quinta-feira, 30 de abril de 2020

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE


30 DE ABRIL DE 2020

QUINTA – FEIRA DA III SEMANA

DA PÁSCOA

Cor Branco

1ª. Leitura – At 8, 26-40

 

Leitura dos Atos dos Apóstolos 8,26-40

Naqueles dias: 26Um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo:
'Prepara-te e vai para o sul, no caminho que desce de Jerusalém a Gaza. O caminho é deserto'. Filipe levantou-se e foi.
27Nisso apareceu um eunuco etíope, ministro de Candace, rainha da Etiópia e administrador geral do seu tesouro, que tinha ido em peregrinação a Jerusalém. 28Ele estava voltando para casa e vinha sentado no seu carro, lendo o profeta Isaías. 29Então o Espírito disse a Filipe: 'Aproxima-te desse carro e acompanha-o'. 30Filipe correu, ouviu o eunuco ler o profeta Isaías e perguntou: 'Tu compreendes o que estás lendo?' 31O eunuco respondeu: 'Como posso, se ninguém mo explica?' Então convidou Filipe a subir e a sentar-se junto a ele. 32A passagem da Escritura que o eunuco estava lendo era esta: 'Ele foi levado como ovelha ao matadouro;
e qual um cordeiro diante do seu tosquiador, ele emudeceu e não abriu a boca. 33Eles o humilharam e lhe negaram justiça; e seus descendentes, quem os poderá enumerar? Pois sua vida foi arrancada da terra'. 34E o eunuco disse a Filipe: 'Peço que me expliques de quem o profeta está dizendo isso. Ele fala de si mesmo ou se refere a algum outro?' 35Então Filipe começou a falar e, partindo dessa passagem da Escritura, anunciou Jesus ao eunuco. 36Eles prosseguiram o caminho e chegaram a um lugar onde havia água. Então o eunuco disse a Filipe: 'Aqui temos água. O que impede que eu seja batizado?' 38O eunuco mandou parar o carro. Os dois desceram para a água e Filipe batizou o eunuco.
39Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe.
O eunuco não o viu mais e prosseguiu sua viagem, cheio de alegria. 40Filipe foi parar em Azoto. E, passando adiante, evangelizava todas as cidades até chegar a Cesareia. Palavra do Senhor.

Reflexão - “anuncio de salvação”!

Os discípulos de Jesus estavam atentos às orientações que Ele lhes dava por meio dos anjos, Seus mensageiros, Assim foi que Filipe desceu de Jerusalém a Gaza e partiu para a missão.  No meio do deserto encontrou o etíope, ministro de uma rainha, considerado uma alta autoridade na sua terra. Inspirado pelo Espírito Santo e partindo do Livro do Profeta Isaias Felipe evangelizou o “eunuco etíope”, anunciando a salvação em Jesus Cristo.  Jesus é, portanto, a matéria prima do nosso anúncio.   Evangelizar é anunciar a experiência de Jesus Cristo na nossa vida testemunhando a Palavra de Deus falando de nós mesmos (as), de como nos sentimos, de como estamos transformados (as) e porque somos alegres. Assim como Felipe foi convocado pelo anjo do Senhor a ir para o sul, somos também convocados (as) a sair da nossa tranquilidade, do conforto da nossa casa para exercer esta ou aquela missão, segundo a vontade daquele que nos envia.  O Senhor também nos recomenda: “Prepara-te e vai, mas o caminho é deserto! ”  Deserto é lugar de penúria, dificuldade, sequidão, é sinal de travessia longa e de problema, por isso o Senhor quer nos preparar adequadamente. A nossa preparação, no entanto, é diferente de quando saímos de casa para passear, viajar, ela se dá na medida do nosso conhecimento de Jesus e da nossa experiência com a Sua salvação.   Os “ministros e administradores do tesouro do mundo” não estão no templo, eles estão no mundo por onde andamos, em ambientes hostis e na completa ignorância das coisas de Deus. Por isso, precisamos estar preparados e vivenciando a verdade para poder testemunhá-la. Sempre iremos encontrar alguém que busca a Jesus e não O encontra porque também não compreende o que lê sobre Ele.      “Aqui temos água. O que impede de que eu seja batizado”, falou o eunuco, mostrando para nós que o que faz o Espírito agir é a abertura do nosso coração e o nosso querer. Em qualquer situação e em todas as circunstâncias somos chamados (as) a também, como Filipe a renovar o Batismo do Espírito Santo para aqueles (as) que têm fome e sede de Deus.   - O que você faz quando encontra pessoas que não entendem nada de Deus? – Você também consegue esclarecer as dúvidas?
- O seu comportamento quando está fora da Igreja, da Comunidade e do Grupo de Oração é coerente? – Você já experimentou orar por alguém de fora e pedir ajuda ao Espírito Santo?

Salmo 65, 8-9. 16-17. 20 (R. 1)
R. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.
Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

8Nações, glorificai ao nosso Deus, *
anunciai em alta voz o seu louvor!
9É ele quem dá vida à nossa vida, *
e não permite que vacilem nossos pés. R.

16Todos vós que a Deus temeis, vinde escutar: *
vou contar-vos todo bem que ele me fez!
17Quando a ele o meu grito se elevou, *
já havia gratidão em minha boca!R.

20Bendito seja o Senhor Deus que me escutou,
não rejeitou minha oração e meu clamor, *
nem afastou longe de mim o seu amor!R.

Reflexão - É o Senhor quem dá vida à nossa vida, diz o salmista. Você já pensou nisso? A nossa vida só tem sentido se for vivida em Deus. O Senhor nos escuta quando nós elevamos para Ele a nossa voz e o nosso clamor. Ele não nos deixa a ver navios quando imploramos a Sua assistência. Por isso, podemos dizer também com o salmista: “Bendito seja o Senhor Deus que me escuta e não rejeita a minha oração e o meu clamor!”

Evangelho – Jo 6, 44-51

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 6,44-51

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o atrai. E eu o ressuscitarei no último dia. 45Está escrito nos Profetas: `Todos serão discípulos de Deus.' Ora, todo aquele que escutou o Pai e por ele foi instruído,
vem a mim. 46Não que alguém já tenha visto o Pai. Só aquele que vem de junto de Deus viu o Pai. 47Em verdade, em verdade vos digo, quem crê, possui a vida eterna. 48Eu sou o pão da vida.
49Os vossos pais comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram. 50Eis aqui o pão que desce do céu: quem dele comer, nunca morrerá. 51Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo'. Palavra da Salvação.

Reflexão – “o reino de Deus é Jesus que está no meio de nós”

Deus é o nosso Criador e Pai eterno e é Ele quem atrai os Seus filhos para Jesus, que é a Salvação. Todos aqueles que vão a Jesus são atraídos pelo Pai, por isso Ele não quer perder nenhum de nós e nos ensina o caminho para Jesus. O próprio Jesus nos afirma: “Todos serão discípulos de Deus, por isso, aquele que foi instruído pelo Pai vem a mim”. Sem perceber todos nós somos atraídos pelo Pai para Jesus que nos alimenta com o Seu Corpo e nos garante a vida eterna, pela fé. A fé em Jesus Cristo é quem nos garante a vida eterna a qual já começamos a vivê-la aqui, agora, porque cremos que Jesus está em nós e manifesta em nós este clima de eternidade. Eternidade é a vivência do Amor de Deus que opera em nós através de Jesus, o pão vivo que vem do céu pelo poder do Espírito Santo. “Eu sou o pão da vida”! O pão que nós tocamos, vemos e vivemos é a Palavra de Deus, é a Eucaristia. Jesus nos fala que todo aquele que escutou o Pai e por ele foi instruído, se aproxima dele. Portanto, se você escuta a Palavra de Deus, se você procura aprofundar-se nos mistérios sagrados, encontrará, com certeza, a Jesus Cristo pão da vida, pois a Palavra é o pão que alimenta a nossa alma e nos ensina o caminho para a vida eterna.  O reino de Deus é Jesus e Ele está no meio de nós, portanto, não esperemos por um tempo que virá. Jesus se oferece como alimento, hoje, que é o momento mais importante da nossa vida.    
– Você tem consciência de que Jesus Cristo está vivo para dar lhe dar uma nova vida, hoje? 
– Você já se apoderou da vida nova que Jesus conquistou para si? 
  Você já se apoderou do reino dos céus?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho


Nenhum comentário: