domingo, 31 de março de 2019

DESPERTAR VOCACIONAL 2019: ALEGRIA EM BUSCAR ATENDER O CHAMADO DE DEUS




Foi concluído na manhã deste domingo, dia 31 de março, com missa presidida por dom Gilberto Pastana, o Despertar Vocacional 2019. O evento, que teve início sexta- feira (29), aconteceu no Centro de Expansão Dom Vicente de Paulo Araújo Matos, em Crato, e contou com a participação de oitenta e sete jovens, vindos das cinco foranias da diocese de Crato.
“Esse encontro tem como objetivo ajudar os jovens da nossa diocese a despertar para qual vocação especifica Deus lhes chama. Procuramos apresentar, com a presença e o testemunho, as vocações que temos na diocese”, explicou o coordenador do Serviço de Animação Vocacional, padre Cícero Luciano Lima.
Para isso, além da formação sobre o tema “Vocação, fé e discernimento” e dos momentos de oração, foi incluída na programação a apresentação das vocações através de representantes de cada uma. Estiveram presentes Padres, Diácono Permanente e membros de Congregações Religiosas, Novas Comunidades, Pastoral Familiar e Leigos Consagrados que, em uma roda de conversa, tiraram as dúvidas dos jovens sobre a missão de cada uma.
Isso ajudou Joanete Rangel, de Aurora, esclarecer através de qual vocação ela quer servir a Deus. “Eu sempre ficava fugindo e hoje estou aqui. A semente foi plantada, nunca saímos como chegamos, sempre saímos com uma sede a mais de procurar e hoje, depois destes dias de encontro, tenho certeza que quero servir a Igreja como leiga”, afirmou.
Ao todo vinte e nove paróquias enviaram participantes.
Oferta de vida
Na celebração, dom Gilberto refletiu sobre a parábola do Filho Pródigo (Lc 15,1-3.11-32), afirmando que a primeira vocação do cristão deve ser a vida. “A primeira e mais importante vocação nossa deve ser a vida. Todas as nossas vocações dependem da escolha pela vida. Fomos criados para viver e viver no Senhor”, disse.
No ofertório, os jovens colocaram no altar do Senhor uma carta, escrita a punho, falando sobre a experiência de ter vivido o Despertar Vocacional. O texto foi feito durante o momento oracional do deserto, realizada antes da celebração eucarística. Ao fim da missa dom Gilberto sorteou duas delas e as leu, sem falar o nome das pessoas que as escreveram. A ideia foi partilhar, em comunidade, o que foi vivenciado nestes dias.
O bispo ainda pediu que aos jovens para que, no caminhar vocacional, além de fazerem a opção primeira pela vida, possam estudar o Senhor como pessoa para, a partir dai, fazerem, aos poucos, a opção definitiva. “Que possamos assumir essa missão para ajudar os outros”, falou.

Por: Jornalista Patrícia Silva (MTE 3815/CE)
Fonte: Diocese de Crato

Nenhum comentário: