quinta-feira, 21 de outubro de 2021

POR UMA IGREJA SINODAL: COMUNHÃO, PARTICIPAÇÃO E MISSÃO



O caminho sinodal na Arquidiocese de Fortaleza foi aberto na celebração eucarística do último domingo, 17, na Catedral Metropolitana. O arcebispo de Fortaleza, dom José Antonio presidiu a missa, concelebrada por Dom Júlio César de Jesus, bispo auxiliar e por alguns padres das Paróquias e Áreas Pastorais. Estiveram também presentes os representantes das nove Regiões Episcopais, religiosos, seminaristas e diversos fiéis com espírito de comunhão fraterna.

A Fase Arquidiocesana acontece de outubro de 2021 a março de 2022, é a primeira etapa do Sínodo que objetiva a escuta de todos os batizados. Para facilitar a consulta a secretaria sinodal enviará um texto preparatório acompanhado de um questionário e um vade-mécum com as indicações de participação. No final desse processo será feita uma síntese de todo o material coletado e enviada a Secretaria do Sínodo. A segunda fase o caminho “continental” durará de abril de 2022 a março de 2023 e a última etapa culminará com a Assembleia dos bispos, em outubro de 2023, em Roma.

Na homilia, dom José Antonio expressa a importância desse momento na caminhada eclesial “O Sínodo que o Papa Francisco está propondo, sem dúvida é a primeira vez na história de 2000 anos da Igreja em que a proposta do Sínodo a ser vivenciada se estende a toda a Igreja e além da Igreja, até a humanidade atual”. O epíscopo salienta em três palavras o objetivo sinodal: encontro, escuta e discernimento.

 


Padre Watson Façanha, coordenador arquidiocesano de pastoral, após a comunhão apresentou a equipe de animação composta por 12 pessoas representantes dos diversos serviços pastorais: Setor Juventude, Comissão dos Diáconos, Fórum Arquidiocesano de Movimentos Eclesiais, Conferência dos Religiosos do Brasil, Pastoral Familiar, Conselho Episcopal, Pilares (Pão, Palavra, Caridade e Missão), Pastorais Sociais e a Coordenação Arquidiocesana de Pastoral. Eles contarão com o apoio de Dom Júlio César durante todo o processo de comunhão, participação e missão. A equipe tem como finalidade colaborar na dinamização da escuta do povo de Deus em nossa Igreja particular.

 

Fonte: Site da Arquidiocese de Fortaleza

Nenhum comentário: