sábado, 9 de outubro de 2021

CONHEÇA A PROGRAMAÇÃO DA 229ª EDIÇÃO DO CÍRIO DE NAZARÉ, CUJO PONTO ALTO ACONTECE NO PRÓXIMO DIA 10 DE OUTUBRO

 


 

 

O Papa Francisco enviou, por meio de sua tradicional mensagem, uma calorosa saudação aos fiéis devotos de Nossa Senhora de Nazaré, para toda arquidiocese de Belém, bem como devotos de outras partes do Brasil que participam, mesmo que de forma adaptada, da 229ª edição do Círio de Nazaré, que acontece nesta semana, em Belém (PA).

O Papa compartilhou da dor que o Brasil e o mundo ainda vive este ano em razão da Covid-19, que impede a realização do Círio no  formato tradicional, devido à pandemia e às observações dos órgãos de segurança e saúde: “Ainda este ano, devido às medidas de segurança sanitária, não será possível realizar a tradicional romaria. Entretanto, para que este contratempo não seja motivo que impeça-nos de elevarmos aos Céus, à nossa Virgem Mãe Amorosa, a mais sincera e profunda expressão de nossa devoção…”, diz um trecho do documento. Na mensagem, o Santo Padre manifestou sua Bênção Apostólica e se despede pedindo aos fiéis que não deixem de rezar por ele.

Conheça a mensagem do Papa ao Círio de Nazaré 

Cartaz 2021 – Nossa Senhora de Nazaré, Ícone de sua presença amorosa

A arquidiocese de Belém tornou público, em 31 de maio deste ano, o Cartaz do Círio 2021, após celebração eucarística presidida pelo arcebispo de Belém (PA), dom Alberto Taveira Corrêa.

O cartaz deste ano contou com fotografia de Walda Marques e arte da Agência Mendes. De acordo com dom Alberto, por ocasião da apresentação da arte, a arquidiocese de Belém, a diretoria da Festa de Nazaré, a paróquia de Nossa Senhora de Nazaré do Desterro e os padres Barnabitas têm o desejo de celebrar o Círio de Nazaré em sua forma habitual, na certeza de que cada ano é mais expressivo, mas destacaram que a realização do Círio vai observar as normas de saúde pública que estiverem vigentes non período do círio.

O cartaz mostra que tudo o que se faz em torno da Imagem de Nossa Senhora de Nazaré, Ícone de sua presença amorosa, carregando em seus braços o Filho, Jesus, redentor do mundo, senhor de história. De acordo com o arcebispo, o cartaz de 2021 é inspirado na situação em que vivem o Pará, o Brasil e o mundo. Queremos propor a superação das dores e das angústias com o anúncio da boa nova da paz, que desejamos presente em nossas famílias.

Diferente de todos os cartazes já impressos e distribuídos nos anos anteriores, optou-se pela cor da paz que, junto com a saúde, é o anseio neste momento, a cor branca, a que é mais relacionada com o sagrado. A cor branca quer indicar no lírio a pureza da Virgem Maria, imaculada, sem a mancha do pecado original. O ouro aplicado no título é luz, é sol.

Além disso, foi lembrado que os ramos que fazem o pano de fundo para a figura de Nossa Senhora de Nazaré nos lembram também a configuração do pulmão, o que nos faz pensar em tantas pessoas que têm sofrido em seu esforço de respirar. Desejamos que o sopro de Deus, a ação do Espírito Santo, aquele que cobriu a Virgem Maria com sua sombra, venha sobre todos os enfermos e de modo especial sobre todos os profissionais na saúde, tantos deles também vestidos de branco!


Semana do Círio:


05/10: Missa Solene de Abertura na Basílica Santuário, seguida de concerto musical na praça santuário (18h).

07/10: Missa Solene na Basílica Santuário para apresentação do Manto 2021 (18h)

08/10: Traslado da Imagem Peregrina para Ananindeua, em Carro Berlinda ou Carro dos Bombeiros, com trajeto limitado às grandes vias (Alm. Barroso, Rodovia BR-316, Rodovia Mario Covas, Avenida Dom Vicente Zico, Avenida Independência, etc) (8h).

9/10: Descida da Imagem Original do Glória (12h), Missa da Transladação no colégio Gentil (18h), Live da Decoração da Berlinda (19h30), Traslado da Imagem Peregrina para a Catedral em Carro de Bombeiros (horário a definir).

10/10: Missa Solene na Catedral da Sé (7h) e Traslado da Imagem Peregrina da Catedral até a Basílica em Carro de Bombeiros, com descida na esquina da Av. Generalíssimo Deodoro (horário a definir); entronização da Imagem na Berlinda Oficial e trajeto até a Basílica Santuário para a Missa solene do Círio.

 

Fonte: CNBB

Nenhum comentário: