terça-feira, 30 de março de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

30 DE MARÇO DE 2021

 

TERÇA-FEIRA DA SEMANA SANTA

 

Cor: Roxo

 

1ª Leitura - Is 49,1-6

 

Leitura do Livro do Profeta Isaías 49,1-6

1Nações marinhas, ouvi-me, povos distantes, prestai atenção:
o Senhor chamou-me antes de eu nascer, desde o ventre de minha mãe ele tinha na mente o meu nome; 2fez de minha palavra uma espada afiada, protegeu-me à sombra de sua mão  e fez de mim uma flecha aguçada, escondida em sua aljava, 3e disse-me: 'Tu és o meu Servo, Israel, em quem serei glorificado'. 4E eu disse: 'Trabalhei em vão, gastei minhas forças sem fruto, inutilmente;
entretanto o Senhor me fará justiça e o meu Deus me dará recompensa'. 5E agora diz-me o Senhor - ele que me preparou desde o nascimento para ser seu Servo - que eu recupere Jacó para ele e faça Israel unir-se a ele; aos olhos do Senhor esta é a minha glória. 6Disse ele: 'Não basta seres meu Servo para restaurar as tribos de Jacó e reconduzir os remanescentes de Israel: eu te farei luz das nações, para que minha salvação chegue até aos confins da terra'. Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “somos chamados a levar a Luz de Cristo”

O profeta Isaías, ressalta as características do servo perfeito. Como Jesus, o servo perfeito foi escolhido desde o ventre de sua mãe para levar ao mundo a verdadeira religião com o fim de glorificar o Nome de Deus.  Jesus cumpriu Sua missão fielmente, fez o que era justo, segundo a vontade de Deus Pai e veio ao mundo para pôr em prática o Seu Projeto de Salvação. Desde o ventre de nossa mãe o Senhor também tinha em mente o nosso nome e nos preparou para que fôssemos Seus colaboradores na restauração da humanidade da qual fazemos parte. Dentro de cada um de nós há, também, um desígnio da nossa vocação de servos e de servas do Senhor. Entretanto, segundo a profecia de Isaías, nós não podemos nos contentar somente em servir e louvar a Deus por meio do louvor e da adoração, mas, também somos chamados a levar ao mundo a Sua Luz manifestando a sua glória a todas as nações. Nós, que seguimos os passos de Jesus, fomos também escolhidos desde o seio materno para ser aliança entre as pessoas levando a Luz de Cristo a todos os lugares. Ser luz é iluminar, aquecer, revelar, tirar as pessoas da ignorância vivendo uma vida diferente e, desta forma, chamar a atenção das outras pessoas.  Quando cumprimos com a missão de servos e de servas seguindo os passos de Jesus podemos ter a certeza de que estamos glorificando a Deus afirmar que somos a Sua glória no mundo. A nossa postura revela ao mundo que somos a glória de Deus e cada gesto expressão é um canal do Seu amor que vai se espalhando e exalando no mundo o odor da Salvação de Jesus.  - Você acha que a sua conduta revela ao mundo a glória de Deus? -  De que maneira você tem feito isso? As pessoas reconhecem isso em você? 

 

Salmo - Sl 70, 1-2. 3-4a. 5-6ab. 15.17 (R.15)

 

R. Minha boca anunciará vossa justiça.


1Eu procuro meu refúgio em vós, Senhor:*
que eu não seja envergonhado para sempre!
2Porque sois justo, defendei-me e libertai-me!*
Escutai a minha voz, vinde salvar-me!R. 

3Sede uma rocha protetora para mim,*
um abrigo bem seguro que me salve!
Porque sois a minha força e meu amparo,
o meu refúgio, proteção e segurança!
4aLibertai-me, ó meu Deus, das mãos do ímpio.R. 

5Porque sois, ó Senhor Deus, minha esperança,*
em vós confio desde a minha juventude!
6aSois meu apoio desde antes que eu nascesse, 
6bdesde o seio maternal, o meu amparo.R. 

15Minha boca anunciará todos os dias*
vossa justiça e vossas graças incontáveis.
17Vós me ensinastes desde a minha juventude,*
e até hoje canto as vossas maravilhas.R.

Reflexão - Precisamos ter consciência de que, se o Pai nos escolheu para sermos seus servos e suas servas, Ele tem para conosco todo o cuidado e estará sempre e para sempre nos guiando na nossa marcha de volta para a Sua casa. O salmista exalta a proteção de Deus desde o começo da nossa existência e diz que Ele é a nossa esperança e o nosso apoio desde o seio maternal, por isso, a nossa boca deverá anunciar todos os dias a Sua justiça.

 

 

 

Evangelho - Jo 13,21-33.36-38

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 13,21-33.36-38

Naquele tempo: Estando à mesa com seus discípulos, 21Jesus ficou profundamente comovido e testemunhou: 'Em verdade, em verdade vos digo, um de vós me entregará.' 22Desconcertados,
os discípulos olhavam uns para os outros, pois não sabiam de quem Jesus estava falando. 23Um deles, a quem Jesus amava, estava recostado ao lado de Jesus. 24Simão Pedro fez-lhe um sinal
para que ele procurasse saber de quem Jesus estava falando.
25Então, o discípulo, reclinando-se sobre o peito de Jesus, perguntou-lhe: 'Senhor, quem é?' 26Jesus respondeu: 'É aquele a quem eu der o pedaço de pão passado no molho.' Então Jesus molhou um pedaço de pão e deu-o a Judas, filho de Simão Iscariotes. 27Depois do pedaço de pão, Satanás entrou em Judas.
Então Jesus lhe disse: 'O que tens a fazer, executa-o depressa.'
28Nenhum dos presentes compreendeu por que Jesus lhe disse isso. 29Como Judas guardava a bolsa, alguns pensavam que Jesus lhe queria dizer: 'Compra o que precisamos para a festa', ou que desse alguma coisa aos pobres. 30Depois de receber o pedaço de pão, Judas saiu imediatamente. Era noite. 31Depois que Judas saiu, disse Jesus: 'Agora foi glorificado o Filho do Homem,
e Deus foi glorificado nele. 32Se Deus foi glorificado nele,
também Deus o glorificará em si mesmo, e o glorificará logo.
33Filhinhos, por pouco tempo estou ainda convosco. Vós me procurareis, e agora vos digo, como eu disse também aos judeus:
'Para onde eu vou, vós não podeis ir'. 36Simão Pedro perguntou:
'Senhor, para onde vais?' Jesus respondeu-lhe: 'Para onde eu vou,
tu não me podes seguir agora, mas me seguirás mais tarde.'
37Pedro disse: 'Senhor, por que não posso seguir-te agora?
Eu darei a minha vida por ti!' 38Respondeu Jesus: 'Darás a tua vida por mim? Em verdade, em verdade te digo: o galo não cantará antes que me tenhas negado três vezes.' Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “Como Pedro, como Judas ou como João?”

O Evangelho relata detalhes da Última Ceia quando Jesus reúne os seus discípulos para revelar a eles o que iria acontecer e não escondia deles nada do que se passava dentro do seu coração. Comovido, Ele ousava anunciar que a traição de Judas parecia ser um fato já esperado e que não lhe causaria nenhuma surpresa.   No entanto, a maioria dos discípulos ficou “desconcertada”, isto é, atônita e confusa, pois não sabia do que Jesus estava falando.  Analisando um pouco, nós podemos captar a reação dos três discípulos que tiveram uma atuação marcante no episódio da Paixão e Morte de Jesus Cristo.  Pedro, João e Judas, três discípulos com características diferentes. João, porque tinha consciência de que era amado, teve liberdade para se recostar no peito de Jesus e ouvir as confidencias do Mestre tomando conhecimento dos Seus segredos. Pedro, insistente, questionador, inconsequente, agitador, era aquele a quem vez por outra Jesus mais admoestava, pois conhecia o seu coração contraditório. Judas, discípulo igual aos outros, tinha, porém, uma missão traiçoeira que somente Jesus já percebera.  Mesmo sabendo que iria ser traído por Judas e que Pedro o negaria Jesus prosseguia na sua missão e não desanimava diante da perspectiva de que seria abandonado pelos Seus servos.  Jesus tentava antecipar para eles o mistério que logo mais iria ser desvendado. Trazendo esta reflexão para a nossa vida pessoal, nós chegamos à conclusão de que dentro do contexto da realidade humana sempre haverá alguém que terá a função de contradizer, de questionar, mas também, de confiar e até de trair. Precisamos, portanto, sempre nos manter atentos (as), para que a nossa fraqueza não nos imponha o papel de traidores (as).  Nós também temos dificuldades de entender os sinais de Deus e, por isso mesmo, muitas vezes, olhamos para as “evidências” e julgamos os outros, sem nos apercebermos de que também nós somos capazes de trair a Deus. Nunca notamos que podemos ser nós, os responsáveis pelas coisas que não dão certo e não admitimos que possamos ter atitudes de incoerência. O Senhor, porém, que conhece os nossos corações, sabe, de antemão, quando o havemos de trair, de negar, mas também tem ciência de quanto nós O podemos glorificar quando cumprimos com a nossa missão confiando na Seu poder. Hora nós agimos como Pedro, hora nós somos como Judas. Peçamos ao Senhor a graça de sermos sempre como João, conscientes de que somos verdadeiramente amados por Ele nos recostando no Seu peito, tendo intimidade com Ele, escutando as Suas confidências e pedindo que nunca estejamos entre os infiéis e traidores.  

– Você se sente um discípulo, uma discípula amada? 

– Você tem se recostado no peito de Jesus para ouvir o que Ele tem a lhe falar? 

- Você sabia que trai a Deus quando não está vivendo segundo a Sua vontade? 

-  Você sabe que negar a Deus é não dar testemunho dos dons e das graças de Deus na sua vida?

 – Você acha que o Senhor conhece o seu coração?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

  

Nenhum comentário: