sexta-feira, 31 de agosto de 2018

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE


31 DE AGOSTO DE 2018

SEXTA-FEIRA DA VIGÉSIMA PRIMEIRA SEMANA

DO TEMPO COMUM

Cor Verde.

1ª. Leitura – I Cor 1, 17-25

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios 1,17-25

Irmãos: 17De fato, Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar a boa nova da salvação, sem me valer dos recursos da oratória, para não privar a cruz de Cristo da sua força própria. 18A pregação a respeito da cruz é uma insensatez para os que se perdem, mas para os que se salvam, para nós, ela é poder de Deus. 19Com efeito, está escrito: 'Destruirei a sabedoria dos sábios e frustrarei a perspicácia dos inteligentes'. 20Onde está o sábio? Onde o mestre da Lei? Onde o questionador deste mundo? Acaso Deus não mostrou a insensatez da sabedoria do mundo? 21De fato, na manifestação da sabedoria de Deus, o mundo não chegou a conhecer Deus por meio da sabedoria; por isso, Deus houve por bem salvar os que creem por meio da insensatez da pregação. 22Os judeus pedem sinais milagrosos, os gregos procuram sabedoria; 23nós, porém, pregamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus e insensatez para os pagãos. 24Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, esse Cristo é poder de Deus e sabedoria de Deus. 25Pois o que é dito insensatez de Deus é mais sábio do que os homens, e o que é dito fraqueza de Deus é mais forte do que os homens. Palavra do Senhor.

Reflexão – “Cruz, sinal de salvação”

Por causa de Jesus Cristo, a Cruz, que antes era um sinal de maldição, tornou-se, agora sinal de salvação! Ao invés de ser um instrumento de desgraça, é um meio de se alcançar a graça. Por isso, São Paulo nos faz entender que “a pregação a respeito da cruz é uma insensatez para os que se perdem, mas para os que se salvam, ela é poder de Deus!” Isso significa que quando não abraçamos a Cruz porque ainda não acolhemos a Salvação de Jesus, nós a rejeitamos pois a consideramos um sinal de loucura. No entanto, a partir do momento em que nos rendemos à pregação da Boa Nova da Salvação e assumimos Jesus Cristo, Crucificado, Morto e Sepultado, Ressuscitado e Glorificado como Senhor da nossa vida, todos os nossos medos e, também, a nossa sabedoria humana, caem por terra. E assim, passamos a viver sob o poder de Deus e o Senhorio de Jesus. Deus Pai manifestou a Sua sabedoria quando criou o mundo e o homem dando a ele uma Lei para seguir e mandando-lhe profetas para ensiná-lo a vivê-la e o alertar quando se desviasse do caminho. No entanto, o homem pecou e a humanidade fez ouvido de mercador e foi preciso que o Seu próprio Filho, em pessoa, viesse até nós e morresse para nos salvar de uma maneira completamente absurda aos nossos olhos. Jesus veio salvar toda a humanidade, todavia será preciso a anuência de todos para que o seu efeito aconteça. Por isso, hoje, mesmo com toda a sua eficácia, a salvação de Jesus depende da nossa pregação. Todos os que já acolheram a pregação da salvação de Jesus e assumiram a vida nova no Espírito Santo são chamados a anunciar a Cruz de Cristo, loucura para os homens, mas sabedoria de Deus. A Cruz de Jesus é poderosa para quem O segue e a tem como um instrumento de amor, de doação e vida. E quanto mais anunciarmos Jesus Cristo, nascido de Maria, que veio instaurar o reino do céu aqui na terra, que morreu e ressuscitou para nos enviar o Seu Espírito Santo, mais também, nós estaremos dando testemunho de que “o que é dito insensatez de Deus é mais sábio do que os homens e o que é dito fraqueza de Deus é mais forte do que os homens!” Só conseguiremos entender isso, quando experimentarmos a força e o poder de Jesus ressuscitado. Não podemos perder tempo, pois também, como São Paulo, não viemos para batizar, mas para pregar a boa nova da salvação, não com os recursos da oratória, mas com o poder de Deus manifestado em Jesus Cristo na Cruz e na nossa vida.

 – Você entende a metodologia de Deus? 
– Você tem tentado entende-la ou você já se rendeu ao Seu poder sem questioná-Lo? 
– Você já assumiu Jesus como Senhor e Salvador? 
– Como você tem anunciado Jesus?

Salmo 32,1-2. 4-5. 10ab.11 (R. 5b)

R. Transborda em toda a terra a bondade do Senhor!

1Ó justos, alegrai-vos no Senhor! * aos retos fica bem glorificá-lo. 2Dai graças ao Senhor ao som da harpa, * na lira de dez cordas celebrai-o!R.
4Pois reta é a palavra do Senhor, * e tudo o que ele faz merece fé. 5Deus ama o direito e a justiça, * transborda em toda a terra a sua graça.R.
10aO Senhor desfaz os planos das nações * 10be os projetos que os povos se propõem. 11Mas os desígnios do Senhor são para sempre, e os pensamentos que ele traz no coração, * de geração em geração, vão perdurar.R.

Reflexão - A bondade do Senhor transborda em toda a terra por meio de todos nós que já assumimos a Sua Salvação e Lhe damos graças. A Palavra do Senhor é reta, apesar de que a nossa mente humana não consiga entendê-La, no entanto, pela fé nós a acolhemos de coração e assim nos tornamos justos. Do Senhor nós recebemos a graça da santidade para vivermos de acordo com os Seus desígnios eternos e conforme os pensamentos que Ele traz no coração. Assim vivendo, somos felizes e nos alegramos enfrentando a vida com amor no coração.


Evangelho – Mt 25, 1-13


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 25,1-13

Naquele tempo, disse Jesus, a seus discípulos, esta parábola: 1'O Reino dos Céus é como a história das dez jovens que pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo. 2Cinco delas eram imprevidentes, e as outras cinco eram previdentes. 3As imprevidentes pegaram as suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo. 4As previdentes, porém, levaram vasilhas com óleo junto com as lâmpadas. 5O noivo estava demorando e todas elas acabaram cochilando e dormindo. 6No meio da noite, ouviu-se um grito: `O noivo está chegando. Ide ao seu encontro!' 7Então as dez jovens se levantaram e prepararam as lâmpadas.8As imprevidentes disseram às previdentes: `Dai-nos um pouco de óleo, porque nossas lâmpadas estão se apagando.' 9As previdentes responderam: `De modo nenhum, porque o óleo pode ser insuficiente para nós e para vós. É melhor irdes comprar aos vendedores'. 10Enquanto elas foram comprar óleo, o noivo chegou, e as que estavam preparadas entraram com ele para a festa de casamento. E a porta se fechou. 11Por fim, chegaram também as outras jovens e disseram: `Senhor! Senhor! Abre-nos a porta!' 12Ele, porém, respondeu: `Em verdade eu vos digo: Não vos conheço!' 13Portanto, ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia, nem a hora. Palavra da Salvação.


Reflexão – “o noivo está chegando”

A lâmpada é a nossa vida e o óleo é a fé, combustível que abastece o nosso ser e faz produzir em nós a luz que nos leva a viver em harmonia interior com Deus, em qualquer situação. A fé alimenta a nossa alma e nos prepara para enfrentar os momentos de escuridão, de dúvida e de incerteza. A fé é um dom de Deus que, regado pela oração, nos faz sentir o consolo do Espírito Santo, e a alegria de uma vida conformada à vontade de Deus. Por isso, ela precisa ser cultivada. “As jovens previdentes levaram vasilhas com óleo junto com as lâmpadas; as jovens imprevidentes pegaram as suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo”. As jovens imprudentes, talvez levassem uma vida despreocupada de Deus vivendo somente em função das coisas do mundo, entendendo que, na hora da necessidade, o óleo para suas lâmpadas seria providenciado ou nem notando que a sua lâmpada precisasse de combustível. A parábola, então, nos ensina que tem a Luz de Deus quem cultiva a fé e vive na intimidade com o noivo, por isso, conhece os Seus passos e percebe quando Ele se aproxima. Por esta razão, permanece sempre com sua lâmpada acesa e com o óleo à sua disposição. Não será surpreendido (a), pois, está sempre atento (a). Baseados no exemplo das jovens, precisamos estar alertas, pois o noivo está chegando. O noivo é Jesus que vem ao nosso encontro e deseja nos encontrar vigilantes! Ele chegará na hora em que menos esperarmos! Poderá ser também uma tribulação, uma doença, ou até, a morte. É sempre algo inesperado, imprevisível e, se não estivermos com as nossas lâmpadas abastecidas, isto é, o nosso coração cheio de fé, confiante e em paz, com certeza, iremos nos desesperar e dar contratestemunho. Quem se ocupa muito com as atividades do mundo esquece de abastecer a sua lâmpada com o óleo de Deus. Encontrar-se desprevenido (a) é estar por fora da luz de Deus, é gastar o tempo somente com as coisas materiais e esquecer de que a vida aqui na terra é breve e que caminhamos para a eternidade onde o noivo nos espera.

- Qual será o óleo com que você tem abastecido a sua lâmpada?
 - Você se sente preparado (a) para qualquer coisa na sua vida?
- Em quem você confia? 
- Onde você está buscando o óleo para conservar a sua lâmpada acesa? 
- Em sua opinião qual é o óleo que falta na sua vida?


“Ele nos escolheu em Cristo antes de criar o mundo para que sejamos santos e sem defeito diante dele, no amor” Ef, 1, 4

O nosso OBJETIVO é A SANTIDADE e a nossa VOCAÇÃO é O AM0R

No nosso Batismo nós recebemos a graça da santidade para vivermos de acordo com os Seus desígnios eternos e conforme os pensamentos que Ele traz no coração. Portanto, todos nós somos chamados a amar com o AMOR ETERNO do PAI e do FILHO gerado no ESPIRITO SANTO, para que possamos viver a santidade desde já!
O AMOR ETERNO é o AMOR que desce direto do trono de Deus. É o AMOR que vem do coração do Pai, que se expressa através do Filho em comunhão com o Espírito Santo. É o AMOR do CÉU. É coisa do céu e não podemos entendê-lo com a mentalidade da terra.
É o amor que não é guiado por emoção ou por sentimento; é amor consciente, sincero, duro, real. É o amor apesar de... É o amor que não cansa nem se cansa. É o amor doído, sofrido, amor de CRUZ. Amor que não necessita de desculpas, de explicações, nem tampouco de razões nem de motivações. É amor que nem precisa ser regado, nem adubado; é amor perene que tem como fonte o coração do PAI. É amor que ama mesmo quando injustiçado, espezinhado, humilhado, rejeitado, flagelado. É o amor que desconhece os defeitos e as limitações. Amor que se encanta mesmo quando não vê nada de belo nem de encantador.
É o amor que se oferece a todo o momento, em qualquer situação, amor que não impõe condições. Amor que ajuda, que suporta, que socorre, que consola. Amor que é capaz de ganhar o mundo, atravessar montanhas, vencer obstáculos, que não mede esforços. É o amor que se eterniza nos gestos simples, nas palavras sinceras, nas expressões do abraço, do sorriso e do olhar e não exige mais que isso.
Amor que anseia por se espalhar e quando alcança alguém, não há mais jeito de estancar, porque, como a correnteza de um rio, ele corre veloz deixando para trás as marcas do desamor, como entulho. É este o AMOR que o Senhor deseja eternizar nos nossos corações.
O AMOR amado gera mais amor para amar. Começa no coração do Pai! É coisa do céu que Deus quer instalar na terra!

Helena  Serpa, 
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: