quarta-feira, 15 de abril de 2020

PAPA ACOLHE RENÚNCIA DE DOM ANDRÉ DE WITTE E NOMEIA DOM ESTEVAM DOS SANTOS PARA A DIOCESE DE RUY BARBOSA (BA)




Papa acolhe renúncia de dom André de Witte e nomeia dom Estevam dos Santos para a diocese de Ruy Barbosa (BA)
O Papa Francisco acolheu, nesta quarta-feira, 15 de abril, o pedido de renúncia apresentado por dom André Marie Gerard Camilla de Witte ao governo pastoral da diocese de Ruy Barbosa (BA). No mesmo ato, o Santo Padre nomeou como bispo titular da mesma diocese dom Estevam dos Santos Silva Filho, atualmente bispo auxiliar na arquidiocese São Salvador (BA). A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou agradecimento a dom André de Witte. Confira abaixo as biografias e o agradecimento.
Novo bispo emérito
Com a decisão do Papa, dom André torna-se agora bispo emérito. O procedimento está previsto no Código de Direito Canônico, que define que “ao bispo diocesano que tiver completado 75 anos de idade, é solicitado apresentar a renúncia do ofício ao Sumo Pontífice, que, ponderando todas as circunstâncias, tomará providências”. Com a aceitação da renúncia pelo Papa, o bispo emérito fica, então, desobrigado das funções concernentes ao governo de sua diocese, mas permanece no exercício de seu ministério durante toda a vida.
Dom André completou 75 anos no dia 31 de dezembro de 2019. Ele é o quarto bispo da diocese de Ruy Barbosa (BA), cargo que assumiu em 28 de agosto de 1994, após substituir dom Mathias William Schmidt. Sua ordenação presbiteral foi em 6 de julho de 1968. Foi nomeado bispo no dia 8 de junho de 1994, pelo então Papa João Paulo II. Adotou como lema episcopal a frase: “Cristo Sempre”.
Dom André Marie Gerard nasceu em Scheldewindeke, na Bélgica, em 31 de dezembro de 1944, filho de Armand de Witte e Agnes Delbeke, uma família de lavradores. Tem três irmãos e uma irmã. Entrou em 1962 no seminário interdiocesano Colégio para América Latina em Lovaina onde estudou Filosofia e Teologia.
Foi ordenado sacerdote em 6 de julho de 1968; formou-se como engenheiro agrônomo na universidade de Lovaina; de 1973 a 1975, estagiou como vigário cooperador na paróquia de Zwijndrecht. Chegou ao Brasil para trabalhar na diocese de Alagoinhas (BA) no dia 12 de fevereiro de 1976; foi integrado na equipe da pastoral rural diocesana e, depois de um pequeno estágio na paróquia de Teodoro Sampaio, foi nomeado no dia 30 de maio de 1976, junto com padre Benoni, vigário paroquial da Paróquia Divino Espírito Santo de Inhambupe.
Além da paróquia, dedicou-se, no nível diocesano, à coordenação de pastoral, de 1981 a 1988; Vigário Episcopal Zonal do Sertão e à direção espiritual do Seminário dom José Cornelis de Salvador, de 1991 a 1992. Em novembro de 1992, foi nomeado vigário geral na diocese de Alagoinhas. Na Pastoral Rural, além do apoio à Escola Família Agrícola, e à COOPERA, ele acompanhou o movimento sindical e o Assentamento de Biritinga.
No dia 8 de junho de 1994, padre André de Witte foi nomeado pelo então Papa João Paulo II como bispo da diocese de Ruy Barbosa (BA). Em 28 de agosto, foi sagrado pelo cardeal arcebispo de São Salvador da Bahia, dom Lucas Moreira Neves. Dom André assumiu sua missão episcopal como quarto bispo de Ruy Barbosa.
Foi presidente do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA); no Regional Nordeste 3, é o bispo referencial da Comissão Pastoral da Terra (CPT); em 2015 foi eleito vice-presidente e em 2018 presidente nacional da CPT. Na CNBB, foi membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora. Atualmente integra Comissão Especial sobre Mineração e Ecologia Integral.
Novo bispo da diocese de Ruy Barbosa (BA)
Nascido em Vitória da Conquista (BA) no dia 10 de abril de 1968, dom Estevam dos Santos Silva Filho foi ordenado presbítero no dia 9 de julho de 1995. Desenvolveu trabalhos pastorais, como pároco, em diversas paróquias, assessorando pastorais e movimentos. Antes de ser nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, era pároco de Nossa Senhora das Candeias (Vitória da Conquista), diretor espiritual no Seminário Maior e ecônomo da Arquidiocese de Vitória da Conquista.
No dia 29 de janeiro de 2014, dom Estevam recebeu a missão de auxiliar, como bispo, a arquidiocese de Salvador. A Ordenação Episcopal aconteceu no dia 30 de março do mesmo ano, no ginásio de esportes de Vitória da Conquista (BA), e contou com a presença de padres, religiosos e leigos. Ao explicar a escolha de seu lema episcopal que adotou: ‘Ai de mim se eu não evangelizar’, dom Estavam afirmou que, como bispo, quer sempre somar e dar a razão da esperança que é o próprio Jesus Cristo, vivo e ressuscitado. “Quero também buscar aqueles que estão afastados da religião. Quero chegar mais perto, especialmente dos jovens”, disse dom Estevam.
Agradecimento da CNBB a dom André de Witte
Brasília-DF, 15 de abril de 2020
Estimado irmão, André Marie Gerard de Witte, saúde e paz!
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta agradecimento a Deus por sua trajetória episcopal, especialmente aos 44 anos dedicados como missionário à Igreja no Brasil, notadamente por sua jornada no regional nordeste 3 e na Bahia, à frente da diocese de Ruy Barbosa.
A missão, recorda o Papa Francisco em seu livro-entrevista intitulado “Sem Ele não podemos fazer nada”, não é um programa ou uma intenção a ser realizada por boa vontade. Segundo o Santo Padre, é Cristo que faz a Igreja sair de si mesma, na missão de anunciar o Evangelho.
É grande nossa gratidão ao recordar a sua contribuição para a caminhada da Igreja no Brasil, especialmente por sua atuação na CNBB, na Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora, da qual já foi membro, e da Comissão Especial para a Mineração e a Ecologia Integral, da qual participa.
Destacamos também sua atuação à frente da Comissão Pastoral da Terra (CPT), da qual é presidente, como uma continuidade coerente de seu compromisso com o homem do campo, alinhamento que mantém-se herdeiro da trajetória de seus pais agricultores, em seus estudos universitários em agronomia em sua terra natal, no acompanhamento à pastoral rural.
Certos da Ressurreição de Jesus Cristo, estendemos ao senhor nossos sinceros agradecimentos pela sua vida doada à obra da Evangelização e ao anúncio da Páscoa de Cristo junto aos mais pobres, seus preferidos.
Desejamos que este tempo de emeritude seja um momento de um renascimento diante da Igreja à qual continua sendo convidado a sempre servir com sua experiência e sabedoria.
Rogamos a proteção de Maria, nesta prece cheia de gratidão.
Em Cristo,
Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB
Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB
Dom Mário Antônio da Silva
Bispo de Roraima (RR)
Segundo Vice-Presidente da CNBB
Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB

Nenhum comentário: