quinta-feira, 30 de setembro de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

30 DE SETEMBRO DE 2021

 

5ª. FEIRA DA XXVI SEMANA DO

 

TEMPO COMUM

Cor Verde

1ª Leitura - Ne 8,1-4a.5-6.7b-12

 

Leitura do Livro de Neemias 8,1-4a.5-6.7b-12

Naqueles dias: 1Todo o povo se reuniu como um só homem na praça que fica defronte da porta das Águas, e pediu ao escriba Esdras que trouxesse o livro da Lei de Moisés, que o Senhor havia prescrito a Israel. 2O sacerdote Esdras apresentou a Lei diante da assembleia de homens, de mulheres e de todos os que eram capazes de compreender. Era o primeiro dia do sétimo mês. 
3Assim, na praça que fica defronte da porta das Águas, Esdras fez a leitura do livro, desde o amanhecer até ao meio-dia, na presença dos homens, das mulheres e de todos os que eram capazes de compreender. E todo o povo escutava com atenção 
a leitura do livro da Lei. 4aEsdras, o escriba, estava de pé sobre um estrado de madeira, erguido para esse fim. 5Estando num lugar mais alto, ele abriu o livro à vista de todo o povo. E, quando o abriu, todo o povo ficou de pé. 6Esdras bendisse o Senhor, o grande Deus, e todo o povo respondeu, levantando as mãos: 
'Amém! Amém!'  Depois inclinaram-se  e prostraram-se diante do Senhor, com o rosto em terra.  7bOs levitas explicavam a Lei ao povo,  e cada um ficou em seu lugar.  8E leram clara e distintamente o livro da Lei de Deus  e explicaram seu sentido, 
de maneira que se pudesse compreender a leitura.  9O governador Neemias e Esdras, sacerdote e escriba,  e os levitas que instruíam o povo, disseram a todos: 'Este é um dia consagrado ao senhor, vosso Deus!  Não fiqueis tristes nem choreis',  pois todo o povo chorava ao ouvir as palavras da Lei.  10E Neemias disse-lhes: 
'Ide para vossas casas e comei carnes gordas, tomai bebidas doces  e reparti com aqueles que nada prepararam,  pois este dia é santo para o nosso Senhor.  Não fiqueis tristes, porque a alegria do Senhor será a vossa força'.  11E os levitas acalmavam todo o povo, dizendo:  'Ficai tranquilos; hoje é um dia santo.  Não vos aflijais!' 12E todo o povo se retirou para comer e beber. 
Distribuíram também aos outros e expandiram-se em grande alegria, pois haviam entendido as palavras que lhes tinham sido explicadas. Palavra do Senhor. 

 

Reflexão – “esta é a hora da graça de Deus”

Quando compreendemos o sentido dos ensinamentos do Senhor a alegria que sentimos supera todo o temor e tremor.  A Palavra de Deus apresentada por Esdras foi infundida de tal maneira nos corações dos israelitas que eles agora, entendendo tudo se prostravam com o rosto por terra, temerosos por causa das suas faltas e transgressões do passado.   Aqueles que os instruíam, no entanto, os animavam dizendo: "Não fiqueis tristes, porque a alegria do Senhor será a vossa força!" "Ficai tranquilos; hoje é um dia santo. Não vos aflijais!" "Ide para vossas casas e comei carnes gordas... pois este dia é santo para o nosso Senhor!" A Palavra de Deus é, de fato, um alerta para a nossa alma e deve ser cultivada com apreço para que possamos vivê-la no nosso dia a dia. Acolher os ensinamentos de Deus é guardar no coração, tanto as promessas de vida nova, quanto as admoestações e exortações que nos corrigem e nos levam à conversão.   A Palavra de Deus é a Sua misericórdia expressada em palavras e atos. Para nós é motivo de júbilo poder refletir e apreender tudo o que o nosso Pai quer nos ensinar. Há, porém, ainda no mundo, muitos que não têm acesso aos ensinamentos da Lei de Deus, que não conhecem o Seu amor e a Sua misericórdia e nunca ouviram falar em Jesus Cristo. Somos chamados a também, como Esdras e os levitas daquele tempo, com palavras e atos ensinar a todos que a alegria do Senhor é a nossa força; que o tempo da ignorância não conta; que hoje é um dia santo; que agora é a hora da graça de Deus que quer se derramar sobre a humanidade fazendo dela um só povo, uma só alma, um só coração. - A Palavra de Deus o (a) atemoriza ou dá a você esperança? - O que dá alegria ao seu coração? - Você tem transmitido a alegria do Senhor às pessoas com quem convive?

 

Salmo - Sl 18(19), 8. 9. 10. 11 (R. 9a)

R. Os ensinos do Senhor são sempre retos,
alegria ao coração.


8A lei do Senhor Deus é perfeita,* 
conforto para a alma! 
O testemunho do Senhor é fiel,* 
sabedoria dos humildes.R.

9Os preceitos do Senhor são precisos,* 
alegria ao coração. 
O mandamento do Senhor é brilhante,* 
para os olhos é uma luz.R.

10É puro o temor do Senhor,* 
imutável para sempre. 
Os julgamentos do Senhor são corretos* 
e justos igualmente.R.

11Mais desejáveis do que o ouro são eles,* 
do que o ouro refinado. 
Suas palavras são mais doces que o mel,* 
que o mel que sai dos favos.R. 

Reflexão - Quando cultivamos o exercício de contemplar a Palavra de Deus e nos espelhamos nos Seus ensinamentos nós comprovamos, na nossa vida, o que o salmo expressa, aqui. A lei de Deus realmente é perfeita, pois, o seu cumprimento nos faz experimentar a alegria e a paz de que precisamos para viver. Quanto mais nós nos deleitamos com a Palavra de Deus mais nós podemos sentir a sua presença poderosa e, ao mesmo tempo amorosa e doce agindo em nós.

 

Evangelho - Lc 10,1-12

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 10,1-12

Naquele tempo: 1O Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir.  2E dizia-lhes: 'A messe é grande, 
mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe 
que mande trabalhadores para a colheita.  3Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos.  4Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho!  5Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: 
'A paz esteja nesta casa!'  6Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele;  se não, ela voltará para vós.  7Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. 8Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 9curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: 'O Reino de Deus está próximo de vós.' 
10Mas, quando entrardes numa cidade e não fordes bem recebidos, saindo pelas ruas, dizei: 11Até a poeira de vossa cidade, que se apegou aos nossos pés, sacudimos contra vós. 
No entanto, sabei que o Reino de Deus está próximo! 12Eu vos digo que, naquele dia, Sodoma será tratada com menos rigor do que essa cidade. Palavra da Salvação. 

 

Reflexão - " missionários do amor de Deus”

Como trabalhadores da messe do Senhor seremos sempre chamados, convocados e enviados a anunciar o reino de Deus entre os homens. Todos nós que desejamos ser missionários do Amor de Deus devemos ter como princípio os ensinamentos que  Jesus  deu aos Seus discípulos quando os enviou à Sua frente. E a melhor forma anunciar o reino de Deus é tê-lo estampado na expressão do nosso rosto e nas nossas ações, por onde passarmos. Portanto, a vivência do reino de Deus consiste no amor em família, em comunidade, levando a paz aos corações atribulados, ensinando-os a colocar esperança não nas coisas nem nas pessoas, mas Naquele que tudo pode providenciar.  Para isso, quando saímos para evangelizar não precisamos nos preocupar com o alimento, com a capa, bolsa, sacola, que significam apenas as coisas das quais necessitamos para viver e que Jesus nos assegura pela Sua Palavra.   Levaremos a paz e o Amor de Jesus a todos que não O conhecem. Não podemos desistir da nossa missão alegando  que alguns podem não nos acolher ou escutar. Nada será motivo de desânimo ou de fracasso, porque "O reino de Deus está próximo de nós" e, quando o reino acontece no nosso coração, temos o Espírito Santo como guia, como instrutor e como sustentador e o Seu poder nos dá a garantia de uma missão bem-sucedida. 

– Você tem anunciado o reino de Deus dentro da sua casa?

 – Suas atitudes demonstram que você vive o reino? 

– Você tem levado a paz e o amor para os seus?

 – Jesus conta com você. Você foi chamado (a) para ser trabalhador (a) da Sua vinha. Este é o mês missionário! Seja você também um (a) missionário (a) do Amor de Deus! 


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: