domingo, 29 de novembro de 2020

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

29 DE NOVEMBRO DE 2020

 

PRIMEIRO DOMINGO DO ADVENTO

 

Cor Roxo

1ª Leitura - Is 63,16b-17.19b;64,2b-7

 

Leitura do Livro do Profeta Isaías 63,16b-17.19b;64,2b-7

16bSenhor, tu és nosso Pai, nosso redentor; eterno é o teu nome.
17Como nos deixaste andar longe de teus caminhos e endureceste nossos corações para não termos o teu temor? Por amor de teus servos, das tribos de tua herança, volta atrás. 19bAh! se rompesses os céus e descesses! As montanhas se desmanchariam diante de ti. 64,2bDesceste, pois, e as montanhas se derreteram 
diante de ti. 3Nunca se ouviu dizer nem chegou aos ouvidos de ninguém, jamais olhos viram que um Deus, exceto tu,
tenha feito tanto pelos que nele esperam. 4Vens ao encontro de quem pratica a justiça com alegria, de quem se lembra de ti em teus caminhos. Tu te irritaste, porque nós pecamos; é nos caminhos de outrora que seremos salvos. 5Todos nós nos tornamos imundície, e todas as nossas boas obras são como um pano sujo;
murchamos todos como folhas, e nossas maldades empurram-nos como o vento. 6Não há quem invoque teu nome, quem se levante para encontrar-se contigo, escondeste de nós tua face e nos entregaste à mercê da nossa maldade. 7Assim mesmo, Senhor, tu és nosso pai, nós somos barro; tu, nosso oleiro, e nós todos, obra de tuas mãos. Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “somos obras das mãos do Oleiro”

O homem por si só nem que se esforce muito, poder se salvar pelas obras que pratica.   Por isso o profeta retrata aqui a incapacidade do homem que clama pela presença do Deus poderoso e misericordioso fazendo um apelo para que volte atrás no seu furor por causa da humanidade decaída. Ele reconhece a paternidade de Deus que, apesar das nossas faltas, vem ao encontro de quem com alegria pratica a justiça e se lembra dele em seus caminhos. Nunca poderíamos ter chance de uma vida nova se não fora a misericórdia e o amor infinito de Deus que providenciou para nós a salvação. Somos barro, mas somos obras das Suas mãos e só Ele poderá nos modelar e nos restaurar. Ele é o oleiro que tem o modelo de cada um de nós delineado no Seu coração. Porém, há muitas pessoas que ainda não compreenderam isto e não se lembram de invocar o Seu auxílio e a Sua proteção. Esses continuarão murchando como folhas e vivendo na secura e na solidão do deserto. Neste tempo de espera tenhamos o nosso coração voltado para o nosso Deus e Redentor, o Único que nos pode salvar. – Você também tem clamado a Deus por misericórdia e salvação? – Você se rende diante da Majestade de Deus Pai? – Você reconhece Deus como um Pai cheio de amor que se preocupa com você? – Você invoca a presença do Senhor na sua vida?

 

Salmo - Is 79 2ac.3b.15-16.18-19(R.4)

 

R.Iluminai a vossa face sobre nós,
convertei-nos, para que sejamos salvos!

2aAo Pastor de Israel, prestai ouvidos. 
2cVós que sobre os querubins vos assentais,*
aparecei cheio de glória e esplendor! 
3bDespertai vosso poder, ó nosso Deus*
e vinde logo nos trazer a salvação! R.

15Voltai-vos para nós, Deus do universo!
Olhai dos altos céus e observai.*
Visitai a vossa vinha e protegei-a!
16Foi a vossa mão direita que a plantou;*
protegei-a, e ao rebento que firmastes! R.

18Pousai a mão por sobre o vosso Protegido,*
o filho do homem que escolhestes para vós!
19E nunca mais vos deixaremos, Senhor Deus!*
Dai-nos vida, e louvaremos vosso nome! R.

 

Reflexão - É esta a súplica que parte de dentro do nosso coração e que os nossos lábios pronunciam. “Despertai vosso poder, ó nosso Deus e vinde logo nos trazer a salvação! ” Somos a vinha do Senhor, que foi plantada por Ele, por isso, precisamos da Sua presença e do Seu cuidado constante. Que a Mão do Senhor pouse sobre todos nós, que possamos sentir a vida nova que Ele nos concede para que  louvemos o Seu Nome para sempre e sejamos salvos.

 

2ª Leitura - ICor 1,3-9


Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios 1,3-9

Irmãos: 3Para vós, graça e paz, da parte de Deus, nosso Pai,
e do Senhor Jesus Cristo. 4Dou graças a Deus sempre a vosso respeito, por causa da graça que Deus vos concedeu em Cristo Jesus: 5Nele fostes enriquecidos em tudo, em toda palavra e em todo conhecimento, 6à medida que o testemunho sobre Cristo
se confirmou entre vós. 7Assim, não tendes falta de nenhum dom, vós que aguardais a revelação do Senhor nosso, Jesus Cristo.
8É ele também que vos dará perseverança em vosso procedimento irrepreensível, até ao fim, até ao dia de nosso Senhor, Jesus Cristo. 9Deus é fiel; por ele fostes chamados à comunhão
com seu Filho, Jesus Cristo, Senhor nosso.
Palavra do Senhor.

 

 

Reflexão – “é tempo de repensar a vida!

Na medida em que damos testemunho sobre Cristo, aumenta em nós a riqueza da palavra e do conhecimento de Deus. Assim sendo e por causa da nossa esperança na revelação de Jesus Cristo não nos faltará dom algum. É Ele quem também nos dará perseverança na vivência dessas virtudes para que possamos manter um procedimento irrepreensível até o fim quando teremos que prestar contas das nossas ações diante Dele. Por isso, é tempo de repensar a vida! É tempo também de purificar o coração para esperar o Senhor. Tempo de reconhecer as faltas e de abraçar as virtudes. Necessitamos reconhecer os nossos dons para colocá-los à disposição de Deus que nos dá possibilidades para vivermos um tempo novo de comunhão com Ele e como nossos irmãos e irmãs. Somos filhos de Deus e irmãos do Seu Filho Jesus Cristo, não desperdicemos, pois, o tempo precioso em que vivemos e sejamos também, perseverantes e fiéis assim como Deus é fiel. – Você reconhece que tem muitos dons? - Qual o dom que você coloca à disposição de Deus para o tempo presente? - Qual o propósito que você faz diante do Senhor, para o próximo ano? – Você é perseverante?

 

Evangelho - Mc 13,33-37


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 13,33-37
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 33Cuidado! Ficai atentos, porque não sabeis quando chegará o momento. 34É como um homem que, ao partir para o estrangeiro, deixou sua casa sob a responsabilidade de seus empregados, distribuindo a cada um, sua tarefa. E mandou o porteiro ficar vigiando. 35Vigiai, portanto, porque não sabeis quando o dono da casa vem: à tarde, à meia-noite, de madrugada ou ao amanhecer. 36Para que não suceda que, vindo de repente, ele vos encontre dormindo. 37O que vos digo, digo a todos: Vigiai !'Palavra da Salvação.


Reflexão -
“Não é hora de dormir”.

Somos administradores do reino de Deus aqui na terra. Somos seus empregados, cada um com sua tarefa. O dono da casa nos entregou a sua casa e espera de cada um de nós a realização daquilo que nos foi confiado. Ele pode chegar a qualquer hora do dia ou da noite. “Dormir” seria desperdiçar tempo, recusar oportunidades e, consequentemente, ficar na penúria. Não podemos nos acomodar pensando que ainda teremos muito tempo para ser vivido. O tempo urge, a fila anda e cada minuto da nossa existência é precioso para que possamos trabalhar a fim de realizar as obras que o Senhor espera receber das nossas mãos.  O Senhor espera de nós obras concretas de misericórdia e de amor. Ele nos motiva e nos dá condições para que isto aconteça. A sua Palavra é um farol que ilumina a nossa inteligência e nos direciona para que tudo saia a contento. Se realmente nós vivenciarmos os ensinamentos de Jesus, com certeza, estaremos preparados para nos apresentar na presença do Senhor que virá. Portanto, não durmamos porque o dia já vem clareando e o dono da casa poderá chegar de uma hora para outra. 

- Como você está na sua vida: na janela somente vendo a banda passar?

 - O que falta para você seguir na Banda do Senhor?

 - Você tem consciência de que Deus espera de si a sua parte? Que parte será essa? 


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho 

 

 

 

 

Nenhum comentário: