domingo, 30 de maio de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

30 DE MAIO DE 2021

 

DOMINGO DA

 

SANTÍSSIMA TRINDADE

 

 Cor Branco

 

1ª. Leitura – Dt 4, 32-34.39-40

 

Leitura do Livro do Deuteronômio 4,32-34.39-40


Moisés falou ao povo dizendo: 32Interroga os tempos antigos que te precederam, desde o dia em que Deus criou o homem sobre a terra, e investiga de um extremo ao outro dos céus, se houve jamais um acontecimento tão grande, ou se ouviu algo semelhante. 33Existe, porventura, algum povo que tenha ouvido a voz de Deus falando-lhe do meio do fogo, como tu ouviste,
e tenha permanecido vivo?
34Ou terá jamais algum Deus vindo escolher para si um povo entre as nações, por meio de provações, de sinais e prodígios, por meio de combates, com mão forte e braço estendido, e por meio de grandes terrores, como tudo o que por ti o Senhor vosso Deus fez no Egito, diante de teus próprios olhos? 39Reconhece, pois, hoje, e grava-o em teu coração, que o Senhor é o Deus lá em cima do céu e cá embaixo na terra, e que não há outro além dele. 40Guarda suas leis e seus mandamentos
que hoje te prescrevo, para que sejas feliz, tu e teus filhos depois de ti, e vivas longos dias sobre a terra que o Senhor teu Deus te vai dar para sempre. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – para que sejas feliz, tu e teus filhos 

Se nos conscientizarmos de que tudo o quanto buscamos e ansiamos encontra-se à nossa disposição no celeiro que Deus Pai já providenciou para o nosso sustento, com certeza, nós já viveríamos, aqui na terra, a vida longa tão desejada por todos. Porque é um ser religioso o homem vive em busca de alguém que venha preencher o vazio espiritual que se manifesta dentro de si mesmo. No fundo, todos nós desejamos encontrar Aquele que nos criou, no entanto, às vezes nos atrapalhamos nesta busca e não reconhecemos que esse Alguém tão ansiado, na verdade, já se encontra vivo e atuante na nossa vida. A busca da felicidade e do prazer se mistura com o desejo que a nossa alma possui de deixar-se entregar ao Deus que nos criou. Portanto, as palavras que Moisés dirigiu ao povo de Israel quando os tirou do Egito com milagres e prodígios servem de alerta para nós que vivemos nesta busca de vida longa isto é, vida feliz, para nós e nossos filhos: “reconhece que o Senhor é o Deus lá em cima do céu e cá embaixo na terra”. “Guarda suas leis e mandamentos... para que sejas feliz, tu e teus filhos”. Se, portanto, nós percebermos a verdade de que já temos a prova concreta da presença de Deus no nosso meio e da eficácia dos Seus mandamentos, seremos felizes, nós e nossos filhos e receberemos a  herança  da vida eterna. O Deus que criou o céu, a terra e tudo o que neles há, é o mesmo que habita no nosso coração e tem parte constante na nossa existência. – Você tem tido provas da presença do Deus do céu aqui na terra?  – Você reconhece a presença do Deus Criador na sua vida? – Você tem os mandamentos da Lei de Deus como regras para a sua felicidade? – O que você espera deixar para as gerações que vierem depois? – Você louva o Senhor pela criação?

 

Salmo 32,4-5.6.9.18-19.20.22 (R.12b)

 

R. Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança.

4Reta é a palavra do Senhor,*
e tudo o que ele faz merece fé.
5Deus ama o direito e a justiça,*
transborda em toda a terra a sua graça.R.

6A palavra do Senhor criou os céus,*
e o sopro de seus lábios, as estrelas.
9Ele falou e toda a terra foi criada,*
ele ordenou e as coisas todas existiram.R.

18Mas o Senhor pousa o olhar sobre os que o temem,*
e que confiam esperando em seu amor,
19para da morte libertar as suas vidas *
e alimentá-los quando é tempo de penúria.R.

20No Senhor nós esperamos confiantes,*
porque ele é nosso auxílio e proteção!
22Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça,*
da mesma forma que em vós nós esperamos!R.

 

Reflexão - A palavra do Senhor criou os céus, a terra e todas as coisas que neles existem. O seu poder domina todo o universo, mas apesar de sermos apenas criaturas Suas, também podemos dizer como o salmista que o seu olhar pousa sobre nós para nos libertar e nos alimentar nos tempos de penúria.  O Senhor nos elevou a um grau de dignidade tal, que nos concede vida, pão e libertação. É Nele que esperamos com confiança, pois Ele é o nosso auxilio e proteção. Nós fomos escolhidos, por sua herança.

 

2ª. Leitura – Rom 8, 14-17

 

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos 8,14-17


Irmãos: 14Todos aqueles que se deixam conduzir pelo Espírito de
Deus são filhos de Deus.
15De fato, vós não recebestes um espírito de escravos, para recairdes no medo, mas recebestes um espírito de filhos adotivos, no qual todos nós clamamos: Abá - ó Pai!
16O próprio Espírito se une ao nosso espírito para nos atestar que somos filhos de Deus. 17E, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo; se realmente sofremos com ele, é para sermos também glorificados com ele. Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “filhos e herdeiros de Deus”

O próprio Espírito Santo que vive dentro de nós atesta e nos convence de que somos filhos de Deus. Se, nos deixarmos conduzir por Ele, teremos a certeza de que não somos mais apenas criaturas de Deus, mas Seus filhos e filhas, portanto, não precisaremos mais ser escravos do medo. Recebemos um espírito de adoção, em vista disso, somos livres para chamar a Deus de Aba, ó Pai! (papaizinho). São Paulo nos garante que o próprio Espírito se une ao nosso espírito para atestar que somos filhos de Deus e se somos filhos, obviamente somos também, herdeiros. A herança a que temos direito vale mais que todo o ouro do mundo, pois é a participação na glória de Deus e a vida eterna que nos foi concedida por Jesus Cristo. Jesus é o Filho único de Deus e nós somos adotados por Ele no poder do Espírito Santo. Portanto, a nossa filiação é trinitária. Somos filhos e filhas do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Todavia, nós precisamos também estar alertas, pois, se, o próprio Filho de Deus, Jesus Cristo, sofreu para depois ser glorificado, também não devemos nos apavorar quando passarmos por provas dignas de filhos do Pai e irmãos de Jesus Cristo. Só assim também seremos glorificados (as). São Paulo também nos esclarece: “Se realmente sofremos com ele, é para sermos também glorificados com ele”. Que possamos colocar a nossa existência sob a guarda do Espírito Santo e, assim, todas as coisas que nos acontecerem serão como bilhetes de passagem para a glória com Jesus, perto do Pai. – Você tem o Espírito Santo como condutor da sua vida? – Você está convencido (a) de que é, realmente, um filho, uma filha de Deus? – Você tem intimidade com o Pai o Filho e o Espírito Santo? – Para você o que é Santíssima Trindade?   – Você chama Deus de Aba (papaizinho)? 

 

Evangelho – Mt 28, 16-20

 

Conclusão do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 28,16-20


Naquele tempo: 16Os onze discípulos foram para a Galiléia,
ao monte que Jesus lhes tinha indicado.
17Quando viram Jesus, prostraram-se diante dele. Ainda assim alguns duvidaram. 18Então Jesus aproximou-se e falou: 'Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra. 19Portanto, ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, 20e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei!
Eis que eu estarei convosco todos os dias, até ao fim do mundo'. Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “em Nome da Santíssima Trindade”

Mesmo depois de Jesus ter ressuscitado e de ter se apresentado vivo e glorificado diante dos Seus discípulos, alguns ainda duvidaram. Isto, porém, não abalou a Jesus, pois Ele conhecia a  fraqueza humana, mas reconhecia que eles tinham um coração adorador e eram confiantes na Sua Palavra. Por isso, Jesus falou com autoridade para que eles continuassem aqui na terra a missão de formar discípulos dele e batizá-los no Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Este mandato é também para nós, hoje, herdeiros de Deus e discípulos de Jesus Cristo. Assim sendo, precisamos também assumir a Palavra do Evangelho com coragem e ousadia quando ele diz: “ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”.  Esta palavra de Jesus confirma a nossa missão de missionários do reino e, também, que somos enviados pela Santíssima Trindade, primeira comunidade, modelo de Unidade no Amor. A nossa missão é observar tudo o que Jesus nos ordenou e assim ensinar a todos aqueles (as) a quem nós encontrarmos. 

-  Você tem cumprido com o mandato de Jesus? 

– Para você o que significa ser discípulo de Jesus? 

- Para você qual é o significado da oração: Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo? 

– Você tem consciência do que é dizer ou fazer alguma coisa em Nome da Trindade? 


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 


Nenhum comentário: