sexta-feira, 6 de agosto de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

6 DE AGOSTO DE 2021

 

6ª. FEIRA TRANSFIGURAÇÃO DO SENHOR

 

Cor branco

 

1ª. Leitura – Dn 7, 9-10.13-14

 

Leitura da Profecia de Daniel 7,9-10.13-14

9Eu continuava olhando até que foram colocados uns tronos,
e um Ancião de muitos dias aí tomou lugar. Sua veste era branca como neve e os cabelos da cabeça, como lã pura; seu trono eram chamas de fogo, e as rodas do trono, como fogo em brasa.
10Derramava-se aí um rio de fogo que nascia diante dele;
serviam-no milhares de milhares, e milhões de milhões assistiam-no ao trono; foi instalado o tribunal e os livros foram abertos.
13Continuei insistindo na visão noturna, e eis que, entre as nuvens do céu, vinha um como filho de homem, aproximando-se do Ancião de muitos dias, e foi conduzido à sua presença. 14Foram-lhe dados poder, glória e realeza, e todos os povos, nações e línguas o serviam: seu poder é um poder eterno que não lhe será tirado,
e seu reino, um reino que não se dissolverá. Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “a beleza do céu”    

A realeza e o poder de Jesus Cristo são descritos aqui segundo a visão de Daniel pela qual podemos contemplar a glória e a majestade de Deus diante das nações. Jesus Cristo, o “filho de homem”, aparece aqui como figura central desta visualização que define para nós a supremacia e o poder de Cristo, Salvador e Senhor de todas as nações, glorificado nos céus ao lado de Deus Pai. Esta visão é interior e pode ser também vivida por nós, por meio do Espírito Santo que nos dá a percepção das coisas espirituais.   Podemos também perceber os mistérios de Deus pelo significado de “Tronos, ancião de muitos dias, veste branca, cabelos como lã, chamas de fogo, rios de fogo”, elementos que identificam a beleza do céu. A glória de Deus, então, se manifesta na nossa vida numa dimensão sobrenatural que transcende à nossa inteligência humana e o nosso raciocínio.  O reino dos céus acontece dentro do nosso coração. Olhando para dentro de nós mesmos (as) também poderemos contemplar esses mistérios e experimentar desde já a visão beatífica do céu, onde Jesus é o Senhor que está sentado à direita do Pai e nos faz também permanecer Nele, participando da Sua glória. Contudo, só poderemos nos apossar desse clima, todo diferente e espiritual, se nos abandonarmos completamente às sugestões do Espírito Santo de Deus nos desprendendo de todo raciocínio lógico. Assim sendo, pela fé, nós nos apossamos das promessas do Pai de que um dia também estaremos com Ele no reino que nunca se dissolverá.   Refletir sobre este cenário é, de alguma forma, trazer o céu para a terra e já antecipadamente alegrar-se com a visão feliz da eternidade, onde Cristo ressuscitado vive e reina para sempre.  – Você acredita que já participa da glória do céu, onde Jesus está assentado? – Que simbolismos têm para você estas figuras de que Daniel fala: ancião, trono, veste branca, chamas, fogo, tribunal, livros abertos? – Reflita sobre isso!

 

Salmo 96(97),1-2.5-6.9 (R. 1a.9a)

 

R. Deus é Rei, é o Altíssimo, muito acima do universo.

1Deus é Rei! Exulte a terra de alegria, *
e as ilhas numerosas rejubilem!
2Treva e nuvem o rodeiam no seu trono, *
que se apóia na justiça e no direito.R.

5As montanhas se derretem como cera *
ante a face do Senhor de toda a terra;
6e assim proclama o céu sua justiça, *
todos os povos podem ver a sua glória.R.

9Porque vós sois o Altíssimo, Senhor,
muito acima do universo que criastes, *
e de muito superais todos os deuses.R.

 

Reflexão - O salmista nos convida a exultar de alegria pela realeza do nosso Deus que tem poder sobre toda a terra. Ante a face do Senhor todos os povos se curvam e até as montanhas se derretem numa comprovação de que o Senhor, nosso Criador é o Rei Altíssimo. Ele se apoia na justiça e no direito, por isso todos os povos podem ver a sua glória. Deus não discrimina ninguém e todos nós somos capazes de, desde já, experimentar Sua Majestade e a Sua glória, manifestadas dentro do nosso coração.

 

 

2ª Leitura - 2Pd 1,16-19


Leitura da Segunda Carta de São Pedro 1,16-19

Caríssimos: 16Não foi seguindo fábulas habilmente inventadas
que vos demos a conhecer o poder e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, mas sim, por termos sido testemunhas oculares da sua majestade. 17Efetivamente, ele recebeu honra e glória da parte de Deus Pai, quando do seio da esplêndida glória se fez ouvir aquela voz que dizia: "Este é o meu Filho bem-amado, no qual ponho o meu bem-querer". 18Esta voz, nós a ouvimos, vinda do céu, quando estávamos com ele no monte santo. 19E assim se nos tornou ainda mais firme a palavra da profecia, que fazeis bem em ter diante dos olhos, como lâmpada que brilha em lugar escuro,
até clarear o dia e levantar-se a estrela da manhã em vossos corações. Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “a voz do Pai no coração”

Este é o meu Filho bem-amado, no qual ponho o meu bem querer”. Reportando-se ao episódio da Transfiguração São Pedro dá o testemunho da honra e glória que Jesus recebeu quando, no Monte Tabor, a voz do Pai se fez ouvir. São Pedro, então, afirma que a voz do Pai vinda do céu fez com que se tornasse mais firme a palavra dessa profecia. Nós também, podemos escutar a voz do Pai no nosso coração e ser testemunhas do Seu grande amor por cada um de nós que fomos adotados pelo Seu Filho Jesus. No nosso Batismo, a voz do Pai também se fez ouvir e no nosso coração ficou impressa a nossa filiação divina. Que esta certeza nos faça caminhar cada vez mais convictos de que estamos aqui a caminho do céu para que um dia também sejamos glorificados.  – Você já é capaz de perceber a Voz do Pai que fala no seu coração? – Você se sente realmente filho (a) amado (a) do Pai? – Será que você já está aproveitando a herança de ser filho e não mais criatura?

 

Evangelho - Mc 9,2-10

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 9,2-10

Naquele tempo: 2Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, e os levou sozinhos a um lugar à parte sobre uma alta montanha. E transfigurou-se diante deles. 3Suas roupas ficaram brilhantes e tão brancas como nenhuma lavadeira sobre a terra poderia alvejar.
4Apareceram-lhe Elias e Moisés, e estavam conversando com Jesus. 5Então Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: 'Mestre, é bom ficarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias.' 6Pedro não sabia o que dizer,
pois estavam todos com muito medo. 7Então desceu uma nuvem e os encobriu com sua sombra. E da nuvem saiu uma voz:
'Este é o meu Filho amado. Escutai o que ele diz!' 8E, de repente, olhando em volta, não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus com eles. 9Ao descerem da montanha, Jesus ordenou que não contassem a ninguém o que tinham visto, até que o Filho do Homem tivesse ressuscitado dos mortos. 10Eles observaram esta ordem, mas comentavam entre si o que queria dizer 'ressuscitar dos mortos'. Palavra da Salvação.

 

Reflexão - “A intimidade com o Pai muda a nossa aparência.

Ao se transfigurar diante de Pedro, Tiago e João, Jesus deu a eles oportunidade única de contemplarem a beleza do céu e ouvir a voz do próprio Pai que lhes apontava o Seu Filho amado. O relato da transfiguração de Jesus nos leva a deduzir que também somos convidados e escolhidos por Jesus para segui-Lo a um lugar à parte na montanha para ter uma experiência da glória do céu escutando o que Ele nos diz. As roupas brilhantes e brancas de Jesus representam a veste e a glória que Deus Pai quer destinar a todos nós os Seus filhos muito amados. Pedro, Tiago e João, somos cada um de nós a quem Jesus também escolhe para ter com Ele uma experiência com o Amor do Pai pelo poder do Espírito Santo. Jesus transfigurado nos dá também o entendimento de que Deus nos prepara no Tabor, isto é, na oração e no recolhimento para que possamos depois descer do monte e enfrentar a luta da vida de uma maneira toda nova. Mesmo sendo homens e mulheres pecadores nós podemos ser transformados e ter a nossa alma e o nosso corpo purificados pelo poder do Espírito Santo. A intimidade com o Pai muda a nossa aparência. Na oração nós temos contato com o Pai e recebemos Dele as instruções para enfrentar os desafios da nossa vida.  E é pela oração que podemos ter um conhecimento real de Deus e manter com Ele um diálogo como fez Jesus com Moisés e Elias. Subir a montanha é elevar o coração a Deus. Quando nós nos retiramos para um momento de oração o Pai também nos fala e revela algo sobre Jesus: “Esse é o meu filho amado,....Escutai-o!  Na oração, nós obedecemos ao Pai e escutamos a Jesus. 

– Você já subiu com Jesus ao Monte Tabor?

 – A sua oração pessoal o tem ajudado a se transfigurar diante de Jesus ou ver Jesus transfigurado diante de você? 

– Qual será a diferença entre as duas situações?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

 

Nenhum comentário: