sexta-feira, 30 de julho de 2021

SANTO DO DIA - SÃO PEDRO CRISÓLOGO

 O santo deste dia nasceu em Ímola, na Itália, no ano de 380. Ele aproveitou sua vida gastando-se totalmente pelo Evangelho, a ponto de ser reconhecido pela Igreja como Doutor da Igreja (isso se deu em 1729 pelo Papa Bento XIII).

Seus pais eram cristãos, foi educado na fé e cedo ordenado diácono. São Pedro Crisólogo tinha este nome por ter se destacado, principalmente, pelo dom da pregação – Crisólogo significa ‘O homem da palavra de ouro’ (este cognome lhe foi dado a partir do séc IX).

Diante da morte do bispo de Ravena, o escolhido para substituí-lo foi Pedro, que, neste tempo, vivia num convento, onde queria se oferecer como vítima no silêncio, mas os planos do Senhor fizeram dele bispo. No ano de 433, tornou-se o primeiro bispo ocidental a ocupar essa diocese, sendo consagrado pessoalmente pelo papa Xisto III.

Pastor prudente e zeloso da Igreja, usou do dom da pregação como instrumento do Espírito para a conversão de pagãos, hereges e cristãos indiferentes na vivência da própria fé.

São Pedro Crisólogo, com o seu testemunho de santidade, conhecimento das ciências teológicas e dom de comunicação, venceu a heresia do Monofisismo, a qual afirmava Jesus ter apenas uma só natureza, e não a misteriosa união da natureza divina e humana como o próprio nos revelou.

Um homem que tinha o pecado no coração, porém, Pedro lutou com as armas da oração, jejum e mortificações para assim desfrutar e transmitir pela Palavra o tesouro da graça, isso até entrar na Glória Celeste em 450.

São Pedro Crisólogo, rogai por nós!

Fonte: Canção Nova Notícias

Nenhum comentário: