quarta-feira, 31 de março de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

 

31 DE MARÇO DE 2021

 

QUARTA-FEIRA DA SEMANA SANTA

 

Cor: Roxo

1ª Leitura - Is 50,4-9a

 

Leitura do Livro do Profeta Isaías 50,4-9a

 

4O Senhor Deus deu-me língua adestrada, para que eu saiba dizer
palavras de conforto à pessoa abatida; ele me desperta cada manhã e me excita o ouvido, para prestar atenção como um discípulo. 5O Senhor abriu-me os ouvidos; não lhe resisti nem voltei atrás. 6Ofereci as costas para me baterem e as faces para me arrancarem a barba: não desviei o rosto de bofetões e cusparadas. 7Mas o Senhor Deus é meu Auxiliador, por isso não me deixei abater o ânimo, conservei o rosto impassível como pedra,
porque sei que não sairei humilhado. 8A meu lado está quem me justifica; alguém me fará objeções? Vejamos. Quem é meu adversário? Aproxime-se. 9aSim, o Senhor Deus é meu Auxiliador;
quem é que me vai condenar? Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “o Senhor Deus é o nosso Auxiliador”

Esta profecia de Isaías concretizou-se plenamente em Jesus Cristo o qual cumpriu integramente tudo quanto fora predito a seu respeito. Ele tinha plena consciência de que seria provado até a Morte, mas não se deixou abater o ânimo, pois reconhecia a ação do Pai na sua vida. Embora tenha chegado ao limite das suas forças Ele sabia que nunca seria abandonado por Deus. Dessa forma, todos nós que nos colocamos à disposição de Deus e passamos pelas dificuldades próprias da nossa missão devemos ter em Jesus o modelo do servo obediente e confiante.  O servo fiel é provado na medida em que atende ao chamado do seu Senhor e se põe à Sua disposição com o fim de exercer a missão que lhe é confiada. Assim, ele está exposto à humilhação, dificuldades, tentações, intrigas. No entanto, não se acovarda não se omite nem recua diante dos desafios, porque tem consciência e confia em que o Senhor Deus é o seu auxiliador. Assim como a Jesus, o Pai concede também a nós, Seus servos, língua habilitada para confortar as pessoas enfraquecidas e abre-nos os ouvidos para que O escutemos como um discípulo. Deus nos dá também uma língua capacitada para que possamos consolar as pessoas abatidas, dá-nos ouvidos atentos para prestar atenção e aprender a ter confiança absoluta nos seus planos. Enfim, Ele e nos dá competência para também sermos fiéis a Ele no serviço, na Igreja, na Comunidade, na família e no mundo. Nada precisamos temer porque o Senhor também é o nosso auxiliador! A vitória do servo fiel é certa e foi garantida pelo sangue de Jesus. Que nós sejamos servos fiéis, mesmo diante das dificuldades, das tentações e provações! - Quem poderá estar contra você? – Quem poderá fazê-lo ter medo? – Qual a dificuldade que você não pode superar? - Faça também a sua oração hoje, oferecendo-se a Deus para que seja realizado em você, como foi em Jesus a vontade do Pai.

 

Salmo - Sl 68, 8-10. 21bcd-22. 31. 33-34 (R. 14cb)

 

R. Respondei-me pelo vosso imenso amor,
neste tempo favorável, Senhor Deus.


8Por vossa causa é que sofri tantos insultos, *
e o meu rosto se cobriu de confusão;
9eu me tornei como um estranho a meus irmãos, *
como estrangeiro para os filhos de minha mãe.
10Pois meu zelo e meu amor por vossa casa *
me devoram como fogo abrasador;
e os insultos de infiéis que vos ultrajam *
recaíram todos eles sobre mim!R. 

21bO insulto me partiu o coração;+
21cEu esperei que alguém de mim tivesse pena;* 
21dprocurei quem me aliviasse e não achei!
22Deram-me fel como se fosse um alimento, *
em minha sede ofereceram-me vinagre!R. 

31Cantando eu louvarei o vosso nome *
e agradecido exultarei de alegria!
33Humildes, vede isto e alegrai-vos: +
o vosso coração reviverá, *
se procurardes o Senhor continuamente!
34Pois nosso Deus atende à prece dos seus pobres, *
e não despreza o clamor de seus cativos.R.

 

Reflexão - O salmo retrata a situação de Jesus quando da Sua entrega por amor ao Pai e a humanidade. “Por vossa causa é que sofri tantos insultos e o meu rosto se cobriu de confusão”, diz o salmista preanunciando ao mundo o sofrimento de Jesus. Abandonado pelos homens, Seus seguidores, Ele mesmo assim, louvou o Nome do Pai e exultou de alegria no Espírito. E aconselha aos humildes: “o vosso coração reviverá se procurardes o Senhor continuamente!”

 

Evangelho - Mt 26,14-25

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 26,14-25

 

Naquele tempo: 14Um dos doze discípulos, chamado Judas Iscariotes, foi ter com os sumos sacerdotes 15e disse: 'O que me dareis se vos entregar Jesus?' Combinaram, então, trinta moedas de prata. 16E daí em diante, Judas procurava uma oportunidade para entregar Jesus. 17No primeiro dia da festa dos Ázimos,os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: 'Onde queres que façamos os preparativos para comer a Páscoa?'
18Jesus respondeu: 'Ide à cidade, procurai certo homem e dizei-lhe: 'O Mestre manda dizer: o meu tempo está próximo, vou celebrar a Páscoa em tua casa, junto com meus discípulos'.' 19Os discípulos fizeram como Jesus mandou e prepararam a Páscoa. 20Ao cair da tarde, Jesus pôs-se à mesa com os doze discípulos. 21Enquanto comiam, Jesus disse: 'Em verdade eu vos digo, um de vós vai me trair.' 22Eles ficaram muito tristes e, um por um, começaram a lhe perguntar: 'Senhor, será que sou eu?' 23Jesus respondeu: 'Quem vai me trair é aquele que comigo põe a mão no prato. 24O Filho do Homem vai morrer, conforme diz a Escritura a respeito dele. Contudo, ai daquele que trair o Filho do Homem! Seria melhor que nunca tivesse nascido!' 25Então Judas, o traidor, perguntou: 'Mestre, serei eu?' Jesus lhe respondeu: 'Tu o dizes.' Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “Jesus quer cear conosco”

 

Mesmo tendo conhecimento de que iria ser traído por Judas, Jesus falava abertamente dos Seus sentimentos em relação a ele.   Enquanto Judas combinava com os sumos sacerdotes o preço da traição, (30 moedas), os outros discípulos combinavam com Jesus o lugar onde iriam comer a Páscoa! Cada um com o seu objetivo e interesse! Jesus não discriminou ninguém e desejou comer a ceia com todos não dispensando a presença de nenhum dos Seus discípulos e, na última Ceia ofereceu Seu Corpo e Seu Sangue na presença de todos eles reunidos. Judas traiu Jesus e se tornou cúmplice dos sumos sacerdotes por apenas trinta moedas de prata. No entanto, certamente, não foi somente pelo dinheiro que Judas aceitou entregar Jesus, mas sim, porque dentro do seu coração o inimigo já havia plantado a semente da traição e da infidelidade e ele se deixou contaminar, passando do pensamento à ação.  Hoje, somos nós os discípulos a quem Jesus oferece um lugar para celebrar com Ele a Páscoa da Ressurreição e Ele sabe também o que se passa dentro do nosso coração. Mesmo conhecendo as nossas incoerências Jesus também não nos discrimina e continua nos convocando: Vou celebrar a Páscoa na tua casa, junto com meus discípulos”.  Resta-nos saber se realmente desejamos que Jesus venha cear conosco ou se preferimos outros “banquetes” mais interessantes. Diante da proposta de Jesus de cear conosco, de fazer refeição dentro do nosso coração e fazer parte da nossa vida nós podemos aceitar ou recusar. No entanto estejamos certos de que isto também é trair Jesus porque O trocamos pelas nossas preferências, nossas escolhas e nossos projetos materiais. Sem perceber nós também agimos como Judas colocando a mão no mesmo prato com Jesus, convivendo com Ele – apenas de aparência, - mas pensando somente em nós e nos nossos interesses. 

– Você já ofereceu a sua casa para que Jesus celebre a Páscoa? 

Você é capaz de deixar de lado os seus interesses para cear com Jesus?  

– Você também se reconhece traidor e traidora de Jesus?  

-  Procure descobrir no que você está sendo infiel a Deus e peça perdão pelas suas traições. – O Senhor compreenderá.


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um novo Caminho

 

 

Nenhum comentário: