sexta-feira, 29 de novembro de 2019

TRADICIONAL MERCADO DE NATAL É UMA DAS ATRAÇÕES DESTE FIM DE SEMANA DO CEARÁ NATAL DE LUZ 2019



Feira de economia criativa funcionará às sextas, sábados e domingos até 22 de dezembro com 30 estandes de produtos e gastronomia, além de apresentações artísticas

Na Praça do Ferreira, local tradicional das ações do Ceará Natal de Luz, o público poderá conferir a partir de hoje (29) o Mercado de Natal. Esse formato de feira une a magia da decoração natalina, iluminação e música com a gastronomia e um espaço para comercialização de produtos e artesanato em um só lugar. Além de presenciar a apresentação das crianças do Coral da Luz, às 18h, o público poderá visitar a Casa do Papai Noel e ainda permanecer na praça com a família e amigos aproveitando a feirinha com 30 estandes e shows de artistas locais. Toda a programação tem início às 16h30 e se encerra às 20h30, de sexta-feira a domingo, e nos fins de semana seguintes, até o dia 22 de dezembro.

Para o diretor do evento e presidente da CDL de Fortaleza, Assis Cavalcante, esse formato de feira, agregado às programações culturais do Natal, favorece que o fortalezense se divirta com a família, vivenciando uma experiência completa do clima de paz natalino. “O Mercado de Natal chegou para dar uma dinâmica diferente ao Centro da cidade nos finais de semana, impulsionando a economia criativa, modalidade que tem crescido exponencialmente nos últimos anos”, explica.

Segundo o mapeamento sobre a Indústria Criativa no Brasil, da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), em 2015, foram gerados R$ 165,6 bilhões para o país a partir desse segmento, com participação do PIB criativo no PIB brasileiro de 2,64%. No Ceará, a pesquisa apresenta que o setor gerou R$ 2,3 bilhões, sendo 1,6% de tudo que foi produzido no Estado. Ficando assim como o terceiro maior PIB criativo do Nordeste e o décimo do país.

Além de gerar oportunidade de negócios, o Mercado de Natal traz para os fortalezenses uma opção de lazer acessível toda sexta-feira, sábados e domingo. De hoje (29) até domingo (1º), 14 estandes de produtos como joias de prata, objetos bordados a mão, macramê, redes, plantas medicinais, calçados e bolsas artesanais. Além disso, terá também 16 estandes de gastronomia, com lanches saudáveis, geleias caseiras, bolos e doces dos mais variados sabores da nossa terra que o público poderá saborear enquanto aproveita as apresentações artísticas.

História
De acordo com os historiadores, desde a Idade Média, os europeus comemoram o Natal em animados mercados de rua. O mais antigo que se tem notícia, o Krippenmarkt, de Viena, começou em 1298. Ao longo dos séculos XIV e XV, os Mercados de Natal se espalharam pela Alemanha, Suíça e região da Alsácia. Não à toa, os mercados mais visitados ainda ficam nessas áreas. Apesar das semelhanças, por exemplo, acontecem a céu aberto, cada um tem como característica a celebração da cultura local. Por isso, aqui em Fortaleza, o bazar natalino terá a cara do Ceará com o artesanato local e o tema artístico desta edição do Ceará Natal de Luz, o Mestre Espedito Seleiro.

Parceiros
O Ceará Natal de Luz é realizado pela CDL Fortaleza e pelo Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social, apresentado pelo Ministério da Cidadania, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e pela Prefeitura Municipal de Fortaleza. O evento conta com o patrocínio das seguintes empresas e instituições: Sesi, Fiec, Café Santa Clara, Zenir, M Dias Branco, Casa Pio, Enel, Newland, Normatel, Banco do Nordeste e Rede. E tem ainda o apoio do Governo do Estado do Ceará, da Câmara Municipal de Fortaleza, da Assembleia Legislativa do Ceará, do Sistema Verdes Mares, da Faculdade CDL, do Sindiônibus, da Indaiá, do Shopping Del Paseo, do Shopping Aldeota e do Jardins Open Mall.

SERVIÇO
MERCADO DE NATAL | Praça do Ferreira
Sextas, Sábados e Domingos entre os dias 29/11 e 22/12
Horário: 16h30 às 20h30

Programação artística
Sexta, 29/11
19h – Pifassaré

Sábado, 30/11
19h - Rairton Lima

Domingo, 01/12
19h - Mateus Farias


Com informações dda DÉGAGÉ ASSESSORIA DE IMPRENSA

Nenhum comentário: