sexta-feira, 29 de setembro de 2017

ÚLTIMOS PREPARATIVOS PARA A NOVENA FESTA DOS 300 ANOS DE NOSSA SENHORA APARECIDA


Últimos preparativos para a Novena e Festa dos 300 anos de Nossa Senhora Aparecida
O Portal oficial do Santuário Nacional de Aparecida publicou nesta quinta-feira, 28 de setembro, números interessantes sobre a festa do próximo dia 12 de outubro na qual se celebra 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora no Rio Paraíba do Sul, interior de São Paulo.  Serão 26 carros andor para a Novena e Festa da Padroeira. As peças estão sendo preparadas pelos 50 colaboradores das equipes de serralheria, carpintaria, pintura, elétrica, manutenção e enfeites; a previsão é de que 200 mil hóstias para a celebrações; cerca de 2.500 colaboradores, como são chamados os funcionários do Santuário Nacional, estarão direta ou indiretamente envolvidos nos trabalhos da Festa de Nossa Senhora Aparecida e o Santuário dispõe de mais de 900 banheiros masculino e feminino, 75 sanitários para atender aos deficientes, 30 fraldários e 156 bebedouros.
Peças sacras  e coreografias na festa
Os redatores do Portal também informam que desde o mês de agosto, uma equipe se desdobra para realizar a confecção do mobiliário sacro para a festa do dia 12 de outubro. Serão apresentadas, 10 peças: o ambão, local de onde são feitas as leituras; sete banquetas para os concelebrantes; a sedia, cadeira do presidente da celebração e a mesa da eucaristia. Todo o mobiliário foi produzido em mogno maciço e atualmente recebe o acabamento em marchetaria e azulejo, conforme o projeto pensado pelo padre Marcelo Magalhães, diretor do Portal A12, responsável pelo desenho dos objetos litúrgicos.
Durante a novena preparatória e no dia da festa da Padroeira serão apresentadas diversas coreografias. O Portal A12 informa que cerca de 200 voluntários se dedicam , há dois meses, aos ensaios dessas coreografias. O grupo conta com a participação de bebês, crianças, jovens, adultos e idosos de até 80 anos. Dentre os voluntários, estão os colaboradores do Santuário de Aparecida e muitos moradores das cidades vizinhas, que dedicam parte do seu tempo para homenagear a Mãe Aparecida. As coreografias representarão um pouco da história de Nossa Senhora Aparecida nesses 300 anos, lembrando as pessoas que fizeram parte do tricentenário, as diversas congregações religiosas atuantes na difusão da devoção, o crescimento da devoção, a ação intercessora da Mãe Aparecida e a presença dos missionários redentoristas no Santuário.
Cúpula e TV
Outra atração da festa: inauguração da Cúpula Central do Santuário. Iniciada em 2012, a obra tem 34 metros de diâmetro, 109 metros de circunferência e 72 metros de altura, a Cúpula é ponto para onde tudo converge na Basílica, o Altar Central. A arte da Cúpula Central foi concebida pelo artista sacro Cláudio Pastro e a obra foi um grande desafio para toda a equipe de engenharia. Todo o mosaico da Cúpula foi preparado na Itália, onde pedrinha por pedrinha as artes foram montadas. Para revestir os 2 mil metros quadrados, foram utilizadas mais de 5 milhões de tésseras e foram necessários mais de 2 mil dias de trabalho. A obra da Cúpula Central será inaugurada no dia 11 de outubro, às 19h, durante a Coroação Solene.
 Anote a programação de TV para a festa:  A TV Aparecida, em parceria com o History Channel, exibe nos dias 11 e 12 de outubro, o docudrama inédito e exclusivo “Aparecida do Brasil”. Segundo a coordenadora de programação da TV, Malu Veiga, “o telespectador pode esperar uma produção totalmente inédita de excelente qualidade, na qual é retratado o contexto histórico e devocional de Nossa Senhora Aparecida, desde a pesca da imagem, os primeiros milagres que a consagraram como santa, até a chegada dos Missionários Redentoristas e a construção do maior santuário mariano do mundo”. Um dos destaques do documentário, apresentado pelo jornalista da TV Globo, Rodrigo Alvarez, é a parte das dramatizações reconstruindo passagens históricas – entre elas, a do atentado contra a imagem de Nossa Senhora em 1978 – e a narrativa do ponto de vista histórico e investigativo trazendo a construção de um dos maiores símbolos católicos devocionais do Brasil.

Leia mais sobre os últimos preparativos para festa da Padroeira

Nenhum comentário: