quarta-feira, 1 de setembro de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

1 DE SETEMBRO DE 2021

 

4ª. FEIRA DA XXII SEMANA DO

 

TEMPO COMUM

 

Cor Verde

 

 

1ª Leitura - 1Cl 1,1-8

.

Início da Carta de São Paulo aos Colossenses 1,1-8

1Paulo, apóstolo de Cristo Jesus por vontade de Deus 
e o irmão Timóteo, 2aos santos e fiéis irmãos em Cristo que estão em Colossos: graça e paz da parte de Deus nosso Pai. 3Damos graças a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, sempre rezando por vós, 4pois ouvimos acerca da vossa fé em Cristo Jesus e do amor que mostrais para com todos os santos, 5animados pela esperança na posse do céu. Disso já ouvistes falar no Evangelho, 
cuja palavra de verdade chegou até vós. 6E como no mundo inteiro, assim também entre vós ela está produzindo frutos e se desenvolve desde o dia em que ouvistes a graça divina e conhecestes verdadeiramente. 7Assim aprendestes de Epafras, 
nosso estimado companheiro, que é junto de vós um autêntico mensageiro de Cristo. 8Foi ele quem nos deu notícia sobre o amor 
que o Espírito suscitou em vós. Palavra do Senhor. 

 

Reflexão - “as virtudes dos santos”

A nossa experiência espiritual não está dissociada da nossa experiência humana e o nosso desenvolvimento interior tem consequências nas nossas ações. Na medida em que caminhamos guiados pelo Espírito Santo, a nossa Fé em Deus e no Seu Amor vão dando o ritmo à nossa trajetória de vida. Como resultado desse crescimento espiritual nós colhemos bons frutos de conversão os quais nos motivam a alimentar as pessoas com quem convivemos. Por isso, São Paulo se dirige aos cristãos da cidade de Colosso, dando graças a Deus, pela manifestação entre eles das três virtudes dos santos: fé, esperança e caridade. A fé em Jesus Cristo produz em nós a virtude da esperança que nos dá a garantia de uma vida plena. Por causa disso, nós temos a certeza da conquista do céu, que nos é dado pela vivência da caridade. A caridade é o amor de Deus praticado como Jesus Cristo o fez. Tudo isso, nós, assim como os colossenses, aprendemos e conhecemos por meio do Evangelho, que é a Palavra de Deus revelada por Jesus Cristo, o Verbo que se fez carne e veio morar no meio dos homens. Somos hoje os arautos do Evangelho de Jesus Cristo aqui na terra. Por nosso intermédio a Palavra de Deus produz verdadeiros frutos de vida e de santidade no meio do povo de Deus. Somos instrumentos do Senhor no serviço da Igreja, a fim de que muitas pessoas saiam da multidão, e se transformem nos novos discípulos de Jesus. O Espírito Santo é quem suscita em nós as novidades de Deus para que possamos cumprir com a nossa missão fielmente. Que possamos um dia, também, dar graças a Deus, porque, muitos dos Seus filhos, puderam viver em plenitude as três virtudes dos santos, por causa do nosso anúncio. Isso é garantia para que eles também tenham a certeza do céu, desde já.    - Você já saiu do meio da multidão e já se considera um discípulo (a) de Jesus? - As três virtudes dos santos já se manifestam na sua vida? - Você tem anunciado Jesus  Cristo no meio da multidão?

 

Salmo - Sl 51,10. 11 (R. 10b)

 

R. Confio na clemência do meu Deus, agora e sempre!


10Eu, porém, como oliveira verdejante * 
na casa do Senhor, 
confio na clemência do meu Deus * 
agora e para sempre!R.

11Louvarei a vossa graça eternamente, * 
porque vós assim agistes; 
espero em vosso nome, porque é bom, * 
perante os vossos santos!R. 

Reflexão - Somos pecadores necessitados do perdão de Deus. Diante Dele, porém, somos como uma planta verde, que precisa ser cuidada. Mesmo na fraqueza nós louvamos eternamente ao Senhor pela sua graça que se manifesta eternamente, pela sua bondade e paciência. O Senhor deseja nos fazer santos e santas, por isso, confiamos na obra que Ele realiza em nós.

 

Evangelho - Lc 4,38-44

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 4,38-44

Naquele tempo: 38Jesus saiu da sinagoga e entrou na casa de Simão. A sogra de Simão estava sofrendo com febre alta, e pediram a Jesus em favor dela. 39Inclinando-se sobre ela, Jesus ameaçou a febre, e a febre a deixou. Imediatamente, ela se levantou e começou a servi-los. 40Ao pôr do sol, todos os que tinham doentes atingidos por diversos males, os levaram a Jesus. 
Jesus colocava as mãos em cada um deles e os curava. 41De muitas pessoas também saíam demônios, gritando: 'Tu és o Filho de Deus.' Jesus os ameaçava, e não os deixava falar, porque sabiam que ele era o Messias. 42Ao raiar do dia, Jesus saiu, 
e foi para um lugar deserto. As multidões o procuravam e, indo até ele, tentavam impedi-lo que os deixasse. 43Mas Jesus disse: 
'Eu devo anunciar a Boa Nova do Reino de Deus também a outras cidades, porque para isso é que eu fui enviado.' 44E pregava nas sinagogas da Judéia. Palavra da Salvação. 

 

Reflexão – “o toque de Jesus”

Jesus foi enviado pelo Pai para nos dar vida plena e tem competência para nos tirar das diversas situações que nos paralisam, mesmo que estejamos à beira da morte. A qualquer momento e em qualquer circunstância da nossa vida Ele tem poder para nos curar e nos tirar da impotência. Neste Evangelho Jesus nos dá prova disso quando cura a sogra de Pedro que, embora já tivesse idade bem avançada, foi sarada da sua enfermidade e, na mesma hora se pôs à disposição para servir a Ele e aos seus discípulos. Portanto, isto comprova que a cura que Jesus faz em nós, nos desinstala e nos tira da acomodação. As doenças e os males que nos atingem na maioria das vezes provêm da nossa alma necessitada do toque de Jesus, da ação e orientação da sua Palavra. Por isso, as multidões O procuravam e não queriam largá-Lo.  Jesus se enchia de compaixão por aquele povo necessitado, no entanto, Ele não se detinha no mesmo lugar, pois, sabia que a cada passo encontraria alguém necessitado de cura e salvação.  Hoje também, Jesus continua nos curando e nos libertando, mas deseja que tenhamos atitudes de pessoas livres, que não ambicionem possuir tudo para si, mas se proponham a ajudar o próximo a viverem a vida nova em Cristo. Somos curados, para amar e servir a Deus aqui na terra em favor de todos que são necessitados de libertação. A Boa Nova do Reino que Jesus anunciou aqui na terra é a Boa Notícia que nós devemos transmitir a todos: “Jesus, o filho de Deus, está muito perto de nós. Mora no nosso coração e nos quer curar de todos os males, hoje, como antes”. 

- Você já teve alguma experiência de cura ou de libertação pelo toque o Amor de Deus?  

 - Você tem saído do seu lugar em busca de alguém que precisa sentir também esse Amor? 

- Existe alguém que você conhece e está muito doente? Você acha que Jesus também pode curá-lo?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: