sexta-feira, 1 de outubro de 2021

O PAPA AOS JOVENS DA FAO: SEJAM INTREPIDOS E DECIDOS. LUTEM POR UM FUTURO MELHOR


Na mensagem ao Fórum Mundial da Alimentação, o Papa convida os jovens a deixarem "para trás rotinas e falsas ilusões" e a regenerarem "este mundo abalado pela pandemia. Esta será uma realidade feliz se vocês semearem solidariedade, criatividade e nobreza de espírito".

Mariangela Jaguraba - Vatican News

O Papa Francisco enviou uma mensagem ao diretor-geral do Fundo das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), Qu Dongyu, por ocasião do Fórum Mundial da Alimentação que teve início, em Roma, nesta sexta-feira (1°/10), e prossegue até o próximo dia 5, na sede da FAO

A mensagem do Santo Padre foi lida pelo secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin, através de vídeo. Ao saudar o diretor-geral da FAO e os participantes do Fórum Mundial da Alimentação, o Papa ressalta que este evento é "destinado a promover a ação liderada pelos jovens para a transformação de nossos sistemas alimentares. Agradeço a vocês e ao Comitê da Juventude da FAO pela sabedoria de convocar esta reunião significativa e por apoiar uma nova geração de líderes que têm fome de justiça". 

Francisco sublinha que "os jovens do mundo inteiro estão cultivando sua criatividade e energia para enfrentar as causas estruturais da atual crise alimentar, desde os prolongados conflitos armados até os efeitos devastadores das mudanças climáticas". Segundo o Papa, o sentimento dos jovens de pertencer a uma mesma comunidade e ao planeta os chama a "agir e resolver os desafios que afligem a família humana de uma maneira nova. O seu presente para nós é fornecer soluções inovadoras para resolver problemas antigos e a coragem de não serem limitados por um pensamento míope que se recusa a mudar".

O Pontífice recordou que algumas semanas atrás, líderes do mundo se reuniram em Nova York para a Cúpula da ONU sobre Sistemas Alimentares. "Eles se comprometeram a trabalhar juntos para alcançar o Objetivo 2 do Desenvolvimento Sustentável, que é a batalha para erradicar a fome no mundo. As suas palavras são uma promessa a nossos irmãos e irmãs, a nossos filhos e filhas e a nossos netos", destaca o Papa na mensagem lida pelo cardeal Parolin.

O Papa pede "a todos os jovens reunidos no Fórum Mundial da Alimentação para que sejam intrépidos e decididos". "Peço-lhes que permaneçam unidos e firmes em seus propósitos. Não sejam mesquinhos em seus sonhos, lutem por um futuro melhor e transformem esses anseios em ações concretas e significativas. Deixem para trás rotinas e falsas ilusões e regenerem este mundo abalado pela pandemia. Esta será uma realidade feliz se vocês semearem solidariedade, criatividade e nobreza de espírito", escreve Francisco.

"Aqueles que agora devem cumprir os compromissos assumidos nos últimos meses não devem decepcionar as novas gerações. Olhem profundamente nos olhos dos jovens que lhes pedem mudanças, e escutem. Escutem suas preocupações e inspirem-se em sua visão, pois é o nosso presente que definirá o seu futuro", destaca o Papa.

Francisco conclui, pedindo que permaneçamos "unidos na missão de garantir que ninguém fique sem os meios necessários para levar uma vida digna".

 

Fonte: Vatican News

Nenhum comentário: