terça-feira, 22 de junho de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

22 DE JUNHO DE 2021

 

3ª. FEIRA DA DÉCIMA SEGUNDA SEMANA DO

 

TEMPO CMUM

 

Cor Verde

 

1ª Leitura - Gn 13,2.5-18

 

Leitura do Livro do Gênesis 13,2.5-18

2Abrão era muito rico em rebanhos, prata e ouro. 5Ló, que acompanhava Abrão, também tinha ovelhas, gado e tendas. 
6A região já não bastava para os dois, pois seus rebanhos eram demasiado numerosos, para poderem morar juntos. 7Surgiram discórdias entre os pastores que cuidavam da criação de Abrão, e os pastores de Ló. Naquele tempo, os cananeus e os fereseus ainda habitavam naquela terra. 8Abrão disse a Ló: 
'Não deve haver discórdia entre nós e entre os nossos pastores, 
pois somos irmãos. 9Estás vendo toda esta terra diante de ti? 
Pois bem, peço-te, separa-te de mim. Se fores para a esquerda, eu irei para a direita; Se fores para a direita, eu irei para a esquerda'. 10Levantando os olhos, Ló viu que toda a região em torno do Jordão era por toda a parte irrigada - isso antes que o Senhor destruísse Sodoma e Gomorra -, era como um jardim do Senhor e como o Egito, até a altura de Segor. 11Ló escolheu, então, para si a região em torno do Jordão, e foi para oriente. 
Foi assim que os dois se separaram um do outro. 12Abrão habitou na terra de Canaã, enquanto que Ló se estabeleceu nas cidades próximas do Jordão, e armou suas tendas até Sodoma. 
13Ora, os habitantes de Sodoma eram péssimos, e grandes pecadores diante do Senhor. 14E o Senhor disse a Abrão, 
depois que Ló se separou dele: 'Ergue os olhos e, do lugar onde estás, olha para o norte e para o sul, para o oriente e para o ocidente: 15toda essa terra que estás vendo, eu a darei 
a ti e à tua descendência para sempre. 16Tornarei tua descendência tão numerosa como o pó da terra. 
Se alguém puder contar os grãos do pó da terra, então poderá contar a tua descendência. 17Levanta-te e percorre este país de ponta a ponta, porque é a ti que o darei. 18Tendo desarmado suas tendas, Abrão foi morar junto ao Carvalho de Mambré, que está em Hebron, e ali construiu um altar ao Senhor. 
Palavra do Senhor. 

 

Reflexão - "quando a separação se faz necessária"

Neste relato nós percebemos uma maneira muito eficaz para superar as diferenças que existem entre nós e as pessoas da nossa convivência. Evitando discórdias com o seu sobrinho Lot e os pastores que cuidavam dos seus rebanhos, Abrão não se importou em colocar à disposição dele a terra que o Senhor lhe concedera e lhe propôs a separação. Com ele nós aprendemos que é melhor que cedamos para o outro uma parte do que nos foi dado, do que, apossados de tudo vivamos em desarmonia e litígio com as pessoas a quem mais amamos. Às vezes nós insistimos em querer mudar as pessoas que convivem conosco e tentamos que elas tenham o mesmo pensamento que nós e lutamos para que permaneçamos juntos no mesmo ideal, tendo os mesmos objetivos, no entanto, surgem os conflitos de opiniões, as divergências que terminam em litígio e separação dolorosa.   A cada um de nós está reservado um “espaço” para que possamos realizar a nossa missão dentro do plano de Deus. Recebemos de Deus, os dons, os bens e os talentos, armas necessárias para que ponhamos em prática o grande desafio da nossa vida que é o bom relacionamento entre nós e os nossos irmãos e irmãs.  Cada um de nós tem em si as riquezas pertinentes ao seu modo de ser e, por isso, devemos respeitar o pensamento e as opiniões uns dos outros. Além do mais dentro do plano de Deus cada um tem o seu lugar, a sua terra e o seu próprio quinhão. Viver em harmonia e em paz dentro da nossa realidade é o que o Senhor deseja para nós.  Assim também, nós devemos fazer, pois como diz a palavra: "Não deve haver discórdia entre nós e entre os nossos pastores, pois somos irmãos!" - Como é a sua relação com as pessoas que convivem consigo? - Você insiste em querer mudá-las para que se adaptem ao seu modo de pensar e continuem convivendo? - Você é uma pessoa possessiva, ciumenta? - Você sabe repartir com o outro em função de um bom relacionamento"?

 

Salmo - Sl 14, 2-3ab. 3cd-4ab. 5 (R. 1b)

R. Senhor, quem morará em vosso Monte Santo?


2É aquele que caminha sem pecado* 
e pratica a justiça fielmente; 
3aque pensa a verdade no seu íntimo * 
3be não solta em calúnias sua língua.R. 

3cQue em nada prejudica o seu irmão,* 
3dnem cobre de insultos seu vizinho; 
4aque não dá valor algum ao homem ímpio,* 
4bmas honra os que respeitam o Senhor.R. 

5não empresta o seu dinheiro com usura, 
nem se deixa subornar contra o inocente.* 
Jamais vacilará quem vive assim!R. 

 

Reflexão - O salmista descreve as características dos que habitam na casa do Senhor: “quem em nada prejudica o seu irmão; quem não empresta o seu dinheiro com usura, mas honra os que respeitam o Senhor e não se deixa subornar contra o inocente." O desejo da nossa alma é morar no monte santo do Senhor, por isso nós buscamos a santidade e a justiça de Deus.  Porém, é nos nossos relacionamentos que nós demonstramos se estamos à procura do monte santo de Deus.   Se, assim estivermos vivendo jamais vacilaremos, estamos no caminho certo.

 

Evangelho - Mt 7,6.12-14

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo Segundo São Mateus 7,6.12-14

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 6Não deis aos cães as coisas santas, nem atireis vossas pérolas aos porcos; para que eles não as pisem com os pés e, voltando-se contra vós, vos despedacem. 12Tudo quanto quereis que os outros vos façam, 
fazei também a eles. Nisto consiste a Lei e os Profetas. 
13Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso é o caminho que leva à perdição, e muitos são os que entram por ele! 
14Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida! 
E são poucos os que o encontram! Palavra da Salvação. 

 

Reflexão - "a porta estreita e a porta larga"

A Palavra de Deus é um tesouro e ao mesmo tempo uma arma que Deus coloca a nosso favor, para que possamos enfrentar as diversas situações da nossa vida. Precisamos sempre estar fundamentados nos Seus ensinamentos para vivermos em harmonia com Deus e os irmãos. Algumas pessoas confundem os ensinamentos do Evangelho e vulgarizam a Palavra de Deus de acordo com as suas conveniências. Neste Evangelho Jesus nos ensina a ter coerência nas nossas atitudes para não desperdiçar o bem precioso que temos nas mãos. Somos cristãos, carregamos em nós a riqueza do Espírito Santo que nos dá dons preciosos para nossa caminhada, por isso, não devemos nos expor às investidas da mentalidade mundana sem estarmos preparados.  Muitas vezes nós banalizamos as coisas de Deus e perdemos o nosso precioso tempo discutindo e medindo forças com pessoas que não têm conhecimento de Deus e querem nos influenciar e destruir a nossa fé e a nossa esperança nas promessas divinas. Assim fazendo nós estamos dando aos porcos as nossas pérolas.  Precisamos, portanto, aproveitar bem a Palavra que o Senhor colocou à nossa disposição. Quando nós preservamos os ensinamentos do Evangelho nós aprendemos a desejar para o outro aquilo que desejaríamos também para nós.  As nossas atitudes com os nossos irmãos, as nossas ações diante dos apelos do mundo que nos acena com as coisas fáceis e ilusórias mostram se estamos realmente fazendo o itinerário do caminho que nos leva à vida. A porta estreita é a porta dos ensinamentos evangélicos, é a vivência do amor, é o amor vivido em atos concretos, difíceis de vivenciar, mas que nos levam à vida eterna.  A porta larga é o egoísmo, o querer só para si esquecendo que a Lei e os Profetas consistem em amar a Deus e ao próximo como a si mesmo. O homem que tem uma vida “fácil” perde-se também com facilidade, porque alimenta a sua alma somente com aquilo que dá prazer. Muitas vezes queremos seguir o caminho mais fácil, que nos custa menos, no entanto, é a estrada que nos leva a perdição. 

- Você costuma banalizar a Palavra de Deus dizendo que as coisas mudaram? 

- Você brinca com as coisas santas? 

- Você conta anedotas que vulgarizam as coisas santas?

- O que você faz quando as pessoas o (a) desestimulam, e questionam a ação de Deus na sua vida? 

– Você confia no Senhor mesmo quando todos à sua volta dizem o contrário?

 – Você costuma discutir as coisas de Deus com pessoas alheias ao assunto, querendo convencê-las? 


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

Nenhum comentário: