quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

FALECIMENTO DE DOM RUBENS AUGUSTO DE SOUZA ESPÍNOLA, BISPO EMÉRITO DE PARANAVAÍ (PR)


Falecimento de Dom Rubens Augusto de Souza Espínola, Bispo Emérito de Paranavaí (PR)
Faleceu, na madrugada desta quinta-feira, 28 de dezembro, o bispo emérito de Paranavaí (PR), dom Rubens Augusto de Souza Espínola.
Eis a notícia publicada no site oficial da diocese paranaense:
É com pesar, que a Diocese de Paranavaí vêm comunicar a todos, que neste dia 28 de dezembro, faleceu o Bispo Emérito Dom Rubens Augusto de Souza Espínola.
Seu corpo será velado na Catedral Maria Mãe da Igreja.
O sepultamento na Cripta da Catedral, será amanhã, sexta-feira, 29 de dezembro após a Missa presidida por Dom Anuar Battisti às 16h.
Dom Anuar pede a todos que assim como sua vida foi toda na simplicidade, que não enviem coroas de flores.
Conheça um pouquinho de sua trajetória: Dom Rubens Augusto de Souza Espínola, nasceu em São Carlos (SP) em 8 de junho de 1928. Sendo assim, nos é revelado 89 anos de idade dedicados à dignidade humana e as causas da vida, são 64 anos de ordenação sacerdotal e 36 anos de episcopado.
Atualmente encontrava-se aposentado há 13 anos desde de 1° de Fevereiro de 2004, e residia em nossa amada Paranavaí, cidade que tanto amava.
Rubens Augusto de Souza Espínola, nascido em São Carlos (SP) em 8 de junho de 1928.
Afinal, foram mais de 19 anos dedicados ao serviço na Diocese de Paranavaí, o que rendeu admiração dos que o conhecem e o respeito geral. Mesmo após a aposentadoria, em fevereiro de 2004, o bispo continuou na cidade, residindo desde então na mesma casa.
MEMÓRIA – Dentre os episódios de Dom Rubens está a construção da Catedral Maria Mãe da Igreja e multiplicação das paróquias, somando-se também a ordenação de 35 padres.
Quando assumiu a Diocese eram apenas duas paróquias em Paranavaí. Quando deixou a administração, apresentou saldo de 11 paróquias na cidade.
Dom Rubens foi ordenado padre em 8 de dezembro de 1953 e bispo em 19 de março de 1981. Tomou posse em Paranavaí no dia 8 de dezembro de 1985, sucedendo a Dom Benjamin de Souza Gomes, que passou à condição de bispo emérito, falecendo em 17 de novembro de 1995.
Dom Rubens permaneceu na função até o dia 1º de fevereiro de 2004, quando se aposentou e foi empossado o bispo Dom Sérgio Aparecido Colombo. Dom Sérgio foi nomeado para a Diocese de Bragança Paulista em 16 de setembro de 2009.
E por isso nossa Diocese de Paranavaí, é convidada a rezar juntos pela alma de nosso amado Bispo Dom Rubens Augusto de Souza Espínola.

Dom Leonardo Steiner, secretário-geral da CNBB, assina Nota de Condolências pelo falecimento de dom Rubens. Leia a íntegra da Nota.
Nota de Condolências da CNBB
pelo falecimento de dom Rubens Augusto de Souza Espínola


Brasília, 28 de dezembro de 2017
Prezado P. Sílvio César Pereira.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebe com pesar a notícia do falecimento de dom Rubens Augusto de Souza Espínola, bispo emérito de Paranavaí (PR), ocorrido na madrugada desta quinta-feira, 28 de dezembro. Renovamos a nossa solidariedade fraterna e pedimos que o senhor estenda aos familiares e às comunidades da diocese o nosso abraço fraterno.
Recorremos às palavras do Santo Padre, Papa Francisco, para manifestarmos nossa proximidade com o senhor e com a Diocese de Paranavaí. Na homilia da missa do último Dia de Finados, ele disse: “(a) esperança, reavivada em nós pela Palavra de Deus, ajuda-nos a adotar uma atitude de confiança frente à morte: realmente Jesus demonstrou-nos que a morte não é a última palavra, mas o amor misericordioso do Pai transfigura-nos e faz-nos viver a comunhão eterna com Ele. Uma caraterística fundamental do cristão é o sentido duma ansiosa expectativa do encontro final com Deus. Ainda há pouco o reiteramos no Salmo Responsorial: ‘A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo! Quando poderei contemplar a face de Deus?’ (42, 3). São palavras poéticas que, de forma comovente, interpretam a nossa expetativa vigilante e sedenta do amor, da beleza, da felicidade e da sabedoria de Deus”.
Na despedida desse nosso Irmão, dom Rubens, é bom recordarmos seu lema episcopal: sicvt qvi ministrat(Como aquele que serve). Lema que representa a atitude de disponibilidade com a qual ele assumiu sua missão nos 89 anos de vida, 64 de sacerdócio e 36 de episcopado.
Enviamos o nosso abraço a todos e as nossas orações.
Em Cristo,
 Fonte: CNBB

Nenhum comentário: