domingo, 31 de outubro de 2021

O PAPA : DO GRITO DA TERRA E DOS POBRES UM APELO PARA MUDAR O MODELO DE DESENVOLVIMENTO

 

Publicamos o prefácio do Papa para o e-book "Laudato si' Reader. Uma Aliança de Atenção à Nossa Casa Comum", publicado pela LEV por ocasião da Cop26. O texto, que reúne reflexões e relatórios sobre a recepção da encíclica em todo o mundo, pode ser baixada gratuitamente a partir de 12 de novembro pelo Vatican News, LEV e pelo site do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, promotor da publicação.

Papa Francisco

Seis anos atrás, publiquei a Carta Encíclica Laudato si', sobre o cuidado de nossa Casa comum, pedindo um novo diálogo partilhado em nossa Casa comum - sobre como estamos forjando negativamente o futuro de nosso planeta com nosso comportamento irresponsável. Estou feliz em ver que a encíclica teve um impacto positivo em nossos esforços para cuidar de nossa Casa comum na Igreja, em nossas comunidades ecumênicas e inter-religiosas, nos círculos políticos e econômicos, nas esferas educacional e cultural e não só. Depois da publicação da Laudato si', convidei os católicos a se unirem ao meu amado irmão, Sua Santidade Bartolomeu, o Patriarca Ecumênico, e aos nossos irmãos ortodoxos, para celebrar juntos o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, no dia 1º de setembro. Estou cheio de gratidão porque a mensagem urgente da Laudato si' ecoou em importantes declarações e especialmente em ações de outras tradições religiosas sobre a nossa vocação de ser guardiães da criação de Deus. Recordo com alegria a Carta Rabínica sobre a Crise Climática, A Declaração Islâmica sobre Mudança Climática Global, A Declaração Budista sobre Mudança Climática aos Líderes Mundiais, a Bhumi Devi Ki Jai!, uma Declaração Hinduísta sobre Mudança Climática.

A Laudato si' é um apelo global para sermos guardiões de nossa Casa comum. É maravilhoso ver que o Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral tomou a iniciativa de reunir reflexões de pessoas e comunidades de todo o mundo sobre as mensagens da Laudato si'. Laudato si' Reader, o título sob o qual estas reflexões foram coletadas, é de fato uma conclusão adequada ao "Ano Especial Laudato si'" que foi celebrado de 24 de maio de 2020 a 24 de maio de 2021.

O "Grito da Terra e o Grito dos Pobres" que apresentei na Laudato si' como consequência emblemática de nossa incapacidade de cuidar de nossa Casa comum foi recentemente ampliado pela emergência da Covid-19, que a humanidade ainda está tentando combater. Assim, uma crise ecológica, representada pelo "grito da terra", e uma crise social, representada pelo "grito dos pobres", se tornaram letais para uma crise sanitária: a pandemia da Covid-19. Quão verdadeiras são as palavras de meu predecessor, Papa Bento XVI: "As formas como o homem trata o meio ambiente influem nas formas como ele se trata e vice-versa" (Caritas in Veritate, n° 51).

Entretanto, não esqueçamos que as crises também são janelas de oportunidade: são ocasiões para reconhecer e aprender com os erros do passado. A crise atual deve nos fazer "transformar em sofrimento pessoal o que está acontecendo no mundo, e assim reconhecer a contribuição que cada um pode dar" (LS, n° 19). São também para nós um tempo para mudar de marcha, para mudar os maus hábitos a fim de ser capazes de sonhar, co-criar e agir juntos para alcançar futuros justos e equitativos. É hora de desenvolver uma nova forma de solidariedade universal baseada na fraternidade, no amor, na compreensão recíproca: uma solidariedade que valoriza mais as pessoas do que o lucro, que busca novas formas de entender o desenvolvimento e o progresso. E assim, a minha esperança e a minha oração é que não saiamos desta crise da mesma forma como entramos!

O passado recente nos mostrou que foram sobretudo as nossas crianças que compreenderam a escala e a enormidade dos desafios que a sociedade tem diante de si, especialmente a crise climática. Devemos ouvi-las com o coração aberto. Devemos seguir o exemplo delas porque têm sabedoria não obstante a idade.

É momento de sonhar grande, de repensar nossas prioridades - o que valorizamos, o que queremos, o que buscamos - e de planejar novamente nosso futuro, comprometendo-nos em agir na vida de acordo com que sonhamos. Agora é momento de agir, e agir juntos!

 

Fonte: Vatican News

Nenhum comentário: