quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

REGIONAIS RECEBERÃO FORMAÇÃO SOBRE SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE GESTÃO PASTORAL



Regionais receberão formação sobre Sistema de Informação de Gestão Pastoral 
“Agir com transparência é dever cidadão, irrenunciável compromisso de quem professa, com autenticidade, a fé cristã católica”. É com esta fala que o arcebispo de Belo Horizonte e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo, define a atuação do Conselho Econômico e do Comitê de Gestão Administrativa e Financeira da sede. “Um passo importante da Conferência, em sua sólida e reconhecida trajetória, no zelo com os recursos que promovem e garantem trabalhos de evangelização e a dedicação e cuidado com os mais pobres, opção prioritária da Igreja”, diz dom Walmor. 
O primeiro regional a receber o treinamento “piloto” foi o Sul 1, que corresponde ao Estado de São Paulo. Foto: Renato Papis/Sul 1
E é neste caminho, o de agir sempre mais com transparência, que colaboradores da CNBB Nacional e que fazem parte da equipe de integração, ligada ao Conselho Gestor, estão apresentando e implantando nos regionais da Conferência o Sistema de Informação de Gestão PastoralO objetivo é treinar os colaboradores das pastorais, movimentos e organismos para a utilização da plataforma que servirá como uma espécie de “sistema operacional da CNBB”, segundo Rosberg Flores, do Setor de Tecnologia da Informação da Conferência. 
O primeiro regional a receber o treinamento “piloto” foi o Sul 1, que corresponde ao Estado de São Paulo. A plataforma, com aproximadamente dez anos de aprimoramento em todo o país, pretende estabelecer um trabalho para gerir os eventos e os recursos financeiros por parte das lideranças pastorais em relação à CNBB. Segundo Rosberg, por meio da ferramenta integrativa, todos poderão administrar seus projetos tais como fazer solicitações de compraspedidos de confecção de carteira eclesial, entre outras atividades. 
Formação no regional Sul 1 da CNBB. Crédito: Renato Papis/Sul 1
A ideia é que, ao longo do ano, a formação seja dada em todos os outros 17 regionais da Conferência. O próximo, com data ainda a ser definida, é o regional Leste 2, que compreende os Estados de Minas Gerais e Espírito Santo. “Com o Conselho e Comitê Gestor, a gestão dos recursos torna-se ainda mais transparente, permitindo que a colegialidade da CNBB, seu principal tesouro, inspire também mecanismos de controladoria e fiscalização”, complementou dom Walmor. 


Nenhum comentário: