terça-feira, 2 de agosto de 2016

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

02/08/2016 - 3ª. Feira – XVIII semana do tempo comum

- Jeremias 30,1-2.12-15.18-22 – “o pecado é a causa dos nossos sofrimentos”

Somente Deus tem o diagnóstico para os nossos males, pois conhece profundamente as nossas feridas. A chaga incurável é o pecado que como um germe foi inoculado dentro de nós gerando consequências funestas. Ele é a causa dos nossos sofrimentos, da nossa dor e é o que faz com que o nosso coração se endureça. O nosso sofrimento por causa do pecado é desesperador e, somente Deus pode aplacar a nossa tortura. Por causa do pecado que nos leva ao infortúnio e a desesperança como se nada mais na nossa vida tivesse solução, não percebemos a Sua manifestação quando deseja nos salvar e mudar a nossa sorte. Por isso, nesta leitura o Senhor nos conclama ao arrependimento e à contrição e, nos promete dias melhores, quando diz: “Eis que mudarei a sorte das tendas de Jacó”; “Teus filhos serão felizes como outrora”. ”Sereis meu povo e eu serei vosso Deus”! Diante destas circunstâncias o Senhor, então, nos dirige palavras duras e verdadeiras a fim de que possamos repensar a nossa vida e mudar o nosso comportamento assumindo uma nova mentalidade. Nenhum de nós é, para Deus, um caso sem jeito, no entanto só seremos salvos (as) se, realmente estivermos dispostos (as) a viver uma vida nova, percorrendo o caminho de volta para a casa do Pai. O sonho de Deus cumprir-se-á na medida em que acolhermos a Sua Misericórdia e nos abrigarmos sob as graças do Seu Espírito Santo que nos motiva elogiá-Lo com cânticos de louvor e sons festivos. Dessa forma, também seremos glorificados e a nossa comunidade, nossa família, será estável na Sua presença, como prediz o profeta Jeremias. – Como você se viu diante desta leitura? – Você também tem em você uma “chaga incurável”? – Quem pode curar os seus males? – Você já experimentou acolher a misericórdia do Pai? – Você confia nas promessas do Senhor? – O que você precisa fazer?


Salmo 101 – “ O Senhor olhou a terra do alto céu


O Senhor é o criador de tudo, Ele nos olha do alto céu, escuta os nossos gemidos e desce para nos libertar! Não podemos nos esconder do Senhor. Ele nos conhece muito bem, pois sonda o nosso coração! Só com Ele a nossa casa terá segurança! Não precisamos ficar nos torturando à toa, pois o Senhor está atento a nossa contrição e nos prepara uma vida nova perto Dele.


Evangelho – Mateus 14, 22-36 – “por sobre as águas”

Após o milagre da multiplicação dos pães “Jesus mandou que seus discípulos entrassem na barca seguissem à frente para o outro lado do mar”. Ele deixou que Seus discípulos continuassem sós, no mar aberto e subiu ao monte para orar, no entanto, de longe os avistava e percebia todos os seus movimentos. Quando já era noite, entendendo que o vento lhes era contrário, Jesus se aproximou dos discípulos andando sobre as águas, para salvá-los, no entanto, eles ainda não estavam acostumados com as Suas manifestações e, por isso, tiveram medo. Na nossa caminhada com Jesus também acontece mais ou menos assim. Quando temos um encontro pessoal com Jesus e a Sua salvação nós permanecemos sempre juntos Dele, testemunhamos as graças e os prodígios que Ele realiza e nos extasiamos diante da Sua presença real na nossa vida. Há, porém, um momento em que Jesus nos dá a liberdade para irmos em frente com os nossos propósitos de vida, e, Ele mesmo nos motiva a seguir adiante, a fim de que enfrentemos as intempéries da nossa caminhada. A nossa maturidade espiritual é que irá dimensionar a nossa fé e nos dar a certeza de que Jesus está atento aos nossos movimentos e conhece o caminho que estamos percorrendo. Por isso, a qualquer momento, quando estivermos correndo perigo, Jesus poderá manifestar- se vindo ao nosso encontro como aconteceu com os discípulos. O Seu socorro sempre nos chega a tempo, por isso, precisamos permanecer firmes e confiantes de que a Sua ajuda é certa. Mesmo que Ele demore e a noite se aproxime não precisamos temer nem tampouco confundi-Lo com os fantasmas quando se aproximar de nós. Jesus também vem por cima das ondas que nos assustam no meio das tempestades que caem sobre a nossa vida e agita o nosso barco. Precisamos estar vigilantes ao menor sinal de Jesus a fim de que possamos pedir o Seu amparo e a borrasca não assole a barca da nossa vida. Não obstante, quando aparecer, Ele espera que corramos ao Seu encontro por sobre as dificuldades da nossa caminhada, contando que Ele nos ajudará a vencê-las para que participemos da vitória final! - Em quem você tem confiado para seguir em frente nos seus projetos de vida? - Como você tem atravessado o mar da sua vida? – Você se sente sozinho (a) ou sabe que Jesus está atento aos seus movimentos? - Você tem tido medo de Deus? Por que? - Pedro fez a experiência de ir ao encontro de Jesus sobre as águas Como isto poderia acontecer com você?


Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: