quarta-feira, 30 de junho de 2021

PAPA FRANCISCO NOMEIA BISPO PARA A DIOCESE VACANTE DE CAÇADOR (SC)




 O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 30 de junho, o padre Cleocir Bonetti, atual vigário geral da diocese de Erexim (RS), como bispo da vacante diocese de Caçador (SC). A diocese encontra-se vacante desde o dia 1º de junho de 2020, quando dom Severino Clasen foi nomeado como arcebispo metropolitano de Maringá (PR).

Biografia e trajetória religiosa

O monsenhor Cleocir nasceu em 7 de agosto de 1972, em São Valentim (RS), filho de Gilso Bonetti e Terezinha Matiaevicz Bonetti. Ingressou no seminário Nossa Senhora de Fátima, em Erechim (RS), para fazer sua formação propedêutica. Cursou filosofia, de 1991 a 1993, na Faculdade Imaculada Conceição (FAFIMC) e Teologia, de 1994 a 1997, no Instituto de Teologia e Pastoral (Itepa), Passo Fusso (RS). Possui pós graduação em Psicopedagogia pela Faculdade Conceição, de Viamão (RS) e mestrado em História da Igreja, pela Pontifícia Universidade Gregoriana, de Roma, concluído em 2008.

Foi ordenado diácono, em 4 de janeiro de 1998, na comunidade Nossa Senhora da Saúde – Vista Alegre, em São Valentim (RS). Sua ordenação presbiteral se deu em 6 de fevereiro de 1999, na matriz da paróquia São Valentim, em São Valentim (RS).

Em 1998, exerceu as funções de assistente, coordenador pedagógico e professor no seminário menor Nossa Senhora de Fátima, em Erechim (RS). Foi formador e professor no seminário menor Nossa Senhora de Fátima, em Erechim, de 1999 a 2001, vigário paroquial da paróquia São Cristovão, na mesma cidade, de 2002 a agosto de 2005. Também assumiu a formação dos teólogos, em Passo Fundo, em 2009 e a formação de teólogos e filósofos, em Passo Fundo (RS).

Foi paroco na paróquia Nossa Senhora do Rosário de Barão de Cotegipe, em 2014, e exerceu a mesma função na paróquia São Tiago de Aratiba tendo sido também diretor da rádio Aratiba, em 2015. Desde 2016, atua como vigário geral da diocese de Erexim, onde também exerce a função de coordenador da cúria diocesana.

O monsenhor também possui experiência de atuação como professor no Instituto de Teologia e Pastoral de Passo Fundo, hoje Itepa Faculdades, professor do Curso de Servidores de comunidades da diocese de Erexim, professor do Curso de Teologia para leigos da Itepa Faculdades.

Foi representante do clero, do Regional Sul 3 da CNBB, representante do clero da diocese de Erexim. É membro da atual Presidência da Comissão Nacional dos Presbíteros (CNP), da Pastoral Presbiteral da diocese de Erexim. Também coordenou, na diocese, os ministros extraordinários da Comunhão Eucarística, foi membro do Conselho Econômico, do Colégio de Consultores, do Conselho de Presbíteros e capelão das Irmãs Franciscanas da Sagrada Família e do Lar Lar de Idosos de Erechim.

Saudação ao Monsenhor Cleocir Bonetti

 

Brasília-DF, 30 de junho de 2021

Estimado Monsenhor Cleocir Bonetti,

A Conferência Nacional dos Bispos Brasil (CNBB) recebe com alegria a sua nomeação como novo bispo da vacante diocese de Caçador (SC). Agradecemos ao Papa Francisco por mais esta nomeação que fortalecerá a presença da Igreja no regional Sul 4 da CNBB.

Transmitimos nossos votos de boas-vindas ao episcopado brasileiro recordando trechos da fala do Papa Francisco na Solenidade de São Pedro e São Paulo, dia 29 de junho último, ao se dirigir aos fieis da janela de seu escritório no Palácio Apostólico. O Santo Padre encorajou a seguir o testemunho de vida de Pedro e Paulo, pedindo-nos para nos “colocarmos em jogo”, com transparência, fazendo uma Igreja “mais próxima ao povo, profética e missionária”.

“As testemunhas não se perdem em palavras, mas dão fruto. Não se queixam dos outros e do mundo, mas começam por si próprias. Lembram-nos que Deus não deve ser demonstrado, mas mostrado; não anunciado com proclamações, mas testemunhado com o exemplo”, reforçou o Sumo Pontífice.

Desejamos que seu ministério como bispo da diocese de Caçador seja profícuo em bênçãos e frutos!

Em Cristo,

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB

Dom Mário Antônio da Silva
Bispo de Roraima (RR)
Segundo Vice-Presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB

Nenhum comentário: