sexta-feira, 31 de julho de 2020

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE


31 DE JULHO DE 2020

6ª. FEIRA DA XVII SEMANA DO

TEMPO COMUM

Cor Verde
1ª. Leitura – Jer 26, 1-9

Leitura do Livro do Profeta Jeremias 26,1-9

1No início do reinado de Joaquim, filho de Josias, rei de Judá, foi comunicada da parte do Senhor, esta palavra, que dizia:
2'Assim fala o Senhor: Põe-te de pé no átrio da casa do Senhor e fala a todos os que vêm das cidades de Judá, para adorar o Senhor no templo, todas as palavras que eu te mandei dizer. Não retires uma só palavra, 3talvez eles as ouçam e voltem do mau caminho, e eu me arrependa da decisão de castigá-los por suas más obras.
4A eles então dirás: Isto diz o Senhor: Se não vos dispuserdes a viver segundo a lei que vos dei, 5a escutar as palavras dos meus servos, os profetas, que eu vos tenho enviado com solicitude e para vossa orientação, e que vós não tendes escutado 6farei desta casa uma segunda Silo e farei desta uma cidade amaldiçoada por todos os povos da terra'. 7Os sacerdotes e profetas, e todo o povo presente ouviram Jeremias dizer estas palavras na casa do Senhor. 8Quando Jeremias acabou de dizer tudo e que o Senhor lhe ordenara falasse a todo o povo, prenderam-no os sacerdotes, os profetas e o povo, dizendo: 'Este homem tem que morrer!
9Por que dizes, em nome do Senhor, a profecia: - 'Esta casa será como Silo, e esta cidade será devastada e vazia de habitantes?' Todo o povo juntou-se contra Jeremias na casa do Senhor. Palavra do Senhor.

Reflexão – “destruição do templo do nosso corpo”

O povo de Israel não queria escutar as palavras dos profetas, por isso, o Senhor ameaçava fazer com o templo o que havia acontecido com Silo.   Silo era o lugar de um antigo santuário destruído no tempo de Josué, (aquele jovem que substituiu Moisés) e prefigurava a destruição do templo de Jerusalém. Por isso, o profeta Jeremias foi convocado por Deus para abrir os olhos daqueles que chegavam ao templo para adorar o Senhor e, ao mesmo tempo, viviam à revelia da Sua Lei.  A mensagem desta palavra para nós, hoje, é também em relação à destruição do templo do nosso corpo. O nosso corpo é o santuário de Deus e templo do Espírito Santo e, quando não escutamos o que Ele nos diz por meio dos profetas, nós também nos sentimos aniquilados. Isto acontece quando nos afastamos de Deus e  nos distanciamos da sua Palavra. Porque não acreditamos nem professamos o que a Palavra nos ensina nós temos o nosso coração destruído e arruinado.  O Senhor é claro nos Seus propósitos para converter o homem, quando convoca aqueles a quem chama para estar à frente, os profetas: “Põe-te de pé...e fala a todos as palavras que eu te mandei dizer: Não retires uma só palavra!”  Esta é a ordem do Senhor e nos alerta: “Se” não me atenderem, serão destruídos! As palavras de Deus ressoam dentro de nós e nos direcionam a fim de que os Seus propósitos se realizem na nossa vida. Ele tem esperança de que O ouçamos e nos convertamos e não desiste de nenhum de nós. – Você tem consciência de que é santuário de Deus e que se não ouvi-Lo poderá ser destruído como foi Silo? – Você já se sentiu destruído (a) porque não obedeceu à Palavra de Deus?

Salmo 68,5. 8-10. 14 (R. 14c)

R. Respondei-me, ó Senhor, pelo vosso imenso amor.

5Mais numerosos que os cabelos da cabeça, *
são aqueles que me odeiam sem motivo;
meus inimigos são mais fortes do que eu;*
contra mim eles se voltam com mentiras!
Por acaso poderei restituir *
alguma coisa que de outros não roubei?R.

8Por vossa causa é que sofri tantos insultos, *
e o meu rosto se cobriu de confusão;
9eu me tornei como um estranho a meus irmãos, *
como estrangeiro para os filhos de minha mãe.
10Pois meu zelo e meu amor por vossa casa *
me devoram como fogo abrasador;
e os insultos de infiéis que vos ultrajam *
recaíram todos eles sobre mim!R.

14Por isso elevo para vós minha oração, *
neste tempo favorável, Senhor Deus!
Respondei-me pelo vosso imenso amor, *
pela vossa salvação que nunca falha!R

Reflexão - No salmo nós ouvimos o lamento do profetaque é perseguido por causa do zelo e do amor que têm à causa de Deus. Aquele que fala em nome de Deus será perseguido, mas tem a assistência do Seu amor.

Evangelho – Mt 13, 54-58

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 13,54-58

Naquele tempo: 54Dirigindo-se para a sua terra, Jesus ensinava na sinagoga, de modo que ficavam admirados. E diziam:
'De onde lhe vem essa sabedoria e esses milagres? 55Não é ele o filho do carpinteiro? Sua mãe não se chama Maria, e seus irmãos não são Tiago, José, Simão e Judas? 56E suas irmãs não moram conosco? Então, de onde lhe vem tudo isso?' 57E ficaram escandalizados por causa dele. Jesus, porém, disse: 'Um profeta só não é estimado em sua própria pátria e em sua família!' 58E Jesus não fez ali muitos milagres, porque eles não tinham fé.
Palavra da Salvação.

Reflexão – “De onde vem a nossa sabedoria?”

Para Jesus não foi fácil ser profeta em Sua terra diante das pessoas da sua casa e da sua família, apesar de ser admirado pelo que ensinava na Sinagoga. As pessoas que O ouviam falar com tanta sabedoria e presenciavam os Seus milagres, duvidavam dele e não queriam acreditar no Seu poder, porque O conheciam como um simples filho do carpinteiro e de Maria, cujos parentes moravam também ali. Jesus não fez ali muitos milagres e se tornou para eles um motivo de escândalo. Por isso, questionavam entre si:  “De onde lhe vem essa sabedoria e esses milagres?”     Deus quer fazer milagres na nossa vida e usa as pessoas simples, da nossa convivência mesmo que não sejam elas as mais preparadas e capacitadas.  Na maioria das vezes, também, pouco caso damos quando essas pessoas são  nossas conhecidas ou quando convivemos com elas.  Consequentemente, por causa da nossa impertinência, os milagres também não acontecem na nossa vida e muitos problemas para os quais esperamos a solução nunca serão resolvidos.  Por isso, precisamos estar atentos quando as pessoas que estão dentro da nossa casa ou ao nosso redor tentarem nos aconselhar e nos abrir os nossos olhos para enxergar coisas que talvez não estejamos vendo, porque elas podem ser instrumentos de Deus para ajudar na nossa conversão. Ouvidos atentos e coração aberto, pois o Senhor tem poder para realizar milagres através de quem nunca esperávamos. Mesmo que sejam aquelas que aos nossos olhos não possuem sabedoria, Deus as usa para que percebamos que a sabedoria é d’Ele próprio. 

-  Você tem “escutado” as pessoas observando se elas são instrumentos de Deus para si?
– Você tem tentado dar a mensagem que Deus coloca no seu coração para alguém? 

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho



Nenhum comentário: