domingo, 31 de janeiro de 2016

A COLETA DA SOLIDARIEDADE OCORRERÁ POR MEIO DE DEPÓSITO BANCÁRIO



A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Cáritas Brasileira, em consonância com o Jubileu Extraordinária da Misericórdia, convocado pelo papa Francisco, promovem Campanha de solidariedade em prol dos migrantes e refugiados. Confira o vídeo da campanha
“Estamos diante de uma situação de migração muito grande. O papa tem nos alertado para sairmos ao encontro dos nossos irmãos e irmãs que deixam suas terras, que buscam aconchego e lugar para morar. Vamos ajudar com essa ação solidária promovida pela CNBB e Cáritas, para podermos melhor acolher, a Jesus, por meio dos nossos irmãos que sofrem”, motiva o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner. 
Por ocasião do Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, celebrado no domingo, 17 de janeiro, o Vaticano divulgou mensagem do papa Francisco. O texto, intitulado "Os migrantes e os refugiados nos interpelam: a resposta do Evangelho da misericórdia”, recorda os sofrimentos dos povos que são obrigados a deixar as regiões onde habitam. 
Na mensagem, o papa pede que a sociedade se empenha para minimizar os sofrimentos dessas populações. “Os emigrantes são nossos irmãos e irmãs que procuram uma vida melhor longe da pobreza, da fome, da exploração e da injusta distribuição dos recursos do planeta, que deveriam ser divididos equitativamente entre todos. Porventura não é desejo de cada um melhorar as próprias condições de vida e obter um honesto e legítimo bem-estar que possa partilhar com os seus entes queridos?”, refletiu Francisco. 
Ao final do texto, o papa envia palavras de esperança aos migrantes e refugiados: “Queridos irmãos e irmãs emigrantes e refugiados! Na raiz do Evangelho da misericórdia, o encontro e a recepção do outro entrelaçam-se com o encontro e a recepção de Deus: acolher o outro é acolher a Deus em pessoa! Não deixeis que vos roubem a esperança e a alegria de viver que brotam da experiência da misericórdia de Deus, que se manifesta nas pessoas que encontrais ao longo dos vossos caminhos!”, escreveu. 
Realidade pelo mundo
Em todo o planeta, 60 milhões de pessoas foram forçadas a deixar suas casas, migrando para outros países. Atualmente, constata-se uma crescente discriminação e criminalização das pessoas que se encontram na condição de migrantes e refugiadas. Essa situação contribui para que essas populações se tornem ainda mais vulneráveis em termos socioeconômicos e mais sujeitas à violência.
Os recursos arrecadados com a campanha serão destinados a ações de sensibilização da sociedade quanto à importância da acolhida, solidariedade e ajuda humanitária a essas pessoas. São atividades voltadas ao fortalecimento das iniciativas já existentes; de apoio à criação de novos centros de acolhida, atendimento e promoção dos direitos humanos.
Além disso, por meio dos recursos pretende-se criar uma rede católica destinada a formar, integrar e fomentar o acolhimento, a proteção legal e a integração local de migrantes e refugiados em todo o Brasil; e de apoio a iniciativas correlatas desenvolvidas em outros países, com a ação da Caritas Internacional.
A coleta de solidariedade deve ser feita por meio de depósito bancário, na conta da Cáritas. 

Banco do Brasil
Agência: 3475-4
Conta corrente: 32.792-1

Caixa Econômica Federal
Agência: 1041
Operação: 003
Conta Corrente: 3735-5

 

Nenhum comentário: