quinta-feira, 28 de junho de 2018

SANTO IRINEU




No dia 28 de junho de 2018 a Igreja Católica celebra a festa de Santo Irineu. O nome “Irineu” vem do grego e significa “pacificador”. Nascido no ano 130 em Esmirna na Ásia Menor (hoje Turquia). Ele foi discípulo do grande São Policarpo, bispo e mártir de Esmirna, que o ordenou sacerdote. Por meio de Policarpo passou a ser  discípulo do Apóstolo São João o Evangelista. Teve grande influência no pensamento teológico da época. Temos intactos hoje os cinco livros de sua autoria “Contra os hereges”. Relativamente jovem deixou a Ásia Menor e passou algum tempo em Roma e depois se transferiu para Lyon, na França. Em 177 se encontrou em Roma para apresentar ao Papa Eleutério algumas problemas de ordem doutrinal concernente  a heresia montanista. Os montanistas pregava o desprezo das coisas do mundo e anunciava a breve volta final de Cristo.
Voltando à Lyon, pouco depois, Irineu sucedeu em 178 o bispo resignatário, o Mártir São Frotino, e governou como bispo diocesano a Igreja de Lyon até sua morte no ano 202. Seu tempo como bispo coincidiu com um período muito difícil na Igreja, dilacerada por heresias que colocavam em risco sua fé e unidade. Com sua sólida formação teológico e incansável trabalho de pastor fez triunfar a concórdia e unidade “fundadas na tradição apostólica”. Ele foi pastor erudito e vigilante, escritor profícuo, sobretudo na defesa da fé contra as falsas doutrinas que se espalhavam por toda parte.
Irineu escreveu: “Tudo quanto tive a graça de ouvir sobre a pessoa de Jesus Cristo e do Apóstolo São João não passei para o papel, mas guardei-o bem no coração, renovando-o diariamente na minha alma, com toda simplicidade”. A tradição diz que ele morreu mártir a espada na perseguição do imperador Severo, no ano 202. Seu corpo foi enterrado junto com os mártires na Igreja de Lyon, e venerado na catedral de Lyon.
Pe. Brendan Coleman Mc Donald – Redentorista.

Nenhum comentário: