quarta-feira, 1 de maio de 2019

NOVOS BISPOS NOMEADOS PELO PAPA SÃO APRESENTADOS NA 57ª ASSEMBLEIA GERAL



Novos bispos nomeados pelo papa são apresentados na 57ª Assembleia Geral
Os quatorze novos bispos brasileiros, nomeados pelo Papa Francisco desde a última Assembleia Geral, em 2018, foram apresentados na manhã desta quarta-feira, 1º de maio, durante a abertura das atividades da 57ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP). Do total, oito dos novos bispos foram nomeados para dioceses dos regionais sul da Conferência Episcopal e quatro são bispo auxiliares.
Perfil – Dentre os novos bispos, quatro ainda não completaram cinquenta anos: dom Valdemir Vicente Andrade dos Santos (1973), dom Mário Spaki (1971), dom Julio César Souza de Jesus (1971) e Dom Cleonir Paulo Dalbosco (1970). Os outros bispos atingiram a casa dos cinquenta mas nenhum ultrapassou os sessenta anos de idade: dom Evaldo Carvalho dos Santos (1969), dom Manoel Ferreira dos Santos Junior (1967), dom Carlos José de Oliveira (1967), dom João Aparecido Bergamasco (1967), padre Darley José Kummer (1967), dom Sílvio Guterres Dutra (1966), dom Manoel de Oliveira Soares Filho (1965), dom Francisco Lima Soares (1964), dom Walter Jorge Pinto (1963), dom José Benedito Cardoso (1961).
Além dos oito bispos enviados para os estados mais ao sul do país, cinco dos nomeados estão no nordeste e um na região centro-oeste. A Arquidiocese de Fortaleza recebeu dois bispos auxiliares (dom Valdemir Vicente Andrade dos Santos e dom Julio César Souza de Jesus), a Arquidiocese de São Paulo recebeu um (dom José Benedito Cardoso) e a Arquidiocese de Porto Alegre também um (padre Darley José Kummer).
No dia 04 de julho de 2018, o Papa Francisco também nomeou como eparca de São Gregório de Narek em Buenos Aires dos Armênios e eparca apostólico da América Latina e Caribe, Pablo León Hakimian. O eparca Pablo León é egípcio, nascido em Cairo, e foi sagrado bispo em 29 de setembro do ano passado. Dentre os nomeados, apenas o monsenhor Darley José Kummer ainda não foi sagrado bispo. Sua sagração está marcada para o dia 22 de junho de 2019.
Novos Bispos
Dom Mário Spaki – Diocese de Paranavaí (PR)
Dom Sílvio Guterres Dutra – Diocese de Vacaria (RS)
Dom Manoel Ferreira dos Santos Junior – Diocese de Registro (SP)
Exarca Pablo León Kakimian, São Gregório de Narek em Buenos Aires dos Armênios
Dom Valdemir Vicente Andrade dos Santos – Auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza (CE)
Dom Julio César Souza de Jesus – Auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza (CE)
Dom Francisco Lima Soares – Diocese de Carolina (MA)
Dom Cleonir Paulo Dalbosco – Diocese de Bagé (RS)
Dom Carlos José de Oliveira, Diocese de Apucarana (PR)
Dom Manoel de Oliveira Soares Filho – Diocese de Palmeira dos Índios (AL)
Dom João Aparecido Bergamasco – Diocese de Corumbá (MS)
Dom Walter Jorge Pinto – Diocese de União da Vitória (PR)
Dom José Benedito Cardoso – Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo (SP)
Dom Evaldo Carvalho dos Santos – Diocese de Viana (MA)
Monsenhor Darley José Kummer – Auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre (RS)
Por Franklin Machado
Fonte: CNBB

Nenhum comentário: