domingo, 30 de setembro de 2018

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE



30 DE SETEMBRO DE 2018

DOMINGO DA VIGÉSIMA SEXTA SEMANA
DO TEMPO COMUM

Cor Verde

1ª. Leitura – Nm 11, 25-29

Leitura do Livro dos Números 11,25-29

Naqueles dias: 25O Senhor desceu na nuvem e falou a Moisés. Retirou um pouco do espírito que Moisés possuía e o deu aos setenta anciãos. Assim que repousou sobre eles o espírito, puseram-se a profetizar, mas não continuaram. 26Dois homens, porém, tinham ficado no acampamento. Um chamava-se Eldad e o outro Medad. O espírito repousou igualmente sobre os dois, que estavam na lista, mas não tinham ido à Tenda, e eles profetizavam no acampamento. 27Um jovem correu a avisar Moisés que Eldad e Medad estavam profetizando no acampamento. 28Josué, filho de Nun, ajudante de Moisés desde a juventude, disse: 'Moisés, meu Senhor, manda que eles se calem!' 29Moisés respondeu: 'Tens ciúmes por mim? Quem dera que todo o povo do Senhor fosse profeta, e que o Senhor lhe concedesse o seu espírito!'
Palavra do Senhor.

Reflexão – “vocação para ser profeta”
O Senhor distribui o Seu Espírito como bem lhe aprouver e não faz acepção de pessoas nem de grupos, por isso, nesta leitura nós constatamos o que aconteceu com os setenta anciãos que acompanhavam Moisés no deserto e também aos dois que não estavam reunidos com eles. Cheios do Espírito de Deus eles profetizavam e ajudavam a Moisés na condução do povo de Israel à Terra Prometida. Nós também estamos aptos a contribuir na edificação do reino de Deus aqui na terra, pois, no Batismo recebemos o Espírito Santo que nos dá condições para sermos profetas, sacerdotes e reis. Temos em nós o Espírito do Senhor que é um só e se distribui igualmente e inteiramente a todos os batizados e nos capacita na nossa caminhada em busca da vida eterna. Seria muito bom que todos nós utilizássemos a nossa capacidade para a edificação do próximo e fizéssemos uso dos dons, talentos e virtudes que foram colocados ao nosso dispor. Deveríamos todos, desejar ardentemente, ser profeta e assim contribuir com a obra do Senhor no mundo. O Senhor nos convoca a pôr em prática a nossa vocação para profeta.

– Você sabe o que é ser profeta?
– Você escuta a Deus para falar em nome Dele?
– Você já experimentou proclamar aquilo que o Senhor coloca no seu coração para ajudar a edificar o reino dos céus?
 – Deus conta com você para isso!

Salmo 18,8.10.12-13.14 (R.8a 9b)
R.A lei do Senhor Deus é perfeita, alegria ao coração

8A lei do Senhor Deus é perfeita,* conforto para a alma! O testemunho do Senhor é fiel,* sabedoria dos humildes.R.
10É puro o temor do Senhor,* imutável para sempre. Os julgamentos do Senhor são corretos* e justos igualmente.R. 12E vosso servo, instruído por elas,* se empenha em guardá-las. 13Mas quem pode perceber suas faltas?* Perdoai as que não vejo!R.
14E preservai o vosso servo do orgulho:* não domine sobre mim! E assim puro, eu serei preservado* dos delitos mais perversos.R.

Reflexão - A lei do Senhor é a receita para a prosperidade do ser humano. Se nos entregássemos à Sua Lei, se seguíssemos os Seus ensinamentos, se nos empenhássemos em guardá-los, teríamos sucesso, alegria e estaríamos fugindo dos embustes do inimigo: “E, assim, puro eu serei preservado dos delitos mais perversos!”

2ª. Leitura – Tg 5, 1-6

Leitura da Carta de São Tiago 5,1-6

1E agora, ricos, chorai e gemei, por causa das desgraças que estão para cair sobre vós. 2Vossa riqueza está apodrecendo, e vossas roupas estão carcomidas pelas traças. 3Vosso ouro e vossa prata estão enferrujados, e a ferrugem deles vai servir de testemunho contra vós e devorar vossas carnes, como fogo! Amontoastes tesouros nos últimos dias. 4Vede: o salário dos trabalhadores que ceifaram os vossos campos, que vós deixastes de pagar, está gritando, e o clamor dos trabalhadores chegou aos ouvidos do Senhor todo-poderoso. 5Vós vivestes luxuosamente na terra, entregues à boa vida, cevando os vossos corações para o dia da matança. 6Condenastes o justo e o assassinastes; ele não resiste a vós. Palavra do Senhor.

Reflexão – “o ouro guardado, enferruja!”

Nesta carta São Tiago se dirige especialmente àqueles que amealham com usura os bens e não se importam com os menos desfavorecidos. Todos nós sabemos que a riqueza que é guardada com usura pode evaporar-se de uma hora para outra, ser carcomida pelas traças que são os ladrões e enganadores dos quais o mundo está cheio. Assim, Ele profetiza e adverte àqueles que acumulam fortuna na terra, em detrimento do salário do trabalhador e dos que lhe prestam qualquer serviço. São eles os que põem a sua confiança unicamente no patrimônio que ajuntaram e se refastelam entregues à vida boa. Muitas pessoas caem em desgraça por causa dos muitos bens que possuem, confirmando assim as palavras de São Tiago: “vosso ouro e vossa prata estão enferrujados, e a ferrugem deles vai servir de testemunho contra vós”. Ao contrário, todo aquele que prospera e põe o que possui à disposição de Deus, partilhando com os seus irmãos, será cada vez mais abençoado e progredirá sempre.

– Qual é o seu pensamento em relação a este assunto?
 – Qual o seu objetivo quando guarda o seu dinheiro?
 - Você é justo (a) quando alguém lhe presta algum serviço?
- Você tem guardado muitos bens? De quem eles serão?

Evangelho – Mc 9, 38-43.45.47-48

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 9,38-43.45.47-48
Naquele tempo:38João disse a Jesus: 'Mestre, vimos um homem expulsar demônios em teu nome. Mas nós o proibimos, porque ele não nos segue'. 39Jesus disse: 'Não o proibais, pois ninguém faz milagres em meu nome para depois falar mal de mim. 40Quem não é contra nós é a nosso favor. 41Em verdade eu vos digo: quem vos der a beber um copo de água, porque sois de Cristo, não ficará sem receber a sua recompensa. 42E, se alguém escandalizar um destes pequeninos que creem, melhor seria que fosse jogado no mar com uma pedra de moinho amarrada ao pescoço. 43Se tua mão te leva a pecar, corta-a! É melhor entrar na Vida sem uma das mãos, do que, tendo as duas, ir para o inferno, para o fogo que nunca se apaga. 45Se teu pé te leva a pecar, corta-o! É melhor entrar na Vida sem um dos pés, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno. 47Se teu olho te leva a pecar, arranca-o! É melhor entrar no Reino de Deus com um olho só, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno, 48'onde o verme deles não morre, e o fogo não se apaga''. Palavra da Salvação.

Reflexão – “Ninguém é Senhor de si mesmo”

Mais uma vez Jesus nos instrui a distinguir a diferença que há entre a mentalidade do mundo e o pensamento de Deus. Nós também, como os discípulos de Jesus, muitas vezes, entendemos que Jesus é de nossa propriedade exclusiva ou do movimento a que pertencemos. Diante do que Ele nos expõe, no entanto, concluímos que em nenhuma situação poderemos afirmar que alguém não está a serviço do reino somente porque não faz parte da nossa “turma”, da nossa religião ou da nossa comunidade. Jesus nos ensina a fazer todas as nossas ações em Seu Nome, isto é, por amor a Ele. Por isso, Ele acolhe de coração todas as pessoas que de uma maneira ou de outra trabalham com amor para a edificação da Sua Igreja. A Igreja é o Corpo de Cristo agindo no mundo. Porém, todo aquele que é de Cristo segue os seus ensinamentos. Deus quer salvar o homem do pecado e quem quiser seguir a Jesus deve renunciar ao pecado, mesmo que para isso tenha que renunciar a algo que muito lhe custa. Se Cristo veio nos libertar do pecado e da morte, não podemos continuar com as práticas que nos afastam do Salvador. Ninguém é Senhor de si mesmo, ninguém pode salvar-se por si só, por isso, Jesus, num sentido figurado nos manda arrancar a mão, o pé, isto é, cortar as ações que nos apartam da graça de Deus.

- Você costuma desprezar as outras religiões ou pessoas de outras comunidades?
– Você se considera dono (a) de Jesus?
 – A que ou a quem o seu pé ou a sua mão estão levando você?
– Aquilo que você pratica, os lugares que frequenta o (a) estão levando para Deus ou o (a) afastam Dele?

“Porque a palavra de Deus é viva, eficaz, mais penetrante do que uma espada de dois gumes e atinge até a divisão da alma e do corpo, das juntas e medulas, e discerne os pensamentos e intenções do coração. Nenhuma criatura lhe é invisível. Tudo é nu e descoberto aos olhos daquele a quem havemos de prestar contas." ( Hebreus, 4, 12-13)
A Palavra de Deus criou o mundo e nos gerou como Suas criaturas e objetos do Seu amor.
A Palavra de Deus é o próprio Jesus que nos apresenta o plano do Pai para a nossa felicidade. Ela é, portanto, o Manual de Instrução que o Espírito Santo nos apresenta.
Conhecer a Palavra de Deus é conhecer o próprio Jesus: “e o verbo se fez carne e habitou entre nós”! (Jo 1,14ª)
Por isso, a palavra de Deus nos ensina a amar Jesus e a querer imitá-Lo, sofrendo com Ele os mistérios de Sua Paixão e Morte e, também, a partilhar a alegria da Sua Ressurreição, vislumbrando a nossa própria entrada na Glória do Pai.
A Palavra de Deus é eficaz, porque, quando vivida, produz em nós transformações profundas, as quais não nos seria possível experimentar antes de conhecê-La!
É mais penetrante do que uma espada de dois gumes e atinge até a divisão da alma e do corpo, pois, separa, não a alma do corpo, mas o que é fruto da alma (espírito) e fruto do corpo (carne) e nos leva a perceber o que nos escraviza e o que nos liberta.
Atinge também a divisão das juntas e medulas e vem, de uma forma muito concreta, contra a nossa mentalidade de homem velho.
A Palavra de Deus é esclarecedora, pois, discerne os pensamentos e intenções do coração e nos revela quem realmente somos e o que, muitas vezes, não temos coragem de assumir e reconhecer.
É difícil para nós aceitá-la, pois, expressa a verdade que não é a nossa verdade e que para nós, é custoso executar.
Ela nos faz perceber o engano, a mentira e descobre para nós a luz da verdade que é Jesus!
Jesus veio revelar ao homem o próprio Deus, a Sua bondade, a Sua Misericórdia, a Sua vontade, o Seu plano de Salvação, e, é por meio da Palavra que nós podemos assimilar toda a Sua Revelação. À medida que a Palavra é conhecida, vai se encarnando em nós e torna-se a bússola mais precisa, o barco mais seguro e o farol que ilumina os nossos passos nas grandes e pequenas decisões da nossa vida.
Que a Palavra de Deus não seja somente uma obra a mais a preencher o espaço da nossa biblioteca, nem um livro a compor a nossa mesinha de cabeceira, mas se transforme em vida na nossa vida, em ação, em agente transformador e certeza da presença do próprio DEUS no nosso coração!

Helena Colares Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: