quarta-feira, 11 de agosto de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

11 DE AGOSTO DE 2021

 

4ª. FEIRA DA DÉCIMA NONA SEMANA DO

 

TEMPO COMUM

 

Cor Verde

 

 

1ª. Leitura – Dt 34, 1-12

 

Leitura do Livro do Deuteronômio 34,1-12


Naqueles dias: 1Moisés subiu das estepes de Moab ao monte Nebo,
ao cume do Fasga que está defronte de Jericó. E o Senhor mostrou-lhe todo o país, desde Galaad até Dã, 2o território de Neftali, a terra de Efraim e Manassés, toda a terra de Judá até ao mar ocidental, 3o Negueb e a região do vale de Jericó, cidade das palmeiras, até Segor. 4O Senhor lhe disse: 'Eis aí a terra pela qual jurei a Abraão, Isaac e Jacó, dizendo: Eu a darei à tua  descendência. Tu a viste com teus olhos, mas nela não entrarás'.
5E Moisés, servo do Senhor, morreu ali, na terra de Moab,
conforme a vontade do Senhor. 6E ele o sepultou no vale, na terra de Moab, defronte de Bet-Fegor. E ninguém sabe até hoje onde fica a sua sepultura. 7Ao morrer, Moisés tinha cento e vinte anos.
Sua vista não tinha enfraquecido, nem seu vigor se tinha esmorecido. 8Os filhos de Israel choraram Moisés nas estepes de Moab, durante trinta dias, até que terminou o luto por Moisés.
9Josué filho de Nun estava cheio do espírito de sabedoria, porque Moisés lhe tinha imposto as mãos. E os filhos de Israel lhe  obedeceram e agiram, como o Senhor tinha ordenado a Moisés.
10Em Israel nunca mais surgiu um profeta como Moisés, a quem o Senhor conhecesse face a face, 11nem quanto aos sinais e prodígios que o Senhor lhe mandou fazer na terra do Egito,
contra o Faraó, os seus servidores e todo o seu país, 12nem quanto à mão poderosa e a tantos e tão terríveis prodígios,
que Moisés fez à vista de todo Israel. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “o tempo é de Deus”

À Moisés que havia lutado para chegar à terra prometida o Senhor concedeu apenas enxergar de longe aquela Terra. Josué foi ungido e ficou cheio do espírito de sabedoria para continuar a sua missão. O plano de Deus para nós é perfeito e Ele nos usa enquanto precisa de nós, por isso, devemos nos manter dispostos a ser substituídos e ainda mais, abençoar aqueles (as) que tomarão o nosso lugar. Precisamos nós também estar conscientes de que somente Deus conhece tudo que é bom para nós e assim, obedecer e lutar pelo projeto que Ele nos entrega para realizar. Quando chegar na hora final Ele saberá quem vai continuar. Esta reflexão nós precisamos fazê-la também em vista do tempo em que passamos aqui na terra fazendo projetos de vida. Temos os nossos anseios e almejamos conquistá-los, pedimos a ajuda do Senhor, no entanto, muitas vezes nós também não vamos ver concretizados aqui na terra os planos com os quais sonhamos. Deus, porém, nos convida a confiar em que tudo irá acontecer um dia, e mesmo, que não cheguemos a tocar nós podemos já antever o que ocorrerá na vida dos nossos filhos, das gerações que vierem e, disso também teremos ciência, mesmo que já não estejamos mais aqui na terra. Em Deus nós temos conhecimento dos mistérios da nossa vida e o céu é a realização de todas as nossas aspirações. Haverá um dia em que não precisaremos perguntar mais nada, pois tudo nos será revelado. – Você acredita que todos os seus sonhos serão realizados? – Você os tem colocado nas mãos de Deus? – Você sabia que a vida eterna junto de Deus é a realização de todos os anseios da sua alma? – Pense nisto!

 

Salmo 65,1-3a. 5.16-17 (R. Cf. 20a.9a)

 

R. Bendito seja o Senhor Deus que me escutou, é ele que dá vida à nossa vida

1Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira,*
2cantai salmos a seu nome glorioso,
dai a Deus a mais sublime louvação!*
3aDizei a Deus: 'Como são grandes vossas obras! R.

5Vinde ver todas as obras do Senhor:*
seus prodígios estupendos entre os homens!
16Todos vós que a Deus temeis, vinde escutar:*
vou contar-vos todo bem que ele me fez!
17Quando a ele o meu grito se elevou, *
já havia gratidão em minha boca!R.

 

Reflexão - Louvar a Deus é um  bem que já está inserido  na nossa predestinação aqui na terra como no céu. Somos filhos e filhas de Deus e enquanto caminhamos aqui na terra nós aprendemos a   contemplar todas as Suas obras  e louvá-Lo pelos Seus feitos grandiosos. Um dia, no céu, será esta também a nossa maior alegria, pois o louvor e a gratidão a Deus são atributos inerentes a essência da nossa alma.

 

Evangelho – Mt 18, 15-20

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 18,15-20


Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 15Se o teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, mas em particular, à sós contigo!
Se ele te ouvir, tu ganhaste o teu irmão. 16Se ele não te ouvir,
toma contigo mais uma ou duas pessoas, para que toda a questão seja decidida sob a palavra de duas ou três testemunhas. 17Se ele não vos der ouvido, dize-o à Igreja. Se nem mesmo à Igreja ele ouvir, seja tratado como se fosse um pagão ou um pecador público. 18Em verdade vos digo, tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu. 19De novo, eu vos digo: se dois de vós estiverem de acordo na terra sobre qualquer coisa que quiserem pedir, isto vos será concedido por meu Pai que está nos céus. 20Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome eu estou ali, no meio deles. 'Palavra da Salvação.

 

Reflexão - “Não podemos separar o céu da terra”

O maior desejo do Pai é que vivamos em harmonia com os nossos irmãos, por isso neste Evangelho Jesus nos ensina a administrar os nossos relacionamentos e nos exorta para que tenhamos coerência nas nossas reações e atitudes quando formos ofendidos. Nunca poderemos condenar alguém somente pelas aparências, sem ter um entendimento pessoal, particular com ele. Com efeito, Jesus nos ensina a nos reunir em Seu Nome e dialogar a fim de corrigir e admoestar às pessoas quando estas estão erradas.   Enquanto não tivermos a consciência dos motivos que as levaram a tomar alguma atitude nós não poderemos desistir de exortá-las. Mesmo que não consigamos resultados na primeira conversa, Jesus nos abre os olhos para que peçamos ajuda a outras pessoas da família, da comunidade ou da Igreja.  O objetivo será sempre o de ganharmos a amizade e ajudarmos e edificar o reino dos céus aqui na terra.  Jesus nos orienta a ir às últimas consequências, e se ainda não nos ouvirem, estaremos isentos da culpa e eles tornar-se-ão pecadores públicos. Jesus nos dá a garantia de que quando nos reunimos em Seu Nome com o mesmo objetivo, tudo o que pedirmos ao Pai nos será concedido e Ele mesmo estará no meio de nós. Somos colaboradores da sua obra para ajudar a quem está necessitado de salvação e as nossas ações e resoluções aqui na terra repercutirão no céu. Por isso, precisamos ter muito cuidado com o que nós “ligamos ou desligamos” aqui, pois o céu toma conhecimento. O que fizermos de bom ou de ruim aqui na terra está feito para o céu. Não podemos separar o céu da terra, pois um é o eco do outro.  Todavia, enquanto estamos aqui na terra nós construímos a nossa morada no céu. 

Você tem tido paciência com os erros dos seus (as) irmãos (ãs)? 

– Como você acha que está a sua situação no céu em relação ao que tem vivido na terra? 

– Qual é a primeira regra para os nossos relacionamentos?

 -  Você costuma se reunir com os seus (as) amigos(as) para pedir alguma coisa em Nome de Jesus? 

Qual é o resultado dessa experiência?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

 

Nenhum comentário: