, nós precisamos pedir a ajuda da graça de Deus. Os amigos do Senhor anunciam o Seu reino glorioso e, sabemos que somos realmente amigos de Deus, quando espalhamos os Seus prodígios e exaltamos as Suas maravilhas para que todo mundo saiba. O Senhor está perto de todos nós que O invocamos e Nele esperamos.

 

Evangelho - Lc 10,1-9

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 10,1-9

 

Naquele tempo: 1O Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. 2E dizia-lhes: "A messe é grande,
mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe
que mande trabalhadores para a colheita. 3Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 4Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho!
5Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: `A paz esteja nesta casa!' 6Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. 7Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa.
8Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 9curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: `O Reino de Deus está próximo de vós'".

Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “somos trabalhadores da messe do Senhor”

 

O Senhor nos chama para abrir um novo caminho e por meio de nós Ele deseja levar o amor do Pai ao mundo. A nossa missão é muito importante: somos trabalhadores da messe do Senhor, missionários do Seu amor. Ele nos envia e nos orienta a fim de que o nosso trabalho seja frutuoso e não nos percamos no meio do caminho. A nossa postura como anunciadores da Palavra deve ser de prudência, visto que na nossa trajetória estamos sujeitos a enfrentar lobos ferozes, isto é, pessoas que estão a serviço do mal. Porém, a confiança que tivermos no Senhor nos fará vencer todos os desafios.  A nossa vida e o nosso dia a dia deve ser o itinerário que devemos percorrer, pois a todo o momento, e em qualquer circunstância, nós encontraremos os doentes, os necessitados da paz, os carentes de amor e de atenção.  A essas pessoas é que Jesus nos envia.  Ele nos dá a paz e providencia tudo o quanto for preciso para que a nossa missão tenha sucesso.  Por isso não podemos perder tempo: A HORA É ESSA e talvez nem precisemos ir muito longe da nossa casa, aí mesmo onde moramos pode estar aquela pessoa necessitada de conhecer o amor de Deus!

 

– Será que não existe aí perto de você alguém que precisa conhecer a Salvação e a cura?

   Para você é difícil falar de Jesus para alguém?

 - Você tem medo de evangelizar as pessoas?

 

Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

 

 

 

 

19 de outubro de 2021

Nenhum comentário: