quinta-feira, 5 de novembro de 2020

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

5 DE NOVEMBRO DE 2020

 

5ª. FEIRA DA TRIGÉSIMA PRIMEIRA SEMANA

 

DO TEMPO COMUM 

 

 

Cor Verde

1ª Leitura – Fp 3, 3-8a

 

Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses 3,3-8a


Irmãos: 3Os verdadeiros circuncidados somos nós, que prestamos culto pelo Espírito de Deus, colocamos a nossa glória em Cristo Jesus e não pomos confiança na carne. 4Aliás, também eu poderia pôr minha confiança na carne. Pois, se algum outro pensa que pode confiar na carne, eu mais ainda. 5Fui circuncidado no oitavo dia, sou da raça de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu filho de hebreus. Em relação à Lei, fariseu, 6pelo zelo, perseguidor da Igreja de Deus; quanto à justiça que vem da Lei, sempre irrepreensível. 7Mas essas coisas, que eram vantagens para mim,
considerei-as como perda, por causa de Cristo. 8Na verdade, considero tudo como perda diante da vantagem suprema
que consiste em conhecer a Cristo Jesus, meu Senhor. Por causa dele eu perdi tudo. Considero tudo como lixo, para ganhar Cristo e ser encontrado unido a ele. Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “A nossa maior riqueza é o conhecimento de Jesus Cristo”

Diante dos judeus cristãos que se ufanavam de ser superiores aos outros em vista de que tinham o corpo marcado pela circuncisão, Paulo, guiado pelo Espírito Santo, os fazia perceber que a verdadeira circuncisão é o culto espiritual que prestamos a Deus e a glória que nós concedemos a Jesus Cristo. Assim, São Paulo nos motiva a vivermos aqui na terra sem nos apoiar nas nossas conquistas materiais nem tampouco nos valores que o mundo tem como fundamento. Por isso, não precisamos nos impressionar com as pessoas que seguem rigorosamente as leis e os preceitos divinos, mas não colocam os seus corações a serviço da justiça e do amor. Somente vive o amor e a justiça de Deus quem Lhe presta culto e tem a Sua Palavra como ensinamento para a vida. A nossa maior riqueza é o conhecimento de Jesus Cristo e a vivência do Seu Evangelho. Para nós não basta somente o conhecimento intelectual adquirido por força de muito estudo e aprofundamento da mente. Conhecer a Jesus significa ter intimidade com Ele, escutá-Lo, tê-Lo como amigo e confidente na certeza de que Ele para nós é o dom mais precioso.  Isto é o que importa! Todos os outros nossos “dotes” nos serão aproveitáveis apenas enquanto passamos por aqui e na medida das nossas necessidades.  – Você tem muitos bens e dotes? – Qual a medida para as suas conquistas? – O que você considera importante na sua vida? – Você é muito apegado (a) às coisas que passam?

 

Salmo 104 (105),2-3. 4-5. 6-7 (R. 3b)

 

R. Exulte o coração dos que buscam o Senhor!
Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

2Cantai, entoai salmos para ele, *
publicai todas as suas maravilhas!
3Gloriai-vos em seu nome que é santo, *
exulte o coração que busca a Deus!R.

4Procurai o Senhor Deus e seu poder, *
buscai constantemente a sua face!
5Lembrai as maravilhas que ele fez, *
seus prodígios e as palavras de seus lábios!R.

6Descendentes de Abraão, seu servidor, *
e filhos de Jacó, seu escolhido,
7ele mesmo, o Senhor, é nosso Deus, *
vigoram suas leis em toda a terra.R.

 

Reflexão - A Palavra de Deus se realiza concretamente quando nós O buscamos de todo nosso coração. Exultamos de alegria e podemos perceber os seus sinais e as maravilhas que Ele realiza em nós. Por isso, não podemos deixar de procurar constantemente a Face do Senhor que faz prodígios na vida dos Seus escolhidos. Somos   hoje, também, descendentes de Abraão e de Jacó e a nossa vida foi restaurada pelo poder de Jesus. Exultemos, pois, cantando alegres!

 

Evangelho – Lc 15, 1-10

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 15,1-10


Naquele tempo: 1Os publicanos e pecadores aproximavam-se de Jesus para o escutar. 2Os fariseus, porém, e os mestres da Lei criticavam Jesus. 'Este homem acolhe os pecadores e faz refeição com eles.' 3Então Jesus contou-lhes esta parábola: 4'Se um de vós tem cem ovelhas e perde uma, não deixa as noventa e nove no deserto, e vai atrás daquela que se perdeu, até encontrá-la?
5Quando a encontra, coloca-a nos ombros com alegria, 6e, chegando a casa, reúne os amigos e vizinhos, e diz: 'Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida!' 7Eu vos digo: Assim haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão. 8E se uma mulher tem dez moedas de prata e perde uma, não acende uma lâmpada, varre a casa e a procura cuidadosamente, até encontrá-la? 9Quando a encontra, reúne as amigas e vizinhas, e diz: 'Alegrai-vos comigo! Encontrei a moeda que tinha perdido!' 10Por isso, eu vos digo, haverá alegria entre os anjos de Deus por um só pecador que se converte
Palavra da Salvação.

 

Reflexão – Cada pecador que se converte é motivo de alegria no céu

Jesus contava parábolas para que os fariseus e os mestres da Lei observassem o modo de Deus tratar o pecador que é muito diferente do que eles entendiam. Também nós, na nossa fragilidade humana, desejamos o castigo para alguém que comete um erro como pagamento para a sua culpa. Consequentemente também entendemos que esse é o pensamento de Deus em relação a nós, quando pecamos. No entanto, ao contrário do que raciocinamos, Deus não se compraz com a morte do pecador nem tem o propósito de castigá-lo pelas suas iniquidades.  Nas parábolas que Jesus nos expõe hoje, Ele nos afirma justamente o contrário: O Senhor vai ao encontro do pecador para resgatá-lo e acolhê-lo, da mesma forma como um pastor faz com a ovelha perdida.   Cada pecador que se converte é motivo de alegria no céu. Nós somos para Deus um bem precioso, assim como é preciosa a moeda que a mulher da parábola encontrou. Quanto mais tivermos consciência de que somos pecadores mais ainda  poderemos experimentar a misericórdia de Deus que vem ao nosso encontro para nos fazer justiça. Jesus olha muito mais para o nosso coração do que para o nosso pecado.  Por isso é que Ele nos acolhe e quer fazer refeição conosco, com o intuito de nos atrair e nos converter devolvendo-nos a honra de ser filhos de Deus.   O nosso arrependimento, porém, é o primeiro passo, para que possamos participar da alegria da festa no céu.  

- Você também é uma ovelha fugida?

 - Você  percebe a alegria de Deus quando se deixa encontrar por Ele?

 - Você preferia estar entre as noventa e nove ovelhas “justas”?

 - Você confia na misericórdia de Deus para com o pecador mesmo que ele seja o pior de todos?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

 

Nenhum comentário: