sábado, 31 de julho de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

31 DE JULHO DE 2021

 

SÁBADO DA DÉCIMA SÉTIMA SEMANA DO

 

TEMPO COMUM

 

Cor Verde

 

1ª. Leitura – Lv 25, 1.8-17

 

Leitura do Livro do Levítico 25,1.8-17


1O Senhor falou a Moisés no monte Sinai, dizendo: 8'Contarás sete semanas de anos, ou seja, sete vezes sete anos, o que dará quarenta e nove anos. 9Então farás soar a trombeta no décimo dia do sétimo mês. No dia da Expiação fareis soar a trombeta por todo o país. 10Declarareis santo o quinquagésimo ano e proclamareis a libertação para todos os habitantes do país: será para vós um jubileu. Cada um de vós poderá retornar à sua propriedade e voltar para a sua família. 11O quinquagésimo ano será para vós um ano de jubileu: não semeareis, nem colhereis o que a terra produzir espontaneamente, nem colhereis as uvas da vinha não podada; 12pois é um ano de jubileu, sagrado para vós, mas podereis comer o que produziram os campos não cultivados.
13Nesse ano de jubileu cada um poderá retornar à sua propriedade. 14Se venderes ao teu conterrâneo, ou dele comprares alguma coisa, que ninguém explore o seu irmão;
15de acordo com o número de anos decorridos após o jubileu,
o teu conterrâneo fixará para ti o preço de compra, e de acordo com os anos de colheita, ele fixará o preço de venda. 16Quanto maior o número de anos que restarem após o jubileu, tanto maior será o preço da terra; quanto menor o número de anos, tanto menor será o seu preço, pois ele te vende de acordo com o número de colheitas. 17Não vos leseis uns aos outros entre irmãos, mas temei o vosso Deus. Eu sou o Senhor, vosso Deus. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “Jesus Cristo é o nosso Jubileu

 Para ilustrar: No princípio, Deus colocou o ser humano com domínio sobre todas as obras das suas mãos.  Quando veio o pecado, tudo isso mudou, e o ser humano tornou-se escravo, ganhando a vida com o suor do rosto. Mas Deus deu uma promessa de restauração, de vitória sobre Satanás (Rm 16:20). Jesus Cristo é o nosso Jubileu. Nele há liberdade, vida  e restauração, (Sl 102:19-20). Jesus  veio e nos libertou,  pagou as nossas dívidas. Este foi o propósito da Sua vinda, e este é o poder da Sua ressurreição.O ano jubilar fazia parte das instruções do Senhor para o Seu povo no Antigo Testamento. Hoje nós já temos consciência de que  fomos perdoados e restaurados e elevados à condição de filhos de Deus pela Morte e Ressurreição de Jesus. E se cremos em Jesus e Nele fomos batizados nós somos chamados a viver conformados a Ele e a imitá-Lo nas atitudes e ações. Por isso, o Senhor quer nos acordar e lembrar que todo dia da nossa vida é dia de perdão, de libertação, oportunidade para voltar atrás nas nossas transgressões, dia de conversão.   “Não vos leseis uns aos outros entre irmãos, mas temei o vosso Deus. Eu sou o Senhor, vosso Deus”. A trombeta já soou e você, crê que Jesus já garantiu para si o dia da salvação? - Como você tem se portado com aqueles que necessitam da sua misericórdia e do seu perdão? - Existe alguém que você ainda não perdoou a quem acha que lhe deve muita coisa? – Aproveite para perdoar-lhe a dívida!

 

Salmo 66, 2-3. 5. 7-8 (R. 4)

 

R. Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, que todas as nações vos glorifiquem.

2Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção, *
e sua face resplandeça sobre nós!
3Que na terra se conheça o seu caminho *
e a sua salvação por entre os povos.R.

5Exulte de alegria a terra inteira, *
pois julgais o universo com justiça;
os povos governais com retidão, *
e guiais, em toda a terra, as nações.R.

7A terra produziu sua colheita: *
o Senhor e nosso Deus nos abençoa.
8Que o Senhor e nosso Deus nos abençoe, *
e o respeitem os confins de toda a terra! R.

 

Reflexão - Com a bênção e a graça do Senhor nós podemos caminhar aqui na terra sob o Seu olhar cuidadoso. O Senhor conhece o  coração  de todos, por isso mesmo é que ele nos governa com retidão e nos julga com justiça. Acolhendo  as suas bênçãos nós podemos produzir frutos de santidade que serão colhidos no dia em que o Senhor nos convocar. Enquanto isto, façamos com que todas as nações do mundo O glorifiquem e O respeitem.

 

Evangelho – Mt 14, 1-12

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 14,1-12


1Naquele tempo, a fama de Jesus chegou aos ouvidos do governador Herodes.  2Ele disse a seus servidores: 'É João Batista, que ressuscitou dos mortos; e, por isso, os poderes miraculosos atuam nele.'  3De fato, Herodes tinha mandado prender João, amarrá-lo e colocá-lo na prisão, por causa de Herdades, a mulher de seu irmão Filipe.  4Pois João tinha dito a Herodes: 'Não te é permitido tê-la como esposa.'  5Herodes queria matar João, mas tinha medo do povo, que o considerava como profeta.  6Por ocasião do aniversário de Herodes, a filha de Herdades dançou diante de todos, e agradou tanto a Herodes  7que ele prometeu, com juramento, dar a ela tudo o que pedisse.  8Instigada pela mãe, ela disse: 'Dá-me aqui, num prato, a cabeça de João Batista.' 9O rei ficou triste, mas, por causa do juramento diante dos convidados, ordenou que atendessem o pedido dela.  10E mandou cortar a cabeça de João, no cárcere.  11Depois a cabeça foi trazida num prato, entregue à moça e esta a levou para a sua mãe.  12Os discípulos de João foram buscar o corpo e o enterraram. Depois foram contar tudo a Jesus. Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “a quem queremos “agradar?”

O profeta nunca se omite e vai às últimas consequências, até morrer, para cumprir com a sua missão.  João Batista foi decapitado por falar a verdade quando advertiu a Herodes que não lhe era permitido ter como esposa a mulher do seu irmão. Incomodado por isso, Herodes desejava matar João Batista até que a ocasião surgiu e ele, como justificativa para o seu intento e para satisfazer os caprichos da sua enteada mandou decapitá-lo. Nós todos também somos chamados a ser profetas, com o encargo de exortar, admoestar, animar e consolar as pessoas. Não podemos nos omitir embora corramos os riscos que a verdade acarreta. A verdade nos incomoda em todos os sentidos! Não queremos admiti-la quando ela nos coloca em xeque mate e não temos alternativas para nos defender e quando ela vem como uma luz revelando os nossos crimes, nós tentamos confundi-la. Jesus veio nos revelar a verdade do Pai para que nós também pudéssemos vivenciá-la e abrir os olhos das pessoas com as quais convivemos.  Muitas vezes, no entanto, nós também nos tornamos como Herodes quando prometemos a alguém aquilo que não nos é permitido oferecer e por causa das nossas promessas aos homens esquecemos a promessa que fazemos a Deus de amar-nos uns aos outros e partilhar com eles a vida.  Quantas vezes também nós procedemos mal para satisfazer a alguém a quem queremos “agradar”! Pedem-nos a cabeça de uma pessoa e nós impiedosamente não medimos as consequências e a difamamos, azendo intrigas contra ela, levantando falso testemunho, suspeitando e com isso, nós conseguimos matar o corpo, mas nada podemos fazer com a alma. Deus é o Senhor de todos e só Ele pode nos julgar com justiça de acordo com as nossas ações.

 - Você tem medo da verdade?

– Ela o (a) incomoda quando revela algo que faz de errado?

 -  Você já entregou a “cabeça” de alguém em troca dos seus interesses?

 – Como você se sente em relação a isto? 

-  Do que você será capaz de fazer para conseguir os seus intentos?

 – Você teme mais a Deus ou aos homens?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

Nenhum comentário: