sábado, 30 de setembro de 2017

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE



30/09/2017 – XXVII Sábado – 1a. Leitura 

– Zacarias - 2,5-9.14-15 – “um motivo de grande alegria!” 

Assim como mandou o mensageiro para derrubar as muralhas que limitavam Jerusalém e deixavam preso o Seu povo, o Senhor também nos convida a deixar cair todo e qualquer obstáculo que possa nos limitar e impedir que nos apossemos da Sua glória. Somos hoje a Jerusalém, que precisa estar livre, aberta, a fim de que o próprio Deus seja uma muralha de fogo a nos proteger e nos guardar. Ele deseja fazer de nós um povo livre, de coração aberto, a fim de que o Espírito Santo manifeste em nós a Sua glória e o Seu poder. Esse é um motivo de grande alegria! O Senhor promete e cumpre! “ eis que venho para habitar no meio de ti” e “mostrarei a minha glória!” Somente sob a ação do Espírito Santo nós poderemos resplandecer a alegria de ser pertença de Deus e, assim, atrair para Si, muitas pessoas que ainda se encontram prisioneiras do medo, da desesperança, apegadas a si mesmo e ao que possuem sem ter a chance de dar um passo à frente. Que possamos fazer uma reflexão a fim de verificar quais são as barreiras que nos impedem de sentir a presença do Espírito Santo.- Você se sente preso (a) por alguma muralha? Qual? - O que você tem feito para sair desta prisão? O que pode estar lhe prendendo? - Você se sente livre?

Salmo – Jeremias 31- “O Senhor nos guardará qual pastor a seu rebanho”

O salmista canta com alegria a expectativa da libertação com a certeza de que as promessas do Senhor se cumprirão. Nós também, mesmo que ainda estejamos no cativeiro e no exílio podemos anunciar ao mundo que o Senhor já nos remiu e somos predestinados a viver junto Dele no lugar que Ele já nos preparou. Nunca mais haverá tristeza, apenas cânticos, louvor e alegria, pois tudo terá passado e o próprio Deus será o nosso conforto após a guerra.

Evangelho – Luc 9,43-45 – “temos medo de enfrentar os desafios que a Palavra de Deus nos propõe”

Os discípulos não queriam entender o que Jesus lhes advertia, pois, no fundo, eles ainda estavam presos ao ideal de um Messias comum naquela época, um guerreiro que pudesse reconduzir o povo de Israel ao brilho de um reino humano, à semelhança dos outros reinos. No entanto, Jesus queria formá-los a fim de que percebessem que o reino dos céus é diferente do reino dos homens e, enquanto eles não mudassem de ideia, não poderiam realizar os atos de libertação que Jesus lhes ensinava. Jesus preparava os seus corações para o que ia lhe acontecer, porém por não admitirem a ideia do sofrimento, eles fugiam de qualquer coisa que
lhes acenasse com esta realidade. Tinham medo de lhe fazer perguntas sobre o assunto e se esquivavam cheios de temor. Isso também acontece com cada um de nós! Quantas vezes a Palavra de Jesus também nos diz: “prestai bem atenção”, e nós, por não querermos admitir a sua mensagem, dizemos que não a entendemos. Procuramos algum subterfúgio para fugir do real significado da Palavra porque temos medo de enfrentar os desafios que Ela nos propõe. Entretanto, precisamos ter consciência de que também nós, como os apóstolos, só poderemos realizar atos de libertação se também estivermos livres das nossas cadeias e impedimentos pessoais. Que possamos pedir ao Espírito Santo, coragem e força para assumir a Palavra de Deus que nos liberta e tira as nossas limitações. - O que você tem evitado com medo de sofrer? - Há alguma coisa que terá de enfrentar e você não quer nem pensar? - A Palavra de Deus também deixa você apavorado (a)? – Por que? - Você não quer enfrentar o desafio de, com Jesus, procurar descobrir um caminho para a sua dúvida? Faça a experiência e verá que depois todo o medo terá passado.

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho


Nenhum comentário: