quarta-feira, 30 de setembro de 2020

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

30 DE SETEMBRO DE 2020

 

4. FEIRA DA XXVI SEMANA 

 

DO TEMPO COMUM 

 

Cor Verde

 

1ª. Leitura - Jó 9,1-12.14-16

 

Leitura do Livro de Jó 9,1-12.14-16


1Jó respondeu a seus amigos e disse: 2'Sei muito bem que é assim:
como poderia o homem ser justo diante de Deus? 3Se quisesse disputar com ele, entre mil razões não haverá uma para rebatê-lo.
4Ele é sábio de coração e poderoso em força; quem poderia enfrentá-lo e ficar ileso? 5Ele desloca as montanhas, sem que elas percebam e as derruba em sua cólera. 6Ele abala a terra em suas bases e suas colunas vacilam. 7Ele manda ao sol que não brilhe
e guarda escondidas as estrelas. 8Sozinho desdobra os céus,
e caminha sobre as ondas do mar. 9Criou a Ursa e o Órion,
as Plêiades e as constelações do Sul. 10Faz prodígios insondáveis,
maravilhas sem conta. 11Se passa junto de mim, não o vejo,
e quando se afasta, não o percebo. 12Se ele apanha uma presa, quem ousa impedi-lo? Quem pode dizer-lhe: - O que está fazendo?
14Quem sou eu para replicar-lhe, e contra ele escolher meus argumentos? 15Ainda que eu tivesse razão, não poderia replicar,
e deveria pedir misericórdia ao meu juiz. 16Se eu clamasse e ele me respondesse, não creio que daria atenção à minha voz'. Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “nunca poderemos ousar lutar contra Deus”

“Se ele apanha uma presa, quem ousa impedi-lo? Quem sou eu para replicar-lhe e contra ele escolher meus argumentos?” Apesar de sofrer o seu infortúnio, Jó, mais uma vez, diante dos amigos que queriam vê-lo culpando a Deus, se torna um verdadeiro defensor do Seu poder e da Sua majestade. Ele reconhecia a sua limitação e sabia que o Senhor era poderoso para mudar a sua situação, consciente de que somente a Ele competia o tempo e a hora.   Os pensamentos de Deus são tão distantes dos nossos que nunca poderemos ousar em lutar contra Ele nem tampouco tentar impedi-Lo de realizar Suas obras.     Realmente, nós sabemos que Deus é perfeito e nós somos imperfeitos, portanto a nós cabe apenas “pedir misericórdia ao nosso juiz” e a graça para suportar as provações e os desafios que precisamos enfrentar. Confiando no Senhor e nos Seus planos, sem pretensão de desvendar os Seus mistérios, no tempo certo, receberemos de volta tudo o que nos foi pedido. A recompensa do Senhor é certa.   -  A quem você culpa quando as coisas não acontecem como esperava? – Você é daqueles (as), que sempre gostam de encontrar um culpado para o seu infortúnio?  - Você acha que Deus é culpado pelos desatinos que existem no mundo? – Você confia no Senhor mesmo na tempestade?

 

Salmo - 87,10bc-11. 12-13. 14-15 (R. 3a)

 

R. Chegue a minha oração até a vossa presença!

10bClamo a vós, ó Senhor sem cessar, todo o dia, *
10cminhas mãos para vós se levantam em prece.
11Para os mortos, acaso, faríeis milagres? *
poderiam as sombras erguer-se e louvar-vos?R.

12No sepulcro haverá quem vos cante o amor *
e proclame entre os mortos a vossa verdade?
13Vossas obras serão conhecidas nas trevas, *
vossa graça, no reino onde tudo se esquece?R.

14Quanto a mim, ó Senhor, clamo a vós na aflição, *
minha prece se eleva até vós desde a aurora.
15Por que vós, ó Senhor, rejeitais a minh'alma? *
E por que escondeis vossa face de mim?R.

 

Reflexão - A súplica do homem atingido pelo infortúnio sobe aos céus e, mesmo que não vejamos os indícios, Deus sabe tudo; Ele sabe também até onde nós suportamos. Não poderemos nunca deixar de clamar a Deus na aflição mesmo achando que a face do Senhor está escondida. A fé é a nossa razão para a perseverarmos na oração.

 

Evangelho – Lc 9, 57-62

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 9,57-62


Naquele tempo: 57Enquanto estavam caminhando, alguém na estrada disse a Jesus: 'Eu te seguirei para onde quer que fores.'
58Jesus lhe respondeu: 'As raposas têm tocas e os pássaros têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça.'
59Jesus disse a outro: 'Segue-me.' Este respondeu: 'Deixa-me primeiro ir enterrar meu pai.' 60Jesus respondeu: 'Deixa que os mortos enterrem os seus mortos; mas tu, vai anunciar o Reino de Deus.' 61Um outro ainda lhe disse: 'Eu te seguirei, Senhor, mas deixa-me primeiro despedir-me dos meus familiares.' 62Jesus, porém, respondeu-lhe: 'Quem põe a mão no arado e olha para trás, não está apto para o Reino de Deus.' Palavra da Salvação.

 

Reflexão – o reino de Deus desde já

Neste Evangelho nós aprendemos com Jesus que, para segui-Lo, temos de abdicar de privilégios, de comodidade e enfrentar as dificuldades próprias da nossa missão de cristãos comprometidos com o reino dos céus. Por isso Jesus nos mostra que o Seu seguimento requer desprendimento da nossa parte em relação a todas as coisas e pessoas a quem nós, humanamente falando, estamos ligados e que, como consequência,  nos afastam da vivência da vontade de Deus.  Acontecia naquele tempo igual como acontece nos dias de hoje. Parece assim que sempre precisamos de tempo a fim de decidir seguir a Jesus, porque temos muitas ocupações e há coisas lícitas que nos impedem de dar os primeiros passos. Esperamos sempre por um dia, que ainda irá chegar. Achamos que não podemos seguir a Jesus porque há tanto o que fazer, no entanto, Jesus também nos adverte com palavras duras: “deixa que os mortos enterrem os seus mortos, mas tu, vai anunciar o reino de Deus.” Em outras palavras Jesus nos adverte de que existem outras pessoas que podem fazer  as coisas que usamos como desculpa para não segui-Lo.  O Senhor nos chama para anunciar uma vida nova para a nossa família e não para nos acomodarmos esperando a hora de “enterrar” os nossos queridos. Os mortos, isto é, aqueles que não se sentem chamados, aqueles que não se consideram discípulos, aqueles que nem entendem nem querem seguir a Jesus, esses sim, podem enterrar os mortos. Despedir-se dos familiares significa também perder tempo, correr riscos de desistir, tirar o foco do que Jesus nos propõe deixando a graça de Deus passar.  Todos os que desejam seguir a Cristo têm de ter conhecimento das advertências da Sua Palavra: não é fácil, exige desprendimento e disponibilidade. Jesus não promete uma vida fácil, porém, aquele que O segue tem a vida eterna e, desde já vive o reino do céu.  O Senhor nos dá a unção necessária para que sejamos seus discípulos e discípulas, e precisamos nos apossar da graça do momento, não deixando para depois. Amanhã, será outro dia... Talvez não haja outro chamado! Segue-me, diz o Senhor!     “Quem põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o reino de Deus!” 

- Você está apto para o reino de Deus? 

- Quais são as desculpas que você tem dado para não seguir a Jesus? 

- Você tem consciência de que para seguir Jesus não deve ter vontade própria nem opiniões formadas?

 - Você prefere seguir a Jesus ou enterrar os “seus mortos”?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 


 
 

 

 

 

 

  

Nenhum comentário: