sexta-feira, 29 de novembro de 2019

PRESIDENTE DA CNBB, DOM WALMOR OLIVEIRA DE AZEVEDO, FAZ BALANÇO DA 100ª REUNIÃO CONSELHO PERMANENTE



Presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, faz balanço da 100ª reunião do Conselho Permanente
Terminada a 100ª reunião do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que aconteceu em Brasília (DF), de 26 a 28 de novembro, o arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da entidade, dom Walmor Oliveira de Azevedo fez um balanço dos debates e encaminhamentos do encontro.
Em um vídeo gravado com exclusividade pela assessoria de imprensa da entidade, dom Walmor compartilha a preocupação dos bispos com a assessoria política e análise da conjuntura social e eclesial. “Não podemos caminhar sem conhecer a realidade, ela nos desafia. Precisamos conhecê-la para darmos respostas à luz dos valores intocáveis e inegociáveis do Evangelho”, disse.
Na ocasião, dom Walmor compartilhou a experiência “bonita” dos testemunhos de irmãs de várias congregações no Haiti com os mais pobres. “Ouvimos de nossos irmãos bispos experiências missionárias importantes e, ao mesmo tempo, a experiência bonita de uma igreja viva missionária presente”, afirmou.
O arcebispo destacou também a importância do trabalho com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. “Estamos nós agora empenhados a fazer da Igreja casa da Palavra, casa do Pão, casa da Missão e casa da Caridade”, disse. E por isso, dom Walmor salientou que os bispos escolheram como temática da 58ª Assembleia Geral da CNBB, a ser realizada em abril de 2020: “Evangelizar pelo anúncio da Palavra de Deus”.
Por fim, outro assunto de destaque citado no vídeo por dom Walmor é a atuação da Comissão Especial para a Tutela de Menores. “Estamos realizando esse trabalho grande de enfrentar o crime da pedofilia e como Igreja darmos a resposta que devemos”, garantiu. Outros temas como a criação do regional Leste 3 e a importância do Conselho Episcopal Latino-Americano, o Celam, foram abordados pelo arcebispo.
Confira, abaixo, o vídeo na íntegra:
Fonte: CNBB

Nenhum comentário: