quarta-feira, 29 de novembro de 2017

COMISSÃO ESPECIAL PARA BISPOS EMÉRITOS DEFINE AGENDA 2018


Comissão Especial para Bispos Eméritos define agenda 2018
Os bispos eméritos que formam uma Comissão Especial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) estiveram reunidos na última segunda-feira, 27, no Centro Cultural Missionário (CCM), em Brasília (DF). Uma das propostas era fazer uma avaliação do quarto Encontro Nacional dos Eméritos, ocorrido em setembro, cuja temática girou em torno do “Bispo Emérito numa Igreja em Saída”.
Através de uma programação especial, o encontro ocorrido no Centro de Estudos do Sumaré, no Rio de Janeiro reuniu cerca de 30 bispos eméritos e destacou assuntos relevantes para a vida e missão dos prelados, entre eles a questão da saúde dos religiosos. Segundo o bispo emérito de Manaus e presidente da Comissão, dom Luiz Soares Vieira, o evento serviu como base para estar a par da situação dos eméritos no Brasil.
Na foto, bispos eméritos discutem planejamento para o próximo ano
Ele avalia o encontro como “muito fraterno”, pois pôde contar com o apoio da CNBB, da arquidiocese do Rio de Janeiro e de alguns regionais. “Para nós foi um encontro válido”, disse. Na ocasião, dom Luiz afirmou ainda que o próximo encontro nacional deverá ocorrer em 2019, em Brasília (DF). “Já estamos aqui reunidos para começar os preparativos para o próximo, vendo uma data boa, para já termos um planejamento bom”, disse.
Outro assunto que também ganhou destaque na reunião dos eméritos é a realização do primeiro encontro com os bispos referenciais dos regionais da CNBB. A atividade está sendo pensada para o mês de março do ano que vem e deverá ser um momento de partilha e reflexão. “Nós temos tido alguns problemas de comunicação com os bispos eméritos, pois está faltando um contato maior com esses referenciais, então nós vamos fazer esse encontro justamente para desatar esse nó”, garante dom Luiz.
Segundo o assessor da Comissão para os Ministérios Ordenados da CNBB, padre João Cândido da Silva Neto, esse primeiro encontro será uma oportunidade de partilhar a caminhada dos regionais, das suas atividades e desafios. “Teremos a oportunidade de abordar também a função do bispo referencial, assim como o seu papel e missão junto aos referenciais”, explica. Padre Joãozinho, como é conhecido, revela que o encontro ocorrerá no dia 06 de março, em Brasília e deverá reunir além dos bispos da comissão, os 18 referenciais dos regionais.
Marcas no Caminho
O informativo “Marcas no Caminho” já é de produção costumeira da Comissão Especial para os Bispos Eméritos. De periodicidade trimestral, a publicação reúne entrevistas com bispos eméritos do Brasil, além de notícias da Comissão e artigos escritos pelos bispos. Na reunião, os eméritos também trataram da próxima edição, que deverá contar com a história do bispo emérito de Cornélio Procópio, dom Getúlio Teixeira Guimarães. “Se Deus quiser, no mês de fevereiro já teremos disponível a próxima edição”, finaliza dom Luiz.
Clique aqui e acesse a última publicação.
 Fonte: CNBB

Nenhum comentário: