segunda-feira, 23 de maio de 2016

AUDIÊNCIA AO GRÃO-IMÃ DE AL-AZHAR



Na manhã de 23 de maio, o Papa Francisco recebeu em audiência o xeque professor Ahmad Muhammad al-Tayyib, grão-imã de Al-Azhar, acompanhado por uma delegação de alto nível, da qual faziam parte os professores Abbas Shouman, subsecretário de Al-Azhar; Mahmaoud Hamdi Zakzouk, membro do Council of Senior Scholars da Universidade de Al-Azhar e diretor do Centro para o diálogo de Al-Azhar; o juiz Mohamed Mahmoud Abdel Salam, conselheiro do grão-imã; o professor Mohie Afifi Afifi Ahmed, secretário-geral da Academia para a pesquisa islâmica; o embaixador Mahmoud Abdel Gawad, conselheiro diplomático do grão-imã; os senhores Tamer Tawfik, conselheiro, e Ahmad Alshourbagy, segundo secretário. Acompanhado pelo embaixador da República Árabe do Egito junto da Santa Sé, Hatem Seif Elnasr, o grão-imã foi recebido e acompanhado ao encontro com o Papa pelo cardeal presidente do Pontifício conselho para o diálogo inter-religioso Jean-Louis Tauran, e pelo bispo secretário Miguel Ángel Ayuso Guixot.
O colóquio, muito cordial, durou aproximadamente 30 minutos. Os dois influentes interlocutores relevaram o profundo significado deste novo encontro no contexto do diálogo entre a Igreja católica e o islão. Depois, abordaram principalmente o tema do compromisso comum das autoridades e dos fiéis das grandes religiões para a paz no mundo, da rejeição da violência e do terrorismo, da situação dos cristãos no contexto dos conflitos e das tensões no Médio Oriente, e da sua proteção.
O Papa ofereceu ao grão-imã o medalhão da oliveira da paz e um exemplar da sua carta encíclica Laudato si’. Após a audiência pontifícia, antes de deixar o Palácio apostólico vaticano, noutra sala do Apartamento das audiências, o grão-imã com a sua delegação ainda teve um breve encontro com o cardeal Tauran, com monsenhor Ayuso Guixot e com a sua delegação. O grão-imã deixou o Palácio apostólico poucos minutos depois das 13h00.
Fonte: L’Osservatore Romano

Nenhum comentário: